Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

A imagem do desespero: Afegãos tentam forçar entrada em aviões para fugir

"Isto é, talvez, uma das imagens mais tristes que vi do Afeganistão", escreveu jornalista da BBC.

Notícias ao Minuto

11:26 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Nas redes sociais surgem esta segunda-feira vídeos do cenário que se vive no Aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, depois de, no domingo, as forças talibãs terem tomado controlo da cidade.

Um dos vídeos, publicado esta segunda-feira por um jornalista da BBC asiática,  reflete o desespero das pessoas, que tentam escalar as escadas para a manga que dá acesso ao um avião estacionado na pista.

"Isto é, talvez, uma das imagens mais tristes que vi do Afeganistão. Pessoas que estão desesperadas e abandonadas. Não há agências humanitárias, não há ONU, não há governo. Nada", escreveu Nicola Careem.

Milhares de afegãos tentam fugir do país e muitos dirigiram-se para o aeroporto internacional onde a situação é caótica. Esta segunda-feira de madrugada todos os voos comerciais para fora de Cabul foram cancelados.

Massouma Tajik, 22 anos, programadora informática descreve "cenas de pânico" no aeroporto onde se encontra, entre centenas de pessoas que tentaram embarcar num avião para o exterior. A programadora informática, citada pela Associated Press, disse que após seis horas no aeroporto ouviu disparos quando "uma multidão de homens e mulheres" tentavam entrar num avião.

De acordo com a Reuters, que cita testemunhos, pelo menos cinco pessoas morreram no aeroporto, que ainda é controlado pelos militares norte-americanos. Não é ainda claro como é que as pessoas morreram.

Leia Também: Mulher em Cabul. "Terei de queimar os últimos 24 anos da minha vida"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório