Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Passageiro proveniente de Portugal é 1.º caso da Delta Plus na Dinamarca

Informação foi revelada este sábado pelo Statens Serum Institut. Esta variante é mais contagiosa do que a 'Delta' original e foi descoberta pela primeira vez na Índia.

Passageiro proveniente de Portugal é 1.º caso da Delta Plus na Dinamarca
Notícias ao Minuto

22:47 - 26/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O primeiro caso da variante 'Delta Plus', considerada mais infecciosa do que a 'original', foi identificado na Dinamarca. Trata-se de um passageiro que chegou ao país de avião, proveniente de Portugal, avança este sábado o Statens Serum Institut.

De acordo com um comunicado do instituto dinamarquês de prevenção de doenças infecciosas, o "caso foi descoberto em 21 de junho de 2021". Com uma amostra positiva para o novo coronavírus, foi então realizado o "subsequente sequenciamento de todo o genoma", para perceber qual era a variante presente. Ontem chegaram os resultados, sendo "encontrada a Delta Plus"

Agora, os passageiros que viajaram com este paciente a bordo da aeronave serão contactados e deverão manter-se em isolamento até ficar claro se estão (ou não) também infetados. Nenhuma destas pessoas deu, até ao momento, positivo para a variante 'Delta Plus', é ainda garantido.

De recordar que a mutação foi registada pela primeira vez na Índia, com as autoridades a darem ordens para se acelerar prontamente a testagem das populações. As autoridades de saúde portuguesas estimam que a variante Delta do novo coronavírus seja responsável por mais de 70% dos casos de infeção em Lisboa e Vale do Tejo e que já seja a predominante no nosso país.

Em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira, quando questionada sobre os 24 casos da variante 'Delta Plus', a ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou existirem infeções "de uma das linhagens da variante Delta" em Portugal.  

[Notícia atualizada às 23h03]

Leia Também: "Não há motivo para preocupação acrescida" com variante Delta Plus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório