Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs reivindicam controlo de outras duas capitais provinciais

Os talibãs reivindicaram hoje a tomada de outras duas capitais provinciais, Bamyam e Maidan Shar, passando assim a controlar 28 das 34 capitais de província do Afeganistão.

Talibãs reivindicam controlo de outras duas capitais provinciais
Notícias ao Minuto

13:28 - 15/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Bamyan é a capital da província com o mesmo nome e Maidan Shar é a capital de Maidan Wardak. Em pouco mais de uma semana os talibãs tiveram mais vitórias que em 20 anos de guerra.

As tomadas das duas capitais provinciais ainda não foram confirmadas pelas autoridades locais, segundo a agência noticiosa espanhola EFE, mas os rebeldes já estão às portas da capital do Afeganistão, Cabul, a única grande cidade do país nas mãos do governo.

Os talibãs têm ordens para não entrar à força em Cabul, segundo um porta-voz dos insurgentes, porque está a ser negociada uma transição de poder.

O ministro do Interior afegão, Abdul Sattar Mirzakwal, afirmou hoje que uma "transferência pacífica de poder" para um governo de transição terá lugar no Afeganistão.

"Os afegãos não devem preocupar-se (...) Não haverá nenhum ataque à cidade [de Cabul]. E haverá uma transferência pacífica de poder para um governo de transição", disse Mirzakwal numa mensagem de vídeo.

Esta grande ofensiva dos talibãs começou no início de maio, quando se iniciou a retirada final das forças estrangeiras do país, que deve terminar no final do mês.

Vários países ocidentais já tinham anunciado a retirada dos seus diplomatas, cidadãos e afegãos que com eles trabalharam.

A Rússia anunciou estar a tentar que se realize uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação no Afeganistão.

Leia Também: Talibãs entraram em Cabul. EUA já estão a evacuar embaixada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório