Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Cerca de 400 mil pessoas em situação de fome no Tigray, na Etiópia

Cerca de 400 mil pessoas estão em situação de fome na região etíope de Tigray, e outros 1,8 milhões à beira dela, estimaram hoje as Nações Unidas (ONU), alertando para a situação "dramática" que se vive na região.

Cerca de 400 mil pessoas em situação de fome no Tigray, na Etiópia
Notícias ao Minuto

23:41 - 02/07/21 por Lusa

Mundo ONU

O chefe das missões humanitárias em exercício, Ramesh Rajasingham, advertiu o Conselho de Segurança de que as vidas de muitas dessas pessoas dependem da disponibilização imediata de ajuda humanitária.

A ONU denunciou, nos últimos dias, dificuldades em chegar às pessoas que estão a necessitar de assistência em Tigray, apesar de o Governo da Etiópia ter anunciado, na segunda-feira, um cessar-fogo unilateral que colocou um ponto final numa ofensiva militar que durou oito meses.

Nesse sentido, a ONU exortou os rebeldes das Forças de Defesa de Tigray a "aprovar imediata e completamente o cessar-fogo" decretado pelo Governo etíope na região, disse a secretária-geral da ONU para os Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo.

"Um cessar-fogo respeitado por todas as partes facilitaria não só a entrega de ajuda humanitária, mas seria também um ponto de partida para os esforços políticos necessários para encontrar uma saída para a crise", disse DiCarlo na abertura da primeira reunião pública, desde novembro. do Conselho de Segurança da ONU.

Antes da reunião, várias organizações não-governamentais como a Human Rights Watch ou a Oxfarm apelaram, também, a uma aplicação efetiva do cessar-fogo, tendo esta última pedido para que seja estudada a possibilidade de estabelecer uma ponte aérea com Tigray para facilitar a entrega de ajuda humanitária.

O Tigray é palco de combates desde o início de 04 de novembro de 2020, data em que o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, enviou o Exército etíope para desalojar a TPLF, partido eleito que então governava o estado etíope no norte da Etiópia, e que vinha há vários meses a desafiar a autoridade de Adis Abeba.

Abiy justificou a operação militar como resposta a um ataque prévio das forças estaduais do Tigray a uma base do Exército federal.

Desde o início do conflito, milhares de pessoas morreram e quase dois milhões foram deslocadas internamente, enquanto pelo menos 75.000 fugiram para o vizinho Sudão, de acordo com números oficiais.

Leia Também: Rebeldes de Tigray rejeitam cessar-fogo e admitem intensificar ofensiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório