Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Casa Aberta para maiores de 18 anos. Internamentos descem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Casa Aberta para maiores de 18 anos. Internamentos descem
Notícias ao Minuto

07:52 - 10/08/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou 17 mortes e 2.232 novos casos de infeção atribuídos à Covid-19 e um aumento nos internamentos. Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.502 pessoas e foram registados 990.293 casos de infeção.

Os dados divulgados pela DGS mostram também que há menos 199 casos ativos, totalizando 44.734, e que 1.275 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 925.842 recuperados.

A vacinação de crianças, numa altura em que o regresso às aulas já preocupa, e uma eventual terceira dose da vacina continuam a dar que falar.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h54 - Regras de isolamento para as escolas revistas perto do início das aulas. As normas de isolamento profilático na comunidade escolar vão ser revistas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) mais próximo do início das aulas, previsto para setembro, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.

15h36 - Novo medicamento é promissor em doentes graves. Espera-se que o estudo acerca do medicamento seja concluído até ao final do ano. Cerca de 93% de um grupo de 90 doentes graves com Covid-19 receberam alta em cinco dias depois de terem sido tratados com um novo medicamento, ainda na fase 2 de testes. Desde fevereiro que o medicamento está a ser administrado em vários hospitais gregos. O medicamento foi desenvolvido a partir de uma proteína chamada CD24, que se encontra na membrana das células e trabalha para regular o mecanismo responsável pela tempestade de citocinas, ou seja, o fármaco vem equilibrar a reação do organismo.

15h21 - Vítor Gaspar defende aumento da progressividade nos impostos. O diretor de Assuntos Orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI), Vítor Gaspar, defendeu hoje o aumento da progressividade dos impostos para fazer face à pandemia de Covid-19, num texto co-assinado com a economista-chefe da instituição.  

15h07 - Covax. Distribuição Internacional de vacinas perfaz 380 milhões de doses. Mais de 380 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas pelo mecanismo Covax a um total de 138 países, sobretudo do continente africano, América do Sul e sudeste asiático, segundo dados publicados pelo portal da Unicef.

14h53 - Maioria das vítimas tem mais de 80 anos e vacinação completa. A maioria das vítimas que está a morrer com covid-19 tem mais de 80 anos e tem a vacinação completa, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, ressalvando que era uma situação expectável em função da efetividade da vacina. São predominantemente "pessoas muito idosas" e "muito doentes" com uma média etária superior a 80 anos, sendo que a maior parte tem as duas doses da vacina.

14h41 - Testes serológicos inadequados para tomar decisão sobre terceira dose. O especialista Luís Graça defendeu hoje que a decisão da administração da terceira dose da vacina não pode estar dependente de testes serológicos, que são insuficientes para medir a eficácia das vacinas contra a covid-19.

14h31 - Casa Aberta disponibilizada para jovens acima dos 18 anos. "Na sequência da decisão hoje comunicada pela DGS, de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos, e da chegada de um reforço de vacinas ao país, em resultado das recentes negociações do estado português com alguns países europeus, foi decidido abrir a modalidade Casa Aberta a partir de hoje, dia 10 de agosto, para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos", pode ler-se em comunicado enviado pela task force às redações.

14h16 - Costa garante estar "tudo a postos" para vacinar adolescentes. O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta terça-feira que está "tudo a postos" para vacinar os jovens com mais de 12 anos contra a Covid-19. As declarações do chefe de Governo surgem depois de a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, ter anunciado hoje a decisão da DGS em recomendar a vacinação para todos os adolescentes com mais de 12 anos.

14h01 - Portugal regista mais 2.232 casos de Covid-19 e 17 mortes. Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 2.232 novos casos e 17 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira. No total, o país soma 990.293 casos confirmados, 17.502 óbitos e 929.527 recuperados. Os internamentos desceram para 829 em enfermaria e para 186 nos cuidados intensivos. 

13h46 - Euskaltel-Euskadi retira-se da Volta após casos suspeitos de Covid-19. A Euskaltel-Euskadi abandonou hoje a 82.ª Volta a Portugal em bicicleta, depois de terem sido detetados dois casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus na equipa espanhola, confirmou a organização.

13h33 - Bangladesh começou a vacinar refugiados Rohingya. As autoridades de saúde do Bangladesh deram início esta terça-feira a uma campanha de vacinação de quase um milhão de refugiados Rohingya que vivem em campos no distrito de Cox’s Bazar. Numa primeira fase, vão ser inoculados com a vacina da Sinopharma 48 mil refugiados com mais de 55 anos.

13h18 - Hotelaria pede contratação coletiva e diz que pandemia "não é desculpa". Mais de uma centena de trabalhadores do setor da hotelaria e turismo concentrou-se hoje em frente à sede da AHRESP, em Lisboa, para reivindicar a contratação coletiva, considerando que a pandemia "não é desculpa" para perder direitos.

12h54 - No desporto, Atum General-Tavira, de Marque, perde dois ciclistas por caso de Covid-19. Emanuel Duarte está infetado com o novo coronavírus e David Livramento também foi afastado da Volta a Portugal, por estar a dividir quarto com o ciclista infetado, confirmou hoje à Lusa fonte da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.  

12h47 - Açores com 67 novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, 56 dos quais em São Miguel, sete na Terceira e quatro no Faial, e contam ainda 77 recuperações, adianta hoje a Autoridade de Saúde Regional. No boletim diário, a autoridade esclarece que dois dos casos detetados em São Miguel dizem respeito a um passageiro não residente com teste positivo à chegada e a "um teste realizado a viajante residente, por sintomatologia".

12h26 - "Quase todos jovens". Guatemala deteta primeiros casos da variante Delta. O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, informou, na segunda-feira, que foram registados os primeiros 14 casos da variante Delta da Covid-19, no país. "Hoje temos 14 casos presentes, quase todos jovens”, disse. Esta variante caracteriza-se por uma maior capacidade de contágio.

12h11 - DGS recomenda vacinação a partir de 12 anos. Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, esta terça-feira, Graça Freitas atualizou a informação sobre a vacinação das crianças na faixa etária dos 12-15 anos e anunciou que depois de reverem os dados sobre a segurança da vacinação contra a Covid-19 de jovens, recomendam a vacinação universal dos jovens a partir dos 12 anos. A prioridade mantém-se no entanto nos jovens com comorbilidades. "A DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade", sem necessidade de indicação médica, referiu a diretora-geral da Saúde.

12h08 - DGS atualiza informação sobre vacinação de faixa etária entre os 12 e os 15 anos. Acompanhe em direto abaixo: 

11h48 - Governo reforça linha de apoio ao turismo com mais 10 milhões. O Governo reforçou com mais 10 milhões de euros a linha de apoio às micro e pequenas empresas de turismo, para minimizar o impacto da covid-19 na sua atividade, de acordo com um despacho publicado em Diário da República.

11h30 - Ordem pede a advogados que façam teste após caso em tribunal de Leiria. A Ordem dos Advogados pediu hoje aos advogados que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria que efetuem teste para despistar o novo coronavírus, depois de uma juíza ter testado positivo à covid-19.

10h57 - Pacientes com Covid-19 morrem na Rússia após rutura de tubo de oxigénio. Nove doentes com Covid-19 morreram, esta segunda-feira, num hospital russo, na cidade de Vladikavkaz, na sequência da rutura de um tubo de oxigénio. "Nove pacientes com coronavírus morreram devido à falta de oxigénio", informou o ministério da Saúde à agência de notícias TASS. "Estavam, ao todo, 71 pessoas nos cuidados intensivos, mas nem todas estavam a receber oxigénio." 

10h54 - Locutor de rádio que era contra vacina morreu de Covid-19. Dick Farrel, de 65 anos, morreu vítima da Covid-19. O locutor de radio norte-americano era contra a vacina da Covid-19 e crítico acérrimo das políticas de Anthony Fauci, responsável pela task force da vacinação nos Estados Unidos.

10h51 - Delta representa 98,9% dos casos em Portugal. Lambda ainda não chegou. O relatório desta semana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal revela que a variante Delta representa 98,9% dos casos no nosso país e que a estirpe Lambda ainda não chegou cá.

10h35 - África com mais 615 mortes e 29.569 infetados nas últimas 24 horas. África registou 615 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 178.160, e 29.569 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

10h32 - Premier League anuncia "verificações aleatórias" de Covid-19 nos estádios. A Premier League anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da noite desta segunda-feira, quais os protocolos sanitários que serão implementados para o regresso dos adeptos aos estádios na nova temporada. O principal destaque vai para a introdução de "locais de verificação aleatórios para os detentores de bilhetes nalguns recintos" durante as "primeiras jornadas da época", ainda que, para já, este processo não seja "obrigatório".

10h16 - Timor-Leste com 138 novos casos e um morto nas últimas 24 horas. Timor-Leste registou nas últimas 24 horas 138 novas infeções e um morto associado à covid-19, elevando para 29 as vítimas mortais desde o início da pandemia, segundo dados oficiais. De acordo com o Centro Integrado de Gestão de Crise, nas últimas 24 horas foram dados como recuperados 15 doentes.

09h49 - Pandemia faz mais de 4,3 milhões de mortes no mundo. A pandemia de Covid-19 já fez mais de 4,3 milhões de mortes no mundo, após ultrapassar a barreira de 203 milhões de casos nos últimos dias, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Até ao momento, foram relatadas 4.303.060 mortes e 203.389.418 infeções no mundo, sendo os EUA o país mais afetado em números totais, com mais de 617.000 mortes e cerca de 36 milhões casos positivos. 

09h04 - Estudo defende 3ª toma da vacina devido a redução de anticorpos após três meses. Um estudo realizado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, citado pela SIC Notícias, defende a toma da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e conclui que os anticorpos contra o coronavírus diminuem mais de 80% após três meses da segunda toma da vacina. Os resultados finais foram alcançados com base na análise da duração de anticorpos em cerca de 4.000 profissionais de saúde e os responsáveis apontam para a necessidade de uma terceira dose começando pelos mais velhos e grupos de risco.

08h35 - Informação sobre vacinação de jovens atualizada hoje pela DGS. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, vai atualizar, esta terça-feira, pelas 12h00, as informações sobre a vacinação das crianças na faixa etária dos 12-15 anos. No local, segundo a DGS, estará também presente o Professor Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19.

07h32 - Alemanha regista 2.480 novos casos e mais 19 óbitos nas últimas 24 horas. Na Alemanha foram diagnosticados 2.480 novos contágios e morreram mais 19 pessoas devido à Covid-19 no último dia, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, o país contabiliza 3.794.429 infeções e 91.803 mortes. 

07h29 - Organizador da COP26 garante que evento vai ser presencial. O principal organizador da cimeira climática COP26, prevista para a Escócia, garantiu que o evento será presencial, com a máxima participação de líderes mundiais possível, dadas as restrições de viagens impostas pela pandemia.

07h26 - Erradicação global da Covid-19 é "provavelmente viável". A erradicação global da covid-19 é "provavelmente viável", graças à vacinação, às medidas de saúde pública e ao interesse global em controlar a pandemia, segundo um novo estudo. Para os signatários do estudo publicado no BMJ Global Health, as políticas de saúde e o interesse global em decorrência das crises financeiras e sociais fazem com que a erradicação do vírus seja possível, mas, segundo especialistas da Universidade de Otago Wellington (Nova Zelândia), os principais objetivos são garantir uma maior cobertura de vacinação, capaz de responder com rapidez às variantes.

07h21 - Franceses entre "alívio" e "chantagem" na apresentação do passe sanitário. Os franceses passaram a ter de apresentar o passe sanitário para entrar em restaurantes e bares, mesmo em esplanadas, o que para uns é "um alívio" e para outros "uma chantagem" do governo para incentivar a vacinação.

07h13 - Matan Ruak pediu auditoria e inspeção a caso de vacinas danificadas. O primeiro-ministro timorense solicitou ao inspetor-geral do Estado uma investigação ao incidente de junho num hospital que levou ao uso de centenas de vacinas alegadamente alteradas por não respeitarem a cadeia de frio.  

07h10 - China deteta 143 novos casos. A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 143 casos de covid-19, dos quais 108 por contágio local, detetados nas províncias de Jiangsu, Henan, Hubei e Hunan. A província de Jiangsu, no leste do país, onde começou o atual surto que, entretanto, se alastrou a outras regiões, diagnosticou 50 casos. Henan, no centro da China, detetou 37 infeções.  

07h08 - Número de hospitalizados atinge máximo desde junho em França. As hospitalizações em França devido à covid-19 continuam a subir, havendo agora mais de 9 mil pessoas hospitalizadas, o número mais alto desde junho, enquanto regiões ultramarinas como a Martinica reforçam medidas sanitárias.

07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia, mas pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Depressão juvenil. EUA: Menos de 0.001% de mortes em vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório