Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Andaluzia em risco elevado com taxa de incidência de 166,50

A Andaluzia, que recebe no domingo o jogo entre as seleções de Portugal e Bélgica, apresenta um risco elevado de covid-19, com uma taxa de incidência de novas infeções de 166,50, de acordo com os últimos dados oficiais espanhóis.

Covid-19: Andaluzia em risco elevado com taxa de incidência de 166,50
Notícias ao Minuto

18:08 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Andaluzia

Esta comunidade autónoma é a que regista uma incidência acumulada de novas infeções a 14 dias mais elevada em Espanha, indicam os dados do Ministério da Saúde de quinta-feira, tendo sido notificados, nas últimas duas semanas, cerca de 14 mil novos casos de covid-19.

Desde o início da pandemia, a Andaluzia, no sul de Espanha e que será palco do jogo dos oitavos de final do Campeonato Europeu de Futebol entre as equipas portuguesa e belga na cidade de Sevilha, tinha registado quase 613 mil casos, cerca de 14 mil dos quais diagnosticados nos últimos 14 dias.

De acordo com os mesmos dados, na quinta-feira, estavam hospitalizadas 549 pessoas na Andaluzia por covid-19, com 128 em unidades de cuidados intensivos.

O Presidente da República de Portugal tem Certificado Digital Covid, mas está a analisar a situação pandémica em Sevilha para decidir sobre a sua deslocação no domingo para assistir ao jogo da seleção portuguesa de futebol.

Esta posição foi transmitida pela Presidência da República, depois de questionada pela agência Lusa se o chefe de Estado se deslocará no domingo a Sevilha para assistir ao jogo da seleção nacional contra a Bélgica.

"O Presidente da República, que dispõe do Certificado Digital Covid, que lhe permite, como a qualquer outro cidadão na mesma situação, deslocar-se para fora da Área Metropolitana de Lisboa, nos termos da resolução do Conselho de Ministros de ontem [quinta-feira], está a analisar a evolução da situação pandémica em Sevilha, para tomar uma decisão final sobre a deslocação", respondeu a Presidência da República à agência Lusa.

Hoje, ao fim da manhã, a Assembleia da República aprovou a autorização pedida pelo Presidente da República para se deslocar a Sevilha no próximo domingo.

O projeto de resolução para assentimento do parlamento à deslocação do chefe de Estado a Sevilha foi aprovado com os votos favoráveis de todas as bancadas, mas teve a abstenção do deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo.

Na quinta-feira, em Guimarães, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se à questão da sua eventual presença em Sevilha.

"Eu próprio já que tinha dito ontem [quarta-feira] que gostava muito de ir, pensei para comigo mesmo que eu só vou se o morador em Lisboa comum puder ir, se não puder ir, não vou", disse.

Na quarta-feira, em Budapeste, no final do jogo da seleção nacional de futebol que permitiu a qualificação para os oitavos de final do Euro2020, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, já tinha feito um apelo para "que os portugueses se desloquem de forma massiva para o Sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final", de acordo com declarações transmitidas pela RTP.

Leia Também: AO MINUTO: Certificado "não é barreira"; Algarve tem Rt mais elevado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório