Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bill Gates promete 1,3 mil milhões para plano para infraestruturas

O empresário norte-americano Bill Gates anunciou hoje que o seu fundo dedicado ao clima aplicará 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) no reforço do plano estatal de investimentos em infraestruturas, se este for aprovado.

Bill Gates promete 1,3 mil milhões para plano para infraestruturas
Notícias ao Minuto

23:39 - 12/08/21 por Lusa

Mundo Clima

O objetivo, esclareceu, é participar no financiamento de projetos do governo dos EUA para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

O plano de investimentos em infraestruturas, apresentado pela equipa do presidente Joe Biden, já foi aprovado no Senado, e que ainda aguarda aprovação na Câmara dos Representantes, prevê uma verba de 23 mil milhões de dólares (19,6 mil milhões de euros) para o Departamento de Energia promover projetos público-privados de combate ao aquecimento global.

Numa entrevista ao diário "The Wall Street Journal", Gates disse que o seu fundo Breakthrough Energy está pronto para investir 1,5 mil milhões de dólares, durante os próximos três anos, em projetos para reduzir as emissões de GEE.

No cenário de o plano não ser aprovado na Câmara dos Representantes -- pouco provável, dado o domínio da câmara baixa do Congresso pelos democratas -, Gates admitiu que a Breakthrough Energy dirija esses investimentos para a Europa ou a Ásia.

Gates manifestou-se confiante em que a sua vontade de investir aqueles 1,5 mil milhões de dólares atraia outros empresários e que se alcance uma verba dez vezes superior, destinada a vários projetos.

Depois de meses de negociações entre democratas e republicanos, o plano de investimento em infraestruturas foi aprovado esta semana no Senado, seguindo agora para a Câmara dos Representantes.

Leia Também: ONU: Energia nuclear deve incluir-se na luta contra alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório