Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha concorda em extraditar criador do famoso antivírus McAfee

A justiça espanhola decidiu extraditar John McAfee, criador do famoso antivírus informático com o mesmo nome, para os Estados Unidos, por suspeitas de evasão fiscal entre 2016 e 2018.

Espanha concorda em extraditar criador do famoso antivírus McAfee
Notícias ao Minuto

15:04 - 23/06/21 por Lusa

Mundo Espanha

Segundo um auto da Audiência Nacional, um tribunal espanhol que trata deste tipo de casos, a que a agência Efe teve acesso, é dada luz verde à entrega do suspeito aos Estados Unidos por alegadas infrações cometidas nos exercícios orçamentais de 2016, 2017 e 2018, tendo a procuradoria-geral dado o seu acordo à medida.

O mesmo não aconteceu para os anos de 2014 e 2015, que a justiça norte-americana também reclamava, uma vez que em Espanha as infrações em causa seriam consideradas meramente administrativas.

Ao contrário da tese da defesa, o tribunal exclui que haja provas de "perseguição motivada por questões políticas, ideológicas ou similares" uma vez que, "para além das alegações verbais" da McAfee, não foi fornecida "qualquer indicação reveladora" nesse sentido.

"A relevância social, económica ou de qualquer outro âmbito, que a defesa alega que o recorrente possui, não lhe confere qualquer imunidade, estando sujeito às leis da mesma forma que qualquer cidadão", afirma o juiz.

McAfee, que tem um segundo pedido de extradição dos Estados Unidos, foi preso em outubro passado no aeroporto de El Prat, em Barcelona, quando estava prestes a apanhar um voo para Istambul (Turquia) e desde essa altura tem estado sob custódia, depois de o tribunal também ter rejeitado o seu último pedido de liberdade, considerando que o "risco de fuga continua a ser evidente" e que ele não tem "nenhum sinal apreciável" de ligação a Espanha.

Durante a audiência de extradição, o empresário, cuja dívida fiscal às autoridades norte-americana ascende a mais de quatro milhões de dólares, alegou ter pago "milhões de dólares em impostos" e disse ter sido vítima de perseguição política por ter denunciado a corrupção na autoridade tributária.

O empresário afirmou que decidiu entrar na política e participar nas primárias do partido libertário, "um partido político radical e muito minoritário, segundo as suas próprias declarações, em que nem sequer foi eleito como candidato", diz o tribunal, que não vê nisto "ligação óbvia" com o pedido de extradição.

A justiça também não vê "ativismo político ou qualquer tipo de ativismo que tenha sido reprimido" ou que isto "represente qualquer tipo de perigo para os interesses" dos Estados Unidos.

A McAfee é uma empresa americana de programas de segurança para computadores sediada em Santa Clara, no Estado da Califórnia, que foi fundada em 1986 por John McAfee.

Leia Também: África do Sul finaliza tratado de extradição com Emirados Árabes Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório