Réplica do sismo de no norte do Peru, que soma mais de 700 feridos

Uma réplica de 3,8 de magnitude foi sentida hoje na região de Piura, após o terremoto de 6,1 na sexta-feira que já provocou mais de 700 feridos e, pelo menos, 187 casas afetadas nesta região do norte do Peru.

sismo, sismografo, terramoto

© iStock

Lusa
31/07/2021 17:40 ‧ 31/07/2021 por Lusa

Mundo

Peru

.

A réplica do sismo foi relatada pelo Instituto Geofísico do Peru (IGP) às 08h00 locais (14h00 em Lisboa) e o epicentro estava a 14 quilómetros a sudoeste de Sullana, a 35 quilómetros de profundidade e seguiu outras ocorridas durante a madrugada.

Sullana foi a cidade costeira mais próxima do epicentro do sismo de sexta-feira, onde o terremoto foi sentido com força e provocou danos em construções assim como em estradas e infraestrutura rodoviárias.

De acordo com o último relatório do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN), o terremoto de sexta-feira em Sullana deixou seis casas inabitáveis, de um total de 187 danificadas, 24 pessoas magoadas e 721 feridos sob avaliação de profissionais de saúde.

Além disso, foram danificados seis edifícios públicos, cinco hospitais ou centros de saúde e quatro templos religiosos, incluindo a igreja principal de Sullana, que perdeu parte da cornija exterior.

O terremoto também afetou uma escola, um centro comercial, que sofreu inundações devido a tubos que se danificaram, uma ponte, um trecho de 50 metros de estrada, canais de irrigação e o serviço de eletricidade em vários pontos de Piura.

O Centro de Operações de Emergência Setorial (COES) do Ministério da Saúde instalou uma tenda para os feridos, no Hospital de Apoio Sullana II-2 e o Ministério da Habitação, Construção e Saneamento colocou maquinaria pesada no local para remover os escombros.

Também o serviço de água e saneamento foi suspenso em vários setores de Piura, Sullana, Paita, Talara e Chulucanas devido ao corte de energia elétrica.

Após o forte terremoto, que se sentiu às 12:10 locais (18:10 em Lisboa) de sexta-feira, o Presidente do Peru, Pedro Castillo, abandonou o tradicional desfile militar das festividades da independência peruana e partiu para Piura, a 990 quilómetros a norte de Lima.

A grande maioria dos afetados sofreu contusões leves, embora três tenham sofrido ferimentos de maior gravidade como foi o caso de uma mulher grávida, de um homem adulto e uma menina de dois anos.

Segundo a comunicação social local, a mulher feriu-se com a queda de uma parede, enquanto o homem sofreu um traumatismo e a menina, aparentemente, caiu de um segundo andar ao tentar sair de casa.

O Peru está localizado na zona denominada de Anel de Fogo do Pacífico, onde se regista, aproximadamente, 85% da atividade sísmica mundial.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas