Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Timor-Leste aprova compra de Pfizer especialmente dirigida a jovens

O Governo timorense deliberou hoje iniciar o processo de aquisição de vacinas Pfizer contra a covid-19 para vacinar a população, mas especialmente dirigida a jovens entre os 12 e os 17, anunciou o executivo.

Timor-Leste aprova compra de Pfizer especialmente dirigida a jovens
Notícias ao Minuto

07:45 - 14/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Para garantir a vacinação de toda a população, principalmente os jovens com idade entre os 12 e os 17 anos, o Conselho de Ministros orientou o Ministério da Saúde para que inicie o processo de aquisição de vacinas Pfizer e que reúna as condições e equipamentos necessários para o seu acondicionamento e transporte", informou o executivo em comunicado.

O Governo não revelou quantidades nem calendário de compra das vacinas, sendo que atualmente estão a ser usadas no país as vacinas AstraZeneca e Sinovac.

Na reunião de hoje, o Conselho de Ministros aprovou ainda uma "nova estratégia de vacinação contra a covid-19 para cada município, que passa por mobilizar o máximo de recursos para a vacinação em cada município, de acordo com o calendário definido, com início nos municípios em maior risco, até atingir todos os municípios do país".

Depois de ouvir uma apresentação da sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), o Governo decidiu manter a imposição da cerca sanitária em vigor em Díli durante mais 14 dias, até 29 de julho.

Mantém-se a liberdade de circulação para pessoas com as duas doses da vacinação e menores de 6 anos que os acompanhem.

Foi ainda deliberado que "os centros de controlo integrado, de entrada e saída do Município de Díli, passam agora a funcionar 24 horas por dia e em todos os dias da semana.

A nível nacional, 235.117 pessoas (31,1% da população com mais de 18 anos) já receberam a primeira dose e 39.078 pessoas (5,18%) já completaram a vacinação.

No Município de Díli, já foi administrada a primeira dose da vacina a cerca de 55,2% da população com mais de 18 anos e já têm as duas doses cerca de 12,52%.

Timor-Leste tem atualmente 901 casos ativos em todo o país, com casos de infeção em todos os municípios menos em Liquiçá e Manufahi, com 9.906 casos e 25 mortes registadas desde o início da pandemia.

Leia Também: Fosun vende 10 milhões de doses da vacina Pfizer a empresas de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório