Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos 45 mortos e 200 edifícios queimados no centro-norte da Nigéria

Homens armados não identificados mataram pelo menos 45 pessoas e queimaram 200 edifícios durante ataques a povoações no centro-norte da Nigéria entre sábado e segunda-feira, anunciaram hoje fontes da sociedade civil.

Pelo menos 45 mortos e 200 edifícios queimados no centro-norte da Nigéria
Notícias ao Minuto

16:33 - 03/08/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os incidentes ocorreram perto das localidades de Bassa e Riyon, no estado do Plateau.

"Os homens armados começaram a atacar as nossas comunidades no sábado, matando pessoas e queimando casas", disse o porta-voz da Associação de Desenvolvimento de Irigiwe à agência noticiosa Efe, acrescentando que os perpetradores regressaram no domingo "para continuar o caos".

"Ontem [segunda-feira] eles atacaram de manhã, partiram e voltaram à noite. Até agora recuperámos 45 corpos e pelo menos 200 casas arderam", assinalou.

A destruição atingiu também várias quintas na zona, que viu recentemente muitos dos seus habitantes fugir devido à constante ameaça de violência.

"O nosso povo tem estado sob ataque constante durante anos por estas pessoas que querem a nossa terra. Estamos sitiados", disse também à Efe o residente na área de Bassa Chingo Dodo.

Na segunda-feira, o comissário estadual da polícia, Edward Edbuka, tinha confirmado a morte de pelo menos 17 pessoas e que um número não especificado de agentes da política tinham sido mortos pelos perpetradores.

O estado de Plateau sofreu durante anos devido a confrontos violentos entre membros da comunidade Berom (o grupo étnico indígena da região), composta principalmente por agricultores, e pastores fula muçulmanos, que levam o seu gado pelo país em busca de pastagens.

O principal motivo prende-se com as disputas de terra, mas a região tem também assistido a violência por motivos étnicos e religiosos.

Leia Também: Raptores de 136 crianças na Nigéria raptam emissário do resgate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório