Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Incidência e internamentos descem; Task force afasta 3.ª dose

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Incidência e internamentos descem; Task force afasta 3.ª dose
Notícias ao Minuto

08:20 - 06/08/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Termina hoje às 23h59 o autoagendamento da vacinação exclusivo para utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto. Amanhã, o portal volta a estar disponível para o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos.

Na quinta-feira, o vice-almirante Gouveia e Melo revelou que o país está a "menos de um ponto percentual" dos 70% de imunidade, que tinha sido apontada para entre "8 e 15 de agosto".

Arranca hoje a época 2021/22 da I Liga de futebol, com público nas bancadas. Na semana passada, o jogo da Supertaça já contou com a presença de adeptos, e no campeonato será também possível em todos os campos, até 33% da capacidade dos estádios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Boa tarde. Terminamos este registo. Pode continuar a acompanhar todas as atualizações relacionadas com a pandemia aqui.

15h36 - Atingido objetivo de 70% da população vacinada no continente, revelou esta sexta-feira o Ministério da Saúde, em comunicado.

"Se nos reportarmos apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa", lê-se no documento.

15h20 - Publicado diploma sobre seguro de crédito doméstico de 500 milhões. A Facilidade para o Mercado Doméstico 2021, um seguro de crédito de 500 milhões de euros, aprovado em abril pelo Governo que estará dividido em duas frações, foi hoje publicada em Diário da República (DR).

15h02 - Portugal regista mais 2.377 casos de Covid-19 e 18 mortes, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico, revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde. 

O número internamentos segue a descer, com menos 32 pessoas em enfermaria e menos duas em unidades de cuidados intensivos (UCI).

O boletim desta sexta-feira revela também uma descida no indicador da incidência, que é agora, a nível nacional, de 362,7 casos de infecção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes. Quanto ao índice de transmissibilidade, ou Rt mantém-se nos 0,92.

Notícias ao Minuto Matriz de risco a 6 de agosto 2021 © DGS  

14h54 - Açores com 61% da população com vacinação completa e 64% com a 1.ª dose, aproximando-se das 300 mil doses aplicadas, revelou hoje o secretário Regional da Saúde.

14h45 - Macau já testou 695 mil pessoas à Covid-19, durante os testes em massa decretados após a deteção de quatro casos e nas 24 horas antes do arranque da medida, tendo recebido resultados de 283 mil, todos negativos.

14h10 - Pico da terceira vaga em Moçambique será dentro de três semanas, disse o diretor do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani. "A terceira vaga iniciou no final de junho, início de julho, portanto, se nós, realmente, formos a ver, se esperamos que esse efeito positivo das medidas comece a haver dentro de duas, três semanas, então, nós poderemos atingir o pico nessa altura", declarou.

14h05 - Açores com 55 casos e 47 recuperações, somando atualmente 541 casos ativos, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde. 

De acordo com o boletim diário, 38 casos registaram-se em São Miguel, oito na Terceira, seis no Faial, dois no Pico e um em São Jorge, decorrentes de 1.936 análises realizadas nos laboratórios da região.

13h50 - Açores altera matriz e São Miguel e Terceira passam a baixo risco. O Conselho de Governo dos Açores alterou a matriz de avaliação da Covid-19 e as ilhas de São Miguel e Terceira entram em baixo risco a partir das 00h00 de segunda-feira, revelou hoje o secretário regional da Saúde.

13h32 - Açores sem decisão sobre vacinação de crianças a partir dos 12 anos.O secretário regional da Saúde dos Açores afirmou hoje que o executivo ainda nada decidiu sobre vacinar contra a Covid-19 crianças a partir dos 12 anos, porque há "decisões políticas" e essa é, agora, vacinar 70% da população.

13h00 - Médicos de saúde pública pedem "bastante cautela" com surtos em lares. O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública defendeu que a situação dos surtos nos lares de idosos merece cautelas, mas não defende a massificação dos testes nem uma terceira dose da vacina, sem evidência científica.

12h55 - Tribunal tailandês suspende lei que impedia notícias sobre pandemia. Um tribunal da Tailândia suspendeu hoje uma ordem governamental que pune com pena até dois anos de prisão a divulgação de informações sobre a pandemia de Covid-19, mesmo que verdadeiras, por considerar que viola direitos fundamentais.

12h48 - Testes em massa em Macau "basicamente concluídos", garantem autoridades. As autoridades de Macau anunciaram hoje que os testes de Covid-19 a toda a população estão "basicamente concluídos", uma medida decretada após terem sido detetadas quatro infeções locais, não tendo sido para já diagnosticados novos casos.

12h02 - Mais 1.002 mortes e 48.413 novas infeções em África nas últimas 24 horas, num total de 6.906.055 infeções, segundo os dados oficiais mais recentes sobre a pandemia na região.

11h13 - Moçambique vacinou mais de 58 mil pessoas nos últimos dois dias. Um total de 58.115 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, entre terça-feira e quarta-feira, em Moçambique, no âmbito da campanha de imunização em massa lançada pelo Governo, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.

11h05 - Vacinação volta a acelerar a partir da próxima semana. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou que o país vai receber, a partir da próxima semana, um reforço de vacinas para além das que estavam contratadas, o que vai permitir acelerar a administração de primeiras doses.

Gouveia e Melo detalha que o país vai receber na próxima segunda-feira 286 mil doses extra e, na segunda-feira seguinte, dia 16, 300 mil, o que vai permitir administrar cerca de "cem mil vacinas por dia", estima.

O responsável referia-se a doses da Janssen e da Pfizer, explicando que está a tentar negociar também um "reforço de doses da Moderna".

"São notícias muito positivas. Estamos todos a fazer um esforço para darmos todos uma última pancada a este vírus", afirmou, pedindo aos portugueses que "saiam um bocadinho das vossas férias e do vosso conforto para nos ajudar".

10h50 - "Não há evidência científica, neste momento, para dizer que a terceira dose é necessária". Questionado, na visita a um centro de vacinação, sobre a necessidade de administração de uma terceira dose aos mais idosos, Gouveia e Melo diz que "temos de esperar por evidência científica".

Notícias ao Minuto Vice-almirante Gouveia e Melo© Global Imagens  

10h30 - "Até setembro, toda a população elegível vai estar vacinada com uma dose", é a garantia do coordenador da Task Force da vacinação, durante uma visita a um centro de vacinação em Évora. "Setenta por cento já nao é um objetivo. O objetivo é vacinar toda a populaçao elegível", acrescentou.

9h10 - Alemanha registou mais 3.448 casos de infeção por Covid-19 e 24 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI). Em termos acumulados, o país tem agora um total de 3.784.433 casos da doença e 91.754 mortes desde que a pandemia começou.

9h00 - China promete fornecer 2 mil milhões de vacinas ao resto do mundo. O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu fornecer este ano dois mil milhões de doses de vacinas ao resto do mundo, consolidando a posição do país como o maior exportador global de inoculações contra a Covid-19.

8h47 - Uber não exigirá que condutores sejam vacinados, isto apesar de a empresa ter exigido que todos os trabalhadores que regressem ao escritório em São Francisco estejam vacinados.

8h40 - Itália exige certificado para acesso a atividades de lazer e restaurantes. A partir de hoje, o "certificado verde" será obrigatório para consumo em bares e restaurantes, mas também para acesso a espaços fechados como ginásios, cinemas, teatros, museus, estádios e grandes eventos, tais como concertos.

8h25 - Da cama do hospital, negacionista apela para que pessoas se vacinem. Um homem que se negou a ser vacinado na Virgínia, EUA, e que pensava ser "invencível" perante a ameaça da Covid-19, está internado com a doença e enviou uma mensagem da cama do hospital para os negacionistas da pandemia.

8h13 - Sintomas da Covid-19 podem variam de acordo com idade e género do doente. Estudo britânico identificou diferenças nos sinais iniciais da infeção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, em pessoas abaixo e acima dos 60 anos e entre homens e mulheres.

8h00 - Espetáculos ao ar livre (mesmo que gratuitos) só com bilhete e lugar marcado. A regra consta de uma atualização das orientações feitas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas últimas horas. É ainda recomendado que o uso de máscara continue a ser obrigatório quer em recintos de espetáculo fechados ou ao ar livre.

A DGS atualizou também as regras para frequência dos transportes públicos no âmbito da pandemia, estabelecendo, por exemplo, a lotação recomendada e medidas para o funcionamento da restauração nos comboios de longo curso.

7h44 - O autoagendamento exclusivo para jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, termina hoje às 23h59.

7h40 - Farmácias já fizeram mais de 547 mil testes rápidos à Covid-19 gratuitos. Os dados, enviados ao jornal Público pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), são um acumulado desde o início dos protocolos até ao final de julho.

7h32 - Amazon adia regresso aos escritórios para janeiro de 2022, seguindo o exemplo de outras multinacionais tecnológicas norte-americanas, devido ao aumento de infeções por Covid-19 nos Estados Unidos da América (EUA).

7h20 - China deteta 124 novos casos de Covid-19, dos quais 80 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país.

7h15 - Manila inicia terceiro confinamento para combater variante Delta. O confinamento vai durar pelo menos duas semanas e as autoridades pedem às 13 milhões de pessoas que permaneçam sempre em casa, com exceções como a ida ao hospital ou ir às compras

7h12 - Chile junta-se ao Uruguai e aplica 3.ª dose em vacinados com CoronaVac.  O presidente chileno anunciou que, a partir da próxima semana, o Chile vai começar a aplicar uma dose de reforço aos vacinados com a CoronaVac, cuja efetividade diminui consideravelmente passados seis meses sobre a primeira dose.

7h10 - CNN despede três funcionários que foram trabalhar sem estarem vacinados, revelou o responsável máximo da rede de televisão numa declaração interna da empresa divulgada quinta-feira. Numa mensagem, Jeff Zucker avisou sobre a política de "tolerância zero" da CNN sobre o regresso ao trabalho físico.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia, mas pode recordar o anterior, aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Jogos da FPF com público. 3.ª dose é "grande serviço" ao mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório