Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Novos casos em França são não vacinados. Casos no Brasil sobem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novos casos em França são não vacinados. Casos no Brasil sobem

Portugal registou nas últimas 24 horas 4.376 infeções por SARS-CoV-2, novo máximo diário desde dia 10 de fevereiro, 13 mortes atribuídas à Covid-19 (número mais alto dos últimos quatro meses), e mais 13 internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A maioria das novas infeções por SARS-CoV-2 (1.744) regista-se hoje na região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto no Norte há mais 1.592 pessoas contagiadas.

Esta quarta-feira realizou-se o debate do Estado da Nação, no parlamento, que foi fortemente marcado pela situação pandémica.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h54 - Cuba regista "aumento dramático" de casos. Cuba registou um "aumento dramático" do número de pessoas infetadas por Covid-19, com uma média diária de 6.199 casos esta semana, anunciou hoje a Organização Pan-Americana de Saúde. De acordo com esta organização, a variante Delta do coronavírus já está presente em grande parte das regiões da ilha caribenha, naquela que é considerada a pior vaga da pandemia no país.

23h44 - Infetado com Covid-19 faz-se passar pela mulher para conseguir viajar. Um homem, diagnosticado com Covid-19, foi detido na Indonésia depois de se disfarçar de mulher para embarcar num voo entre Jacarta e Ternate.

23h37 - Casos de Covid-19 a crescer em 90% dos EUA. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (US Centers for Disease Control and Prevention, CDC) indicou que os novos casos de Covid-19 estão a recrudescer em 90% dos estados e territórios dos EUA. "A média diária semanal é, atualmente, de 37.674 casos. Isto é um aumento de 52,5% em relação à semana anterior e um aumento de 230,5% da média mais baixa de junho", indicou a instituição.

23h30 - Variante Delta irá ser a dominante no mundo em alguns meses. A Organização Mundial de Saúde alertou que a variante Delta irá ser a dominante no mundo em alguns meses, numa altura em que foram detetados casos em mais 13 territórios. A estirpe altamente contagiosa já foi identificada em 124 territórios do globo.

22h37 - Marcelo quer evitar "dúvidas sobre a batalha" para mobilizar portugueses. O Presidente da República defendeu hoje que é preciso evitar "dúvidas sobre a batalha" contra a Covid-19 para se conseguir mobilizar os portugueses para o processo de vacinação, e qualificou a sua posição de "realista voluntarista".

22h23 - Brasil reporta mais 54.517 casos e 1.424 óbitos no último dia. As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta quarta-feira, mais 54.517 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (27.592). São ainda confirmadas mais 1.424 mortes associadas à doença, exatamente o mesmo valor do que na véspera.

21h56 - Comissão Técnica de Vacinação reforçada com 19 membros consultivos. A Comissão Técnica da Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) passou a integrar 19 membros consultivos, a maioria médicos de diversas especialidades, incluindo cinco pediatras, indica um despacho da diretora-geral da Saúde hoje publicado.

21h49 - Angola regista três óbitos, 36 recuperações e mais 166 novos casos. Angola registou 166 novos casos positivos de Covid-19, 36 recuperações e mais três óbitos associados à doença, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

20h50 - Testes rápidos obrigatórios assistir a eventos desportivos na Madeira. A apresentação de um teste rápido antigénio negativo vai ser obrigatória para quem quer assistir a competições desportivas na Madeira, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

20h41 - Estudo recomenda 2ª dose para eficácia da Janssen com novas variantes. A vacina Janssen contra a Covid-19, de dose única, é menos eficaz contra as variantes Delta e Lambda, pelo que é recomendada uma segunda dose, segundo um estudo norte-americano hoje publicado. O estudo, divulgado pela Universidade de Nova Iorque, não foi revisto nem publicado numa revista científica, e foi realizado a partir de uma série de experiências laboratoriais com amostras de sangue, o que significa que não reflete a aplicação efetiva da vacina nos humanos.

Ainda assim, os autores do estudo sugerem que as pessoas inoculadas com a dose única desta vacina, produzida pelos laboratórios Janssen, da multinacional Johnson & Johnson, deveriam receber um reforço de vacinação, preferencialmente com vacina da Pfizer ou Moderna.

20h37 - Quase totalidade dos novos casos em França são não vacinados. O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse hoje que 96% das pessoas infetadas com Covid-19 na terça-feira não estavam vacinadas e disse que caberá às autoridades locas aplicarem medidas restritivas. "Estamos na quarta vaga, a variante Delta é maioritária e muito mais contagiosa. [...] 96% dos novos casos de contaminações não estavam vacinados", disse o primeiro-ministro numa entrevista ao canal de televisão TF1.

20h31 - Aumento de casos na Terceira leva hospital a suspender visitas a doentes. O Hospital de Santo Espírito, na Terceira, Açores, suspendeu hoje as visitas a doentes e a Câmara de Angra do Heroísmo cancelou eventos devido ao atual contexto epidemiológico naquela ilha, após registo de 38 novos casos de Covid-19.

20h24 - Transmissão comunitária na ilha Terceira agrava medidas de contenção. A Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse hoje existir transmissão comunitária de Covid-19 na ilha Terceira, estando previsto um agravamento das medidas de contenção do contágio nesta ilha, agora em "alto risco" de infeção pelo novo coronavírus.

20h17 - Madeira com 29 casos atinge 10 mil infetados desde o início da pandemia. A Madeira registou 29 novos casos de infeção por SARS-Cov-2 e mais 17 doentes recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que estão identificadas 213 situações ativas, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h15 - Cabo Verde com mais uma morte e 39 infetados em 24 horas. Cabo Verde registou mais 39 infetados com o novo coronavírus, e uma morte, nas últimas 24 horas, elevando para 33.395 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

20h05 - Mais de 45 mil casos de 'fungo negro' entre infetados na Índia. A Índia registou nos últimos dois meses mais de 45.000 casos de 'fungo negro', uma infeção fúngica mortal para metade dos que a contraem e que está a alastrar entre os doentes com Covid-19.

Esta doença fúngica muito agressiva obrigou os cirurgiões a removerem olhos, narizes e maxilares de alguns doentes para impedirem que a infeção chegasse ao cérebro.

19h31 - CDS ataca "estado da governação", que considera um "desastre". O CDS-PP classificou hoje o "estado da governação" como "um desastre" e aconselhou o PS a não fazer "piadas" sobre a oposição e a olhar mais para o Conselho de Ministros e a sucessão interna.

19h27 - Secretária da Saúde do Brasil tentou promover tratamento ineficaz em Portugal. A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde brasileiro ofereceu ao Governo português a partilha da sua experiência no uso de medicamentos considerados ineficazes no tratamento da Covid-19, noticiou o portal G1. Com base em documentos obtidos pela Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investiga as ações e omissões do Governo brasileiro na pandemia, o G1 divulgou na noite de terça-feira informações sobre um e-mail enviado por Mayra Pinheiro, conhecida como 'capitã cloroquina', no qual se colocou à disposição para partilhar conhecimentos sobre o chamado 'tratamento precoce' com o Governo de Portugal, em janeiro passado.

19h20 - Centenas de ugandeses injetados com vacinas falsas. Cerca de 800 pessoas receberam uma ou mais injeções de vacina falsa contra a Covid-19 no Uganda, um esquema gerido por médicos e enfermeiros "sem escrúpulos", anunciaram hoje as autoridades ugandesas. As vacinas contrafeitas, por vezes misturadas com água, foram administradas entre maio e junho, no pico de uma onda de infeções pelo novo coronavírus no país, com uma média de 1.700 novos casos por dia.

"Indivíduos sem escrúpulos, com a intenção de ganhar dinheiro, enganaram pessoas com falsas vacinas contra a Covid-19", disse Naamara, em declarações à AFP. "Dois trabalhadores da saúde foram presos, e um médico está em fuga", disse.

19h17 - 47% da população vacinada e 64% tem pelo menos uma dose. O relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira, indica que 6.581.332 (64%) dos residentes em Portugal já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 - na semana passada eram 60% - e 4.860.822 (47%) tem a vacinação completa - eram 42%.

18h45 - Trabalhadores do SNS britânico recebem aumento pelo trabalho na pandemia. Os trabalhadores do serviço nacional de saúde britânico vão receber um aumento salarial de 3% em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia, anunciou o governo.

18h19 Norma está em revisão e comissão decide em breve vacinação de jovens. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje que a norma sobre a vacinação contra a Covid-19 está a ser revista e que a comissão técnica tomará brevemente uma decisão sobre a faixa dos jovens dos 12 aos 17 anos. "A norma está em revisão e o mais breve possível a comissão técnica decidirá" sobre esta matéria, adiantou à agência Lusa fonte da DGS.

17h43 - Espanha com mais 30 mil casos, contágios sobem a 644 casos/100 mil habitantes. Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número total de casos de contágio confirmados no país desde o início da pandemia é de 4.219.723. Morreram 81.166 pessoas por causa da doença Covid-19. O nível relativo de contágios teve uma subida de 22 unidades, o mesmo do dia anterior, tendo a incidência acumulada passado dos 622 casos (terça-feira) para 644 (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

17h31 - Autoagendamento a partir dos 20 anos deverá começar para a semana. O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar para a próxima semana, afirmou hoje o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo. O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá acontecer, "em princípio, para a semana", disse o responsável pela 'task force', que falava aos jornalistas no final da sua participação na conferência internacional 'Saúde Global em Pós-Pandemia', que decorre na Universidade de Coimbra.

17h10 - Costa diz que "não conhecia" despacho sobre festejos do Sporting. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que não deu instruções nem conhecia o despacho que autorizou os festejos do Sporting, em resposta a uma pergunta da deputada Cecília Meireles, no debate do estado da nação, no parlamento. O primeiro-ministro disse que "não conhecia" o despacho e não deu "nenhuma instrução para o despacho".

17h09 - BE avisa que contratações para o SNS não chegam devido à pandemia. A coordenadora do BE avisou hoje que as contratações prometidas pelo Governo para o SNS não chegam devido à pandemia, manifestando preocupação por boa parte do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na saúde já estar antes previsto.

16h58 - Itália com 4.259 novos casos, maior número de casos diários em dois meses. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quarta-feira o registo de mais 4.259 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (3.558) e o maior número diário desde 22 de maio (4.717), indicativo de um aumento de casos nas últimas semanas. As autoridades notificam ainda mais 21 óbitos referentes às últimas 24 horas, também uma subida em relação à véspera (10).

16h42 - Johnson & Johnson aumenta lucro em 32% no primeiro semestre. A farmacêutica Johnson & Johnson anunciou hoje um aumento de 32,4% no lucro líquido do primeiro semestre, que atingiu 12.474 milhões de dólares (10.600 milhões de euros), graças à maior procura de produtos após o confinamento.

16h41 - Costa diz que país está a reerguer-se e que é "tempo de olhar em frente". O primeiro-ministro considerou hoje que a saída da crise provocada pela Covid-19 requer "um imperativo de boa governação", num discurso em que defendeu que o país está a reerguer-se e que "é tempo de olhar em frente".

16h28 - Reino Unido reporta 44.104 casos e 73 óbitos em 24 horas. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quarta-feira mais 73 mortes associadas à Covid-19, uma descida em relação à véspera (96), mas o segundo dia consecutivo em que se registam número de óbitos mais elevados, em comparação com os últimos meses. Desde março que não se reportam valores neste patamar. Foram ainda notificados mais 44.104 novos casos de contágios, também uma descida em relação ao dia anterior (46.558).

15h55 - Gulbenkian e INSA assinam protocolo para continuar a estudar o vírus. A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinaram hoje um protocolo de cooperação científica e clínica para continuar a estudar a diversidade genética do vírus SARS-CoV-2. "É a continuação de um namoro antigo que agora se consuma numa espécie de casamento". Foi assim que o presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, descreveu o novo protocolo.

15h24 - Novos casos em Tóquio no nível mais elevado em seis meses. As infeções com Covid-19 em Tóquio atingiram hoje o máximo dos últimos seis meses, com a cidade anfitriã das Olimpíadas a registar 1.832 novos casos apenas dois dias antes da abertura dos jogos.

15h23 - Task force "tem cumprido" com envio de vacinas para a Madeira. A task force da vacinação contra a Covid-19 "tem cumprido escrupulosamente" no envio de vacinas para a Madeira, pelo que a região mantém o objetivo de 70% da população inoculada em setembro, disse hoje o presidente do Governo Regional.

15h17 - Costa quer vacinação de crianças e jovens entre 12 e 17 anos até setembro. "É tempo de alargar a nossa ambição e garantir também a proteção das crianças e jovens, e devemos fazê-lo atempadamente, de modo a que o novo ano letivo se possa reiniciar sem risco de novas interrupções no ensino presencial. Aguardamos uma decisão final da DGS sobre vacinação de crianças e jovens, mas tudo está preparado para que, nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro, possam ser administradas vacinas a crianças entre os 12 e os 17 anos", disse o primeiro-ministro.

15h04 - Alemanha alerta para perigo de aumento exponencial de casos até outubro. O Governo alemão alertou hoje para o perigo de um possível aumento exponencial de casos de Covid-19 nos próximos meses, no mesmo dia em que o país soma mais de duas mil novas infeções e 19 mortes. 

O executivo alemão, através do ministro da Saúde, Jens Spahn, alertou que, caso se mantenha a tendência de crescimento registada nos últimos dias, o país está a correr o perigo de alcançar uma incidência semanal, já no mês de setembro, de 400 casos por cada 100 mil habitantes. Jens Spahn admitiu mesmo um aumento exponencial em outubro de até 800 casos de infeção por cada 100 mil habitantes.

15h03 - Previsões de chegada de vacinas permitem cumprimento de objetivos. O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o calendário previsto para a chegada de vacinas contra o SARS-CoV-2 a Portugal permite cumprir os objetivos do plano de vacinação "de forma tranquila".

15h02 - Incidência acima dos 400 por 100 mil habitantes, Rt continua a baixar. A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias passou hoje 400 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.

15h01 - Portugal regista mais 13 mortes e 4.376 novos casos. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 13 mortes - o número mais alto em quatro meses - e 4.376 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente relatório epidemiológico, divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 17.232 óbitos e 939.622 contágios. A incidência da Covid-19 mantém a trajetória ascendente, enquanto o Rt desce.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório