Homens armados raptam quatro chineses que trabalhavam na Nigéria

Vários homens armados raptaram na quarta-feira quatro trabalhadores chineses num estaleiro de construção ferroviária no sudeste da Nigéria, matando os elementos que faziam a segurança à obra, anunciaram hoje as autoridades.

nigeria, mapa

© iStock

Lusa
17/06/2021 18:31 ‧ 17/06/2021 por Lusa

Mundo

Nigéria

"Os quatro chineses que trabalham num estaleiro de construção ferroviária não muito longe da aldeia de Alaagba, no estado de Ogun, foram raptados, e os agentes que faziam a segurança foram mortos", disse o porta-voz da polícia local, em declarações à agência francesa de notícias, AFP.

As empresas chinesas estão a trabalhar em projetos de infraestruturas de milhões de dólares na Nigéria, incluindo projetos de mineração, caminhos de ferro, aeroportos e estradas.

Os raptos de empregados de empresas petrolíferas estrangeiras, muitas vezes protegidos por escoltas policiais, são comuns no sudeste do país, mas este tipo de crime propagou-se recentemente a outras regiões, e mesmo as pessoas percecionadas como mais pobres estão agora em risco de serem raptadas.

As vítimas são normalmente libertadas após o pagamento de um resgate pelos seus familiares ou pela empresa ou seguradora, embora a polícia raramente o confirme.

Em abril, recorda a AFP, dois trabalhadores chineses foram raptados e os seus seguranças privados foram mortos a tiro num local de mineração no sudoeste do estado de Osun, tendo sido libertados quatro dias mais tarde.

Leia Também: Elementos ´jihadistas' nigerianos libertaram 10 reféns

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas