Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Mundial financia projetos de desenvolvimento em Madagáscar

O Banco Mundial vai financiar projetos de desenvolvimento em Madagáscar no valor de 416 milhões de euros, acelerar a aquisição de vacinas contra a covid-19 e apoiar projetos geradores de crescimento, de acordo com as duas partes.

Banco Mundial financia projetos de desenvolvimento em Madagáscar
Notícias ao Minuto

10:59 - 21/07/21 por Lusa

Mundo Banco Mundial

O primeiro projeto de 100 milhões de dólares (85 milhões de euros), "uma subvenção negociada há vários meses", segundo o ministro da Economia, Richard Randriamandrato, será utilizado para comprar vacinas, mas também para reforçar o sistema de saúde.

O país quer vacinar mais de metade da sua população adulta até ao final de 2022, disse à agência AFP a representante do Banco Mundial em Madagáscar, Marie-Chantal Uwanyiligira, para quem este é "um objetivo ambicioso, mas não impossível".

O atual nível muito baixo de imunização em África é completamente "inaceitável" e este projeto faz parte do desejo de responder a "uma crise de saúde, que é agora também económica", disse.

Um total de 34 milhões de euros, uma "doação de emergência", segundo o ministro, serão utilizados para financiar projetos agrícolas sustentáveis e inovadores, particularmente na área da irrigação, de acordo com estas duas fontes.

Os outros dois projetos visam "construir a recuperação económica", segundo o Banco Mundial, com 127 milhões de euros para os setores de crescimento - turismo, agronegócios e digital - e 170 milhões de dólares para a manutenção de 1.200 km de estradas para garantir a sua "longevidade, segurança e resiliência climática".

O Banco está agora "a financiar estes projetos para ajudar o país a voltar ao caminho certo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", disse Marie-Chantal Uwanyiligira.

"Temos de aproveitar a oportunidade do fim desta pandemia (...) para acelerar as reformas necessárias", acrescentou.

Leia Também: Banco Mundial já financiou resposta em Cabo Verde com 17,6 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório