Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sete mortos em atentado com 'motocicleta-bomba' no sul do Iémen

Pelo menos sete combatentes separatistas morreram na sexta-feira após a explosão de uma mota armadilhada com uma bomba junto ao veículo em que seguiam, na cidade de Zinjibar, no sul do Iémen, revelaram hoje forças de segurança.

Sete mortos em atentado com 'motocicleta-bomba' no sul do Iémen
Notícias ao Minuto

23:32 - 11/06/21 por Lusa

Mundo Iémen

"A 'motocicleta-bomba' explodiu quando o camião que transportava os combatentes entrou no mercado" de Zinjibar, capital da província de Abyan, explicou um oficial de segurança em declarações à agência AFP.

Segundo a mesma fonte, além de sete vítimas mortais, também 28 pessoas, incluindo civis, ficaram feridas no atentado que aconteceu horas depois do assassinato de um representante do Conselho de Transição do Sul (STC, na sigla em inglês) em Aden, a capital provisória do Iémen.

Nenhum dos ataques foi reivindicado até ao momento, noticia a agência AFP.

O Iémen está envolvido numa guerra civil desde 2014, quando os houthis, apoiados pelo Irão, controlaram grande parte do norte do país e chegaram mesmo à capital, Sanaa, forçando então o governo internacionalmente reconhecido a exilar-se. Uma coligação de vários países, entre eles a Arábia Saudita, está a apoiar o Governo. A guerra já matou mais de 130 mil pessoas e provocou a pior crise humanitária do mundo.

Os ataques a Marib começaram em fevereiro passado, com os rebeldes a tentarem completar o controlo da parte norte do Iémen. Até agora as forças governamentais, ajudadas pela coligação liderada pela Arábia Saudita, têm repelido os ataques.

O Iémen tem um novo Governo de unidade desde meados de dezembro, que reúne frações rivais, tais como apoiantes do Governo reconhecido pela comunidade internacional e separatistas do STC.

Leia Também: Número de mortos após míssil disparado por rebeldes do Iémen sobe para 17

Recomendados para si

;
Campo obrigatório