Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Portugal no 'laranja'; Autoagendamento para 18 anos suspenso

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal no 'laranja'; Autoagendamento para 18 anos suspenso
Notícias ao Minuto

07:46 - 11/08/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A Task Force para a vacinação contra a Covid-19 está a "planear" o processo de administração de vacinas a jovens entre os 12 e os 15 anos, depois da luz verde dada ontem pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS recomendou na terça-feira a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco. Também foi entretanto alargado o regime 'Casa Aberta' a jovens maiores de 18 anos.

A novidade chega numa altura em que 71% da população portuguesa já tem pelo menos uma dose da vacina e 62% completou  o esquema vacinal - percentagem que corresponde a mais de 6,4 milhões de pessoas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h57 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

15h50 - Europol prende 23 suspeitos de fraude com venda de máscaras. 
O Serviço Europeu de Polícia efetuou 23 detenções durante uma operação conjunta entre a Roménia, a Irlanda e os Países Baixos. O grupo vendia materiais de proteção contra a Covid-19 através de site falsos, que eram em tudo semelhantes aos originais. Com isso fizeram cerca de um milhão de lucro.

15h45 - Agência Europeia de Medicamentos está a estudar os efeitos secundários das vacinas Pfizer e Moderna. A EMA anunciou, esta quarta-feira, que está a investigar três novas condições para avaliar se podem ser efeitos secundários relacionados com as vacinas Pfizer e Moderna detetadas num pequeno número de casos. 

15h00 - A Organização Mundial de Saúde anunciou, esta quarta-feira, que está a testar três novos tratamentos em doentes com Covid-19. Os ensaios estão a ser realizados em doentes internados e incluem a utilização dos medicamentos Artesunate (produzido pela farmacêutica Ipca), o Imatinib (da Novartis) e o Infliximab (da Johnson & Johnson). 

14h53 -  Após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter recomendado a vacinação universal dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a Task Force indicou, esta quarta-feira, quais as datas para o agendamento exclusivo e inoculação desta faixa etária. Assim, "durante o período de 12 a 14 de agosto, o auto agendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto". O autoagendamento para os utentes com idade idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto".

14h15 - A cimeira tecnológica Web Summit vai ser presencial este ano em Lisboa, depois da edição de 2020 ter decorrido de forma totalmente onlin, anunciou hoje o presidente executivo e cofundador, Paddy Cosgrave.

14h05 - Portugal com mais 2.948 casos de Covid-19 e 12 mortes. Quanto a casos ativos, são hoje mais 675 em relação ao último relatório, num total de 43.919. Há também mais 2.261 recuperados, sendo agora 931.808. Contactos em vigilância são menos 2.057, perfazendo atualmente 58.114. Os internamentos desceram.

Portugal está a estabilizar no 'laranja' no que à matriz de risco diz respeito. Os dados revelados esta quarta-feira mostram que a incidência está a descer e o Rt subiu. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco © DGS  

13h55 - África com mais 692 mortes e 28.103 infetados nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 178.852, e 28.103 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

13h48 - Organização Mundial de Saúde inicia ensaios clínicos com três possíveis tratamentos para a Covid-19. Trata-se de três medicamentos anti-inflamatórios que "foram selecionadas por um painel de especialistas independentes" graças ao seu "potencial na redução do risco de morte em pacientes hospitalizados com Covid-19"

13h45 - Açores com 48 novos casos, 58 recuperações e treze internamentos, totalizando 533 pessoas infetadas, anunciou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

13h20 - População em teletrabalho desce para 14,9% no segundo trimestre, uma redução de 7,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre homólogo de 2020, adiantou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

13h15 - Números da atividade não-Covid no SNS mostram "percurso de recuperação". Dados provisórios até junho, hoje divulgados pelo Ministério da Saúde, dão conta de mais 23,3% consultas realizadas quer nos Cuidados de Saúde Primários, quer nos Cuidados de Saúde Hospitalares (17%). Também aumentou o número de cirurgias (37%), assim como a atividade de rastreios oncológicos de base populacional (mama, colo do útero e cólon e reto).

13h00 - Emprego voltou aos níveis pré-pandemia. De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, a população empregada no segundo trimestre de 2020 aumentou em 128,9 mil face ao trimestre anterior e em mais de 200 mil face ao trimestre homólogo do ano anterior.

No entanto, o mesmo não acontece com o valor do PIB, que no segundo trimestre deste ano ainda estava 4,7% abaixo do registado antes da crise. 

12h55 - Covid-19 já provocou 4.314.196 mortos desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou a doença na China em finais de 2019, segundo o balanço de hoje da AFP.

12h50 - Vacinação de crianças: "Desacerto" evitável entre classe política e DGS. Os discursos políticos que precederam a evolução na posição da DGS sobre a vacinação das crianças criaram "um desacerto" entre a comunidade política e científica, que deveria ser evitado para não gerar confusão, indicam analistas.

12h30 - Vacina espanhola contra a Covid-19 recebe luz verde para testes clínicos. A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) autorizou, esta quarta-feira, o ensaio clínico da vacina PHH-1V contra Covid-19 dos laboratórios Hipra. Este é o primeiro ensaio humano de uma vacina desenvolvida em Espanha.

12h28 - Próxima semana essencial para saber se existem contágios em Macau. Na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, as autoridades lembraram que mais de 1.700 pessoas continuam em quarentena, na sequência do agravamento da situação epidemiológica no território e na China.

12h10 - "Vamos ter um país diferente, não vamos ter um país refém do vírus". O responsável pela Task Force afirmou também que, se todos os portugueses cumprirem a sua parte, o país deverá, "até ao final de setembro" recuperar a "quase na totalidade" a normalidade.

12h05 - Jovens vacinados até 19 de setembro? "Tudo indica que vamos atingir essa meta", assegura o vice-almirante Gouveia e Melo. De visita a um centro de vacinação na região Norte, o coordenador da Task Force confirmou que a vacinação da faixa etária dos 12 aos 15 anos está a ser organizada "para os fins de semana" mas que, se isso não for possível, serão encontradas "outras soluções".

11h50 - Número de cabo-verdianos em lay-off em mínimos desde o início da pandemia. Cerca de 4.900 trabalhadores estavam em situação de 'lay-off' em maio, em Cabo Verde, a receber 70% do salário, devido à crise provocada pela Covid-19, renovando mínimos desde o início da pandemia segundo dados oficiais.

11h40 - Moçambique vacinou cerca de 112 mil pessoas na última semana, entre os dias 2 e 9, no âmbito da campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 lançada há uma semana, referem dados do Ministério da Saúde de Moçambique.

11h35 - Suíça pede à imprensa chinesa que remova artigos que citam perfil falso. A embaixada da Suíça em Pequim instou hoje a imprensa chinesa a remover os artigos que citam um suposto biólogo suíço a criticar a politização da origem da Covid-19, após ter descoberto tratar-se de um perfil falso.

11h32 - Mantenha o distanciamento na deslocação até à praia, recomenda a DGS.

11h20 - Municípios valencianos fecham praias à noite para evitar ajuntamentos. Além dos encerramentos seletivos mediante o recolher obrigatório na Comunidade Valenciana, em Espanha, algumas praias também foram fechadas. Um dos exemplos foi o da Câmara Municipal de El Campello, em Alicante, que fechou as praias da vila à noite para evitar festas, ajuntamentos e 'botellón' (nome dado a costume de reunião em espaço público para beber bebidas alcoólicas compradas antecipadamente).

11h05 - Vacinação dos jovens com 14 e 15 anos poderá avançar dia 21, revelou à Rádio Renascença o vice-almirante Gouveia e Melo. O coordenador da Task Force indica que, se não houver necessidade de adaptações, a vacinação dessa faixa etária avançará no fim-de-semana de 21 e 22 de agosto e, no fim-de-semana seguinte (nos dias 28 e 29), as crianças de 12 e 13 anos.

10h25 - Austrália prolonga confinamento por mais uma semana em Melbourne. A cidade, que tem cerca de cinco milhões de habitantes, vive o seu sexto período de quarentena desde a passada quinta-feira.

10h23 - Recuo da DGS? "Foi uma pressão muito forte do ponto de vista político". O facto de a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter, esta terça-feira, recomendado a vacinação de todos os adolescentes com mais de 12 anos - num volte-face da decisão tomada no final de julho - levou a uma análise de Adalberto Campos Fernandes na TVI24.

O ex-ministro da Saúde assumiu não ter facilidade em compreender esta mudança: "Nem eu nem, provavelmente, a esmagadora maioria dos portugueses. Temos de ter algum cuidado com a volatilidade das narrativas". 

10h10 - Rússia registou 799 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, quebrando novamente o recorde desde o início da pandemia pela quarta vez num mês. O país contabilizou também 21.571 novos casos, um indicador que está a diminuir gradualmente após o pico do mês passado, segundo a Reuters. 

9h50 - Tailândia autoriza testes para vacina em spray até final do ano. A Tailândia autorizou o início de testes clínicos em humanos de duas possíveis vacinas contra a Covid-19, serem administradas através de spray nasal. Os testes destas vacinas, desenvolvidas naquele país, devem arrancar em humanos até o final do ano

9h28 - Nova Zelândia preparada para confinamento em caso de surto da Delta. O governo neozelandês está a avisar os seus cidadãos que devem estar preparados para entrar num confinamento rígido ao primeiro sinal de um surto da variante Delta do SARS-CoV-2 no país, segundo a Associated Press.

9h25 - ACES Sintra agradece à PSP ajuda na segurança das vacinas contra a Covid. Uma mensagem do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra a agradecer a ajuda da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante a pandemia foi destacada, esta terça-feira à noite, pelo Comando Metropolitano de Lisboa no Facebook. Esta diz um 'obrigado' à ação da polícia na "segurança" das vacinas.

9h20 - Timor-Leste registou mais 153 casos nas últimas 24 horas, a maioria nos municípios de Díli, Ermera e Covalima, com o total de casos ativos a aumentar para 1.672, segundo informou o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

9h13 - Facebook remove centenas de contas de desinformação na Rússia. As contas estavam vinculadas a uma empresa de marketing que tentava recrutar influenciadores para promover a desinformação antivacinas sobre o coronavírus.

8h45 - China deteta 111 novos casos, dos quais 83 por contágio local, a maioria diagnosticados na província de Jiangsu, de onde o atual surto é originário.

8h40 - Chega lamenta "condução errática" da vacinação de crianças e jovens. A direção nacional do Chega lamentou hoje o que classifica de "condução instável e errática" da Direção-Geral de Saúde em relação às vacinas contra a Covid-19 para crianças e jovens e criticou a pressão do Governo nesta matéria.

8h27 - Vacina russa 83% eficaz contra variante Delta. O ministro da saúde da Rússia, Mikhail Murashko, anunciou que a vacina Sputnik V é "cerca de 83%" eficaz contra a variante Delta, menos do que se pensava anteriormente (cerca de 90%).

8h10 - Coreia do Sul regista 2.200 novos casos diários de Covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia. Apesar das medidas de distanciamento em vigor há mais de um mês, o número de infeções tem vindo a aumentar devido à propagação da variante Delta, disse o ministro da saúde Kwon Deok-cheol.

8h04 - Fármaco para colesterol reduz infeção por coronavírus em 70%, de acordo com um estudo realizado por investigadores do Reino Unido e de Itália, publicado esta sexta-feira no Frontiers in Pharmacology. A equipa de investigadores pede mais ensaios clínicos para explorar o uso do medicamento como uma potencial terapia contra a Covid-19. 

7h35 - Enfermeiros vão avaliar saúde física e mental dos portugueses. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses organiza, na baixa de Lisboa, um 'Hospital de Campanha' para avaliar a saúde física e mental dos portugueses, numa ação que pretende que sirva também para evidenciar a importância destes profissionais e do SNS.

Um estudo à escala global divulgado na segunda-feira estima que um em cada quatro jovens tem sintomas de depressão elevados e um em cada cinco apresenta sintomas de ansiedade altos devido à pandemia da Covid-19.

7h30 - Só 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos por causa da Covid-19. De acordo com os dados do Registo Nacional de Casos Pediátricos de Covid-19 com Internamento em Intensivos a que o Público teve acesso, entre março de 2020 e o final de maio deste ano, só 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos. O número representa 0,04% dos 125.942 casos positivos que a Direcção-Geral da Saúde registou entre os zero e os 19 anos até 31 de maio.

7h25 - Ministro remete para autoridade de Saúde decisão sobre testes ou 3.ª dose. O ministro da Educação remeteu para as autoridades de Saúde as "respostas" sobre uma eventual realização de testes ou a administração de nova dose da vacina contra a Covid-19 a docentes e funcionários das escolas.

A reação surge depois de, nos últimos dias, diretores de escolas e sindicatos de professores terem defendido que é preciso efetuar testes serológicos aos docentes e não docentes, para analisar o grau de imunidade dos vacinados contra a Covid-19.

7h15 - Alemanha regista 4.996 novos casos e mais 14 óbitos devido à Covid-19 no último dia, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, o país contabiliza 3.799.425 infeções e 91.817 mortes. 

7h10 - Governo francês considera situação nas Antilhas "extremamente grave". A situação pandémica nas ilhas de Guadalupe e Martinica é considerada pelas autoridades francesas como "extremamente grave" e os dois territórios franceses estão agora em confinamento restrito.

7h00 - Bom dia! Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações de ontem relacionadas com a pandemia clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil reporta mais 1.211 óbitos. 62% está vacinado por cá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório