Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia afirma ter abortado ataques do grupo 'jihadista' Estado Islâmico

As autoridades russas indicaram hoje terem abatido um presumível membro do grupo 'jihadista' Estado islâmico (EI) e detido outro, acusados de estarem a preparar ataques em Moscovo e no sul da Rússia.

Rússia afirma ter abortado ataques do grupo 'jihadista' Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

15:16 - 01/07/21 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Agindo sob ordens dos líderes do grupo terrorista, dois cidadãos russos planeavam ataques simultâneos em Moscovo e na região de Astrakhan com o uso de armas de fogo e facas em locais particularmente frequentados", referiram os serviços de segurança russos (FSB), num comunicado. 

Segundo o FSB, o presumível 'jihadista' em Astrakhan "opôs resistência armada à prisão e foi eliminado", enquanto o segundo foi detido em Moscovo.

Nenhum membro das forças de segurança ficou ferido.

O FSB, agência dos serviços secretos russa que sucedeu ao KGB, adiantou ter encontrado "armas automáticas e munições, uma granada e literatura religiosa extremista" nas casas dos suspeitos, mas não precisou a data das ocorrências. 

As autoridades russas costumam, com frequência, anunciar que frustraram planos de ataques do grupo EI, cuja influência permanece limitada na Rússia, apesar de alguns ocorrerem periodicamente, em particular nas repúblicas predominantemente muçulmanas do Cáucaso, como a Chechénia, Inguchétia e Daguestão.

Em abril de 2017, o grupo EI assumiu a responsabilidade por um ataque em que morreram dois polícias em Astrakhan, cidade a várias centenas de quilómetros das repúblicas russas do Cáucaso.

Leia Também: Rússia regista recorde de mortes pelo terceiro dia consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório