"Muhammadu Buhari viajará para Londres (na sexta-feira) para um check-up médico programado", disse a conselheira presidencial Femi Adesina, acrescentando que o chefe de Estado deve estar "de volta ao país na segunda semana de julho".
Buhari, 78 anos, esteve em Londres várias vezes por razões médicas desde que foi eleito pela primeira vez Presidente, em 2015, mas a natureza da sua doença nunca foi revelada.
A saúde do antigo general foi tema de debate durante a última campanha eleitoral em 2019, com a oposição a afirmar que este não estava fisicamente apto para governar, mas Buhari ganhou as eleições.
O Presidente esteve em Londres por razões médicas em 2016 e 2017. Na altura, disse que "nunca tinha estado tão doente" na sua vida e que tinha sido submetido a várias transfusões de sangue.
A última deslocação por motivos de saúde de Buhari a Londres foi entre finais de março e meados de abril, pouco antes de uma greve dos médicos nos hospitais públicos da Nigéria, que protestavam contra os níveis salariais e a falta de equipamento adequado.
A sua estada em Londres para receber tratamento médico desencadeou então um debate aceso no país mais populoso de África, onde o sistema de saúde está a falhar, com menos de 42.000 médicos para 200 milhões de pessoas e hospitais delapidados.
Leia Também: Pelo menos 324 mil crianças morreram em conflito no nordeste da Nigéria