Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Serra Leoa anuncia recolher obrigatório a partir da próxima semana

A Serra Leoa, atingida como outros países africanos por uma preocupante terceira vaga de covid-19, será novamente sujeita a um recolher obrigatório a partir de segunda-feira e durante um mês, anunciou o Presidente, Julius Maada Bio.

Serra Leoa anuncia recolher obrigatório a partir da próxima semana
Notícias ao Minuto

14:57 - 02/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O recolher obrigatório estará em vigor em todo o território deste país da África Ocidental entre as 23h00 e as 05h00 locais (00h00 e 06h00 de Lisboa), especificou o Presidente, num discurso televisivo difundido na noite de quinta-feira e citado hoje pela agência France-Presse (AFP).

Segundo o chefe de Estado, os cultos religiosos em igrejas, mesquitas e templos estarão também suspensos durante um mês, a partir de hoje.

Bares e restaurantes terão de encerrar às 21h00 e eventos sociais, como casamentos e funerais, não serão autorizados a contar com mais de 50 pessoas.

"Acreditamos ser urgente e necessário tomar estas medidas para conter esta terceira vaga da pandemia de covid-19", afirmou.

Com 5.652 casos e 102 mortes registadas oficialmente desde março de 2020, a Serra Leoa, que conta com uma população de 7,5 milhões de pessoas, é menos afetada pela pandemia que outras partes do mundo.

No entanto, a taxa de infeção acelerou nas últimas semanas com mais de 1.500 novos casos no último mês.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na quinta-feira que a situação é preocupante em África, onde o número de casos "está a aumentar a um ritmo alarmante, quebrando todos os recordes estabelecidos pelos picos anteriores".

Segundo o Presidente, 72% das camas nos centros de saúde estão atualmente ocupados, depois de a contagiosa variante delta ter sido detetada no país.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.957.862 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 182,5 milhões de casos de infeção, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

De acordo com os dados mais recentes do África CDC, o continente totaliza mais de 5,5 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, ultrapassando as 142.000 mortes.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Sobreviventes de guerra e Ébola sem acesso à saúde mental na Serra Leoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório