Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Reino Unido sujeito a quarentena; António Costa será testado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Reino Unido sujeito a quarentena; António Costa será testado
Notícias ao Minuto

08:54 - 27/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou, no sábado, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 1.400 novos casos de Covid-19 (mais precisamente 1.496). Os números são preocupantes, sobretudo numa altura em que este aumento coincide também com um maior número de internamentos, incluindo em Unidades de Cuidados Intensivos.

Justifica-se, portanto, o 'travão' que o Governo decidiu colocar ao desconfinamento. Assim sendo, recorde-se, há novas regras para restaurantes, cafés e estabelecimentos comerciais, a par da proibição de circulação de e para fora da Área Metropolitana de Lisboa.

A variante Delta, que se acredita ser mais contagiosa, será a responsável por esta vaga de novos casos. A estirpe já predominante no nosso país e soube-se ontem que terá sido um português o responsável pelo primeiro caso da Delta Plus na Dinamarca.

Consulte estes mapas interativos que mostram os dados epidemiológicos em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o novo coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. Mantenha-se seguro!

23h57 - Reino Unido nos países sujeitos a quarentena para entrar em Portugal. O Reino Unido foi incluído na lista de países cujos cidadãos serão sujeitos a quarentena de 14 dias após entrada em Portugal continental, determina um despacho hoje publicado pelo Governo, que entra em vigor na segunda-feira.

22h50 - Brasil reporta mais 739 mortes e 33.704 casos de Covid-19. Este domingo, o ministério da Saúde brasileiro confirmou ainda a primeira morte provocada pela variante Delta, que surgiu, pela primeira vez, na Índia. Trata-se de uma mulher grávida, de 42 anos, que tinha regressado de uma viagem ao Japão.

21h47 - Cuba com novo recorde de casos. As autoridades de saúde cubanas reportaram, este domingo, um novo recorde diário de casos de Covid-19: 2.698 Além disso, o pais registou 10 mortes relacionadas com a doença.

21h31 - Espanha prolonga restrições à Índia. O ministério da Saúde espanhol prorrogou até dia 10 de julho o despacho que estabelece que todos os viajantes da Índia têm de cumprir quarentena obrigatória na chegada a Espanha. A medida tem como objetivo evitar a propagação da variante Delta, detetada pela primeira vez neste país asiático.

21h13 - Jovens que tiveram contacto com infetados em Maiorca obrigados a quarentena de 10 dias. O governo das ilhas Baleares decidiu que os finalistas que viajaram até Maiorca e que tiveram contacto com casos positivos de Covid-19 vão cumprir quarentena na ilha, durante 10 dias, apesar de alguns serem menores.

De acordo com a ministra da Saúde, tanto os jovens como os pais destes têm de perceber a gravidade da situação. "Não podemos permitir que uma pessoa que esteve em contacto com casos positivos apanhe avião ou transporte público. Esperemos que tudo seja feito de forma pacífica. Já tivemos casos em que tivemos de obrigar as pessoas a cumprirem quarentena. Esperamos não ter de voltar a fazê-lo", salientou.

O Governo das Baleares está ainda a equacionar a possibilidade de exigir testes PCR com resultados negativos para entrar nas ilhas, se continuarem a chegar grupos de viagens de finalistas.

21h02 - Aulas presenciais de 1.º e 2.º ciclos suspensas em 5 concelhos do Algarve. As aulas presenciais dos primeiros e segundos ciclos foram suspensas em cinco concelhos do Algarve - Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel -, avança a TVI24. A decisão da Delegada de Saúde Regional foi conhecida este domingo.

20h16 - António Costa testado na segunda-feira após contacto com Xavier Bettel. O primeiro-ministro, António Costa, vai ser testado na segunda-feira à covid-19, depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, que está infetado, foi hoje anunciado.  

20h11 - Número de pessoas hospitalizadas cai abaixo de 9 mil em França. A França registou hoje menos de 9 mil hospitalizados por Covid-19, um número que já não era "tão baixo" desde meados de outubro, segundo referem as autoridades de saúde francesas no balanço diário sobre a situação.

19h21 - Madeira com cinco novos casos e 61 situações ativas. As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram cinco novos casos de Covid-19, todos de transmissão local e o mesmo número de doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 61 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

19h00 - Moçambique regista uma morte e 434 novos casos. Moçambique registou um óbito e 434 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde na atualização diária de dados sobre a pandemia. A vítima mortal foi uma mulher moçambicana de 43 anos.

18h51 - Angola regista 28 novos casos e duas mortes nas últimas 24 horas. As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje o registo de 28 novos casos de Covid-19, em seis das 18 províncias do país, dois óbitos e 95 recuperações, nas últimas 24 horas.  

18h24 - Xavier Bettel 'positivo' para a Covid-19. O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, testou positivo à Covid-19, anunciou o governo luxemburguês este domingo. De acordo com o executivo, apesar de o governante ter estado com os homólogos europeus, na quinta e sexta-feira, na Cimeira Europeia, em Bruxelas, todos os líderes europeus cumpriram o distanciamento social recomendado e estiveram sempre de máscara.

17h29 - Itália regista 782 novos casos e mantém níveis baixos de incidência. A Itália registou 782 novas infeções de Covid-19 e 14 mortes nas últimas 24 horas, mantendo os níveis baixos de incidência da pandemia a um dia do final da proibição do uso da máscara em espaços exteriores.

15h58 - Indonésia atinge recorde de casos com mais de 21 mil contágios num dia. A Indonésia, o país atualmente mais afetado pela Covid-19 no Sudeste Asiático, registou hoje um novo recorde diário de contágios com mais de 21 mil novos casos, numa altura em que os hospitais estão sobrecarregados.

15h47 - Tem 50 ou mais anos e não foi vacinado? Pode fazê-lo na 'Casa Aberta'. Os cidadãos que pretendam ser vacinados na modalidade ‘Casa Aberta’ devem dirigir-se ao Centro de Vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde, dentro dos horários específicos para esta modalidade em cada ponto de vacinação, relembrou, este domingo, a Task Force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

15h22 - Rita Pereira recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19. Rita Pereira recebeu este domingo, 27 de junho, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, como fez questão de mostrar aos fãs. A atriz gravou algumas imagens desde a saída de casa até ao instante em que lhe foi administrado o medicamento, e juntou tudo num vídeo que publicou no Instagram. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

15h16 - Oxford e AstraZeneca testam vacina contra variante da África do Sul. A Universidade de Oxford e a AstraZeneca começaram a testar em voluntários uma vacina contra a variante Beta do novo coronavírus, detetada na África do Sul. Em comunicado, a Oxford adiantou que vão ser recrutados 2.250 participantes no Reino Unido, África do Sul, Brasil e Polónia, no âmbito das fases II e III do ensaio clínico em seres humanos, cujos dados devem ser revelados ainda este ano.

14h02 - Portugal regista mais 1.496 casos de Covid-19 e um óbito. Portugal somou, nas últimas 24 horas, 1.496 novos casos e uma morte relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS deste domingo. Posto isto, e desde que a pandemia teve início no nosso país, já se registaram 874.547 infetados e 17.084 vítimas mortais da doença. Destaque também para o número de internamentos que continua a subir e para os 31.779 casos da doença ativos em Portugal - mais 1.020 do que ontem. 

13h53 - Dezenas de milhares de trabalhadores migrantes deixaram hoje Daca, capital do Bangladesh, para regressar às suas aldeias na véspera da imposição de um confinamento severo após um aumento "perigoso e alarmante" dos casos da variante Delta da covid-19.

13h43 - África registou nas últimas 24 horas mais 331 mortes associadas à covid-19 e 26.823 novos casos, num total de 5.382.790 infeções desde o início da pandemia, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

13h19 - Polícia Florestal identificou grupo em convívio nas serras da Madeira. A Polícia Florestal da Madeira identificou hoje um grupo de pessoas que se encontrava num convívio não autorizado nas serras de Santo António, nos arredores do Funchal, anunciou o Governo Regional.

13h16 - Madeira na lista verde britânica provoca aumento imediato de reservas. A reação do mercado britânico à reentrada na Madeira na lista verde dos viajantes "foi imediata e energética", provocando um "grande volume de reservas" que ascendem a 65 mil lugares em julho e agosto, disse o secretário do Turismo madeirense.

13h13 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 22 novos casos positivos de covid-19, dos quais 21 em São Miguel e um no Faial e hoje há apenas um doente internado na Região.

12h22 - Pandemia matou pelo menos 3.919.801 pessoas no mundo. A pandemia da covid-19 matou pelo menos 3.919.801 pessoas em todo o mundo desde que o gabinete da OMS na China comunicou o surto, no final de dezembro de 2019, de acordo com um balanço da agência AFP às 11:00 de hoje. Mais de 180.725.470 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, com a grande maioria dos pacientes a recuperar.

12h05 - Primeiro-ministro israelita apela aos jovens para se vacinarem. O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, apelou hoje aos jovens do país para se vacinarem, depois dos números de casos de covid-19 terem aumentado nos últimos dias devido a um surto localizado da variante Delta. "Não queremos impor quaisquer restrições, nem às festas, viagens ou algo do género. Mas especificamente por isto, se não querem restrições, vão-se vacinar hoje. Falem com os vossos pais e vacinem-se", disse Bennett, que falava numa reunião do Governo hoje em Jerusalém.

11h49 - Organização dos Jogos Olímpicos propôs ao governo japonês endurecer protocolo de entrada. Os organizadores dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 pediram ao governo para endurecer o protocolo de entrada no Japão, de modo a isolar imediatamente qualquer delegação olímpica na qual se detetem casos de covid-19 à chegada ao país.

10h45 - Moscovo atinge recorde de 144 mortes nas últimas 24 horas. Moscovo registou 144 mortes nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado. Segundo os dados oficiais hoje divulgados, em todo o país contabilizaram-se 20.538 novos casos de infeção relacionados com a covid-19 e 599 mortes para um total de 133.282.

10h37 - Partidos sem urgência em avançar com lei de emergência sanitária. A maioria dos partidos com assento parlamentar afasta urgência na elaboração de uma lei de emergência sanitária, PCP e PEV manifestam-se contra nova legislação, e apenas o Chega dá prioridade ao tema.

10h02 - Efeitos secundários da vacina da Covid-19 são uma prova "da sua eficácia". Um grupo de imunologistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, defendem que os efeitos secundários provocados pelas vacinas contra a Covid-19 devem ser vistos como uma prova da sua eficácia.

09h39 - Após participar em ensaio de vacina, homem impedido de entrar em França. O voluntário de um ensaio da vacina contra a Covid-19 alega que poderá ter de alterar os planos para o seu 70.º aniversário devido à vacina com que foi administrado. Tom Williams conta que participou num ensaio à vacina da Novavax, que ainda não foi aprovada na União Europeia. Por causa disso, não pode ser vacinado com nenhuma outra vacina.

08h53  - Empresários da Praia da Rocha defendem aposta em novos mercados. Empresários da restauração e animação noturna da Praia da Rocha, em Portimão, defendem a aposta em mercados emissores de turismo diferenciados para garantir a sustentabilidade económica nos próximos anos e evitar a dependência quase exclusiva do mercado britânico.

08h35 - Como olham emigrantes portugueses para o certificado digital? Emigrantes portugueses vacinados nos países onde vivem olham para o certificado digital de Covid-19 da União Europeia com apreensão porque não têm as vacinas carregadas no sistema e muitos desconhecem como resolver a situação.

08h30 - Só quatro vacinas aceites como prova para emigrantes entrarem em Portugal. Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, se testarem negativo ou comprovarem recuperação. As vacinas são a da BioNTech-Pfizer, a Moderna, a AstraZeneca e a Janssen.

08h25 - Portugueses no Brasil receiam não viajar livremente com vacina Coronavac. Portugueses emigrados no Brasil disseram à Lusa que receiam não poder viajar livremente pela Europa porque a vacina chinesa contra a covid-19 Coronavac, usada em massa no país, não é reconhecida no certificado digital adotado pela União Europeia.

07h28 - Portugueses a viver na Alemanha obrigados a alterar planos de férias. Muitos portugueses a residir na Alemanha estão a cancelar ou a alterar as viagens planeadas ao país de origem, depois do governo de Berlim ter decidido colocar Portugal na 'lista vermelha'.

07h15 - Alemanha com incidência inferior a 10 pelo 9.º dia consecutivo. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 538 casos de Covid-19 e 8 mortos. Em termos acumulados, o país soma agora um total de 3.726.710 infetados e 90.754 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h12 - Enquanto dormia:

  • China com mais 14 casos. A China diagnosticou 14 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
  • Índia com mais 50.040 casos. A Índia registou 50.040 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, além de 1.258 mortes provocadas pela doença, informaram hoje as autoridades indianas.
  • México com 175 mortos. O México registou 175 mortes provocadas por covid-19 e 5.051 novos casos da doença nas últimas 24 horas.

07h10 - Bom dia, iniciamos um novo registo para acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui

Leia Também: Passageiro proveniente de Portugal é 1.º caso da Delta Plus na Dinamarca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório