Meteorologia

  • 07 OUTUBRO 2022
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 29º

AO MINUTO: Novo máximo diário desde fevereiro; Incidência volta a subir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Novo máximo diário desde fevereiro; Incidência volta a subir
Notícias ao Minuto

08:03 - 14/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais nove óbitos e 4.153 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde dia 10 de fevereiro que não tínhamos tantos contágios no nosso país. A incidência da doença continua a subir, enquanto o Rt desceu.

Já 60% dos residentes têm pelo menos uma dose da vacina e 42% tem a vacinação completa. Estão totalmente vacinadas 4.337.479 pessoas no nosso país, enquanto que 6.213.798 receberam pelo menos uma dose. A região de Lisboa e Vale do Tejo bateu um recorde com 413.740 vacinas administradas só na últimas semana.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h00 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar as incidências relacionadas com a Covid-19 neste link.

14h50 - O apelo da EMA: vacine-se. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) fez um apelo aos cidadãos para que se vacinem contra a Covid-19. No Twitter, a autoridade sublinha que "a vacinação completa é vital para a proteção" contra o novo coronavírus, "pedindo", assim, a todos para que sejam inoculados.

14h39 - Açores com 47 novos casos de infeção, 41 dos quais em São Miguel. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 47 novos casos positivos de Covid-19, dos quais 41 em São Miguel, dois na Terceira, dois no Pico e dois no Faial, e 42 recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde.

14h19 - Portugal mantém-se no 'vermelho' com incidência a subir. A incidência da Covid-19 continua a subir e, atualmente, está nos 336,3 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a nível nacional, valor que aumenta para os 346,5 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes se contarmos apenas com o continente. 

O nosso país mantém-se no 'vermelho' também com um Rt nacional a situar-se nos 1,14, valor que sobe para os 1,15 no continente. 

Notícias ao Minuto [Matriz de Risco - 14 de julho]© DGS

14h13 - Portugal regista mais nove mortes e 4.153 novos casos. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais nove óbitos e 4.153 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde dia 10 de fevereiro que não tínhamos tantos contágios no nosso país. A incidência da doença continua a subir, enquanto o Rt desceu.

14h02 - Mundo regista 9.748 mortes e 552.235 novos casos nas últimas 24 horas. Com o registo destas vítimas mortais nas últimas 24 horas à escala mundial, a crise sanitária associada à doença covid-19 já provocou, até à data, pelo menos 4.053.041 mortes no mundo, de acordo com o mesmo balanço. No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, mais de 187.779.210 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

13h51 - Certificado digital na app SNS24? Eis os passos para obtê-lo. O certificado digital é cada vez mais necessário no âmbito da pandemia da Covid-19 e uma das formas de o obter - e de o ter sempre à mão - passa pela utilização da aplicação SNS24. Descubra como tudo funciona, e com uma ressalva: já está disponível para Android e iOS. 

13h24 - Bolsa de voluntários vai ajudar farmácias na realização de testes. A Ordem dos Farmacêuticos está a criar uma bolsa de voluntários com estudantes desta área para apoiar as farmácias que estão sobrecarregadas devido à crescente procura dos utentes para realizarem testes à covid-19.

13h05 - Deputada Isabel Moreira partilha com os seguidores que conclui a vacinação. "Segunda dose. Estou profundamente grata à ciência e ao SNS. Que bom seria que todas as pessoas em todos os lugares do mundo tivessem direito a este dia. Lutemos por isso".

12h57 - China entende que regras antiCovid-19 dificultam a vida dos atletas. O selecionador de ténis de mesa da China considerou na terça-feira que as regras antiCovid-19 nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 tornam "extremamente difícil" a vida dos atletas.

12h43 - Andaluzia. 72% dos internados em UCI são "negacionistas". O vice-presidente da Andaluzia, Juan Marín, revelou esta quarta-feira que 72% das pessoas que estão em Unidades de Cuidados Intensivos naquela região são "negacionistas". São espanhóis, entre os 50 e os 60 anos, que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19, avança o El País.

12h37 - Rússia registou novo máximo de mortes com 786 óbitos. A Rússia registou hoje 786 mortes devido à Covid-19, um novo máximo de óbitos desde o início da pandemia, enquanto o número de infeções diárias caiu para 23.827, quase mil menos do que no dia anterior.

12h25 - 25 farmácias pediram para sair do projeto de testes comparticipados. Vinte cinco das mais de 180 farmácias que aderiram ao projeto para realização de testes rápidos de antigénio à Covid-19 comparticipados decidiram sair devido a problemas informáticos que dificultam o trabalho dos profissionais, segundo a Ordem dos Farmacêuticos.

12h09 - Covid não aumentou tabagismo (ao contrário do que se esperava). Ao contrário do que aconteceu com outros eventos stressantes de nível populacional, como desastres naturais, a Covid-19 não resultou num aumento líquido no tabagismo, de acordo com um novo estudo da Universidade de Waterloo. A acrescentar, embora quase metade dos fumadores tenha relatado que a Covid-19 os fez pensar em parar de fumar, a grande maioria não mudou os seus hábitos durante a fase inicial da pandemia.

11h53 - Governo vai prolongar Apoiar para empresas que continuam encerradas. O Governo vai prolongar o programa Apoiar para as empresas que continuam fechadas por causa da pandemia, como por exemplo para os bates e discotecas, anunciou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esta quarta-feira, no Parlamento. "O Governo decidiu que irá estender a aplicação do programa Apoiar para aquelas atividades que continuam impedidas de funcionar", disse.

11h22 - Ordem entrega nova matriz à ministra. "É um indicador democrático". Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, apresentou, esta quarta-feira, a proposta para um novo indicador de avaliação do impacto da pandemia na saúde, num trabalho conjunto desenvolvido entre a ordem profissional e o Instituto Superior Técnico. Em conferência de imprensa, o responsável adiantou que a nova matriz de risco "vai seguir hoje mesmo para a ministra da Saúde".

10h47 - APHORT propõe criação de linha informativa de apoio para turistas. A AHPORT considera que "esta missão deve caber ao Turismo de Portugal que, nesta fase, para além das campanhas de sensibilização, deve procurar estar mais próximo do setor e auscultar as necessidades que surgem no terreno".

10h23 - Introdução da 'Delta' em Portugal associada a viagens à Índia e ao Nepal. Os primeiros casos da 'Delta' no nosso país estarão relacionados com viagens à Índia e ao Nepal de residentes em Lisboa, avança a RTP. De recordar que esta variante "é a mais prevalente" em Portugal com uma "frequência relativa de 88.6%" na última semana e "mantendo-se dominante em todas as regiões", destacando Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve.

10h10 - Dois doentes infetados morreram por erro com filtro de ventiladores. Pelo menos dois pacientes com Covid-19 terão morrido em resultado de uma confusão com a troca de filtros em ventiladores de suporte de vida. Kishorkumar Patel e Kofi Aning, de 66 anos, morreram no Hospital Excel Centre Nightingale, no leste de Londres, em abril de 2020. As duas mortes levaram as autoridades britânicas a abrir uma investigação que levantou preocupações sobre questões com os filtros dos sistemas respiratórios em unidades de cuidados intensivos (UCI) e não apenas em hospitais de Nightingale.

08h57 - África ultrapassa os 6 milhões de casos. A África superou os seis milhões de contágios pela Covid-19, numa altura em que este continente está em plena terceira vaga da pandemia, revela, esta quarta-feira a agência de notícias EFE. 

08h14 - DGS mostra vacinação de Francisco Conceição. "O Francisco Conceição mostra-te como o processo de vacinação é simples. Não esperes mais: 𝗩𝗔𝗖𝗜𝗡𝗔-𝗧𝗘! Acede a https://covid19.min-saude.pt, e se ainda não o fizeste, agenda já a tua vacinação!", é a mensagem da Direção-Geral da Saúde para os jovens.

08h00 - 100 doentes com risco de reações alérgica vacinados em hospital de Lisboa. Cem doentes com risco de reações alérgicas já foram vacinados contra a covid-19 no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHULC), tendo apenas um reagido, com "uma urticária facilmente controlada", segundo a responsável pelo Serviço de Imunoalergologia.

07h55 - Recorde o mais recente boletim da vacinação em Portugal. Já 60% dos residentes têm pelo menos uma dose da vacina e 42% tem a vacinação completa. Estão totalmente vacinadas 4.337.479 pessoas no nosso país, enquanto que 6.213.798 receberam pelo menos uma dose.

07h51 - Timor-Leste aprova compra de Pfizer especialmente dirigida a jovens. O Governo timorense deliberou hoje iniciar o processo de aquisição de vacinas Pfizer contra a Covid-19 para vacinar a população, mas especialmente dirigida a jovens entre os 12 e os 17, anunciou o executivo.

07h48 - Incidência semanal na Alemanha volta a subir pelo 8.º dia consecutivo. A Alemanha regista, esta quarta-feira, mais 1.548 casos de Covid-19 e 28 mortos. Em termos acumulados, o país soma 3.738.683 casos de infeção e 91.287 vítimas mortais da doença.

07h41 - Pediatras divididos sobre vantagens de vacinar crianças. As vantagens de vacinar crianças contra a Covid-19 ainda estão por apurar, dividindo os especialistas entre a prudência e a confiança, que se unem na expectativa de uma recomendação das autoridades de saúde sobre a matéria. Leia em pormenor.

07h37 - Perdas do turismo brasileiro já somam 61,9 mil milhões devido à pandemia. A pandemia de Covid-19 já causou perdas de 376,6 mil milhões de reais (61,9 mil milhões de euros) no turismo do Brasil, país fortemente afetado pela doença, informou na terça-feira a patronal do setor.

07h35 - Número de casos nos EUA duplica em três semanas. O número diário de casos de Covid-19 nos Estados Unidos duplicou nas últimas três semanas, devido à propagação da variante Delta, depois de meses de redução das infeções no país.   

07h30 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá seguir todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Há 476 surtos cá. Recorde de marcação de vacinas em França

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório