Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ocasio-Cortez "dececionada", critica afirmações de Kamala na Guatemala

A vice-presidente norte-americana disse aos guatemaltecos para não irem para os Estados Unidos. A congressista democrata lembrou que os Estados Unidos "passaram décadas a contribuir para mudanças de regime e para a desestabilização na América Latina".

Ocasio-Cortez "dececionada", critica afirmações de Kamala na Guatemala
Notícias ao Minuto

20:33 - 09/06/21 por Fábio Nunes

Mundo Alexandria Ocasio-Cortez

Alexandria Ocasio-Cortez criticou a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, na sequência de comentários feitos durante uma recente visita à Guatemala, como refere o The Guardian.

Na sua primeira visita além-fronteiras, Kamala Harris falou segunda-feira numa conferência de imprensa na qual também marcou presença o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei. Kamala abordou a corrupção e o tráfico humano na América Central, mas deixou igualmente uma mensagem para os cidadãos guatemaltecos que ponderem rumar aos Estados Unidos.

“Quero ser clara para as pessoas desta região que estão a pensar fazer essa viagem perigosa para a fronteira dos Estados Unidos e do México. Não venham. Não venham”, frisou a vice-presidente norte-americana.

Ocasio-Cortez, uma das principais figuras da ala progressista do Partido Democrata, não tardou a reagir na sua conta do Twitter.

“É dececionante ver isto. Primeiro, procurar asilo em qualquer fronteira dos Estados Unidos é um método 100% legal de chegar ao país. Segundo, os Estados Unidos passaram décadas a contribuir para mudanças de regime e para a desestabilização na América Latina. Não podemos ajudar a atear fogo à casa de alguém e depois culpá-los por fugirem”, fez notar Alexandria Ocasio-Cortez.

“Ajudaria se os Estados Unidos finalmente reconhecessem as suas contribuições para a desestabilização e mudanças de regime na região. Fazê-lo pode ajudar-nos a mudar a política externa dos Estados Unidos, a política comercial, a política climática e a política de encarceramento na fronteira para podermos abordar as causas das deslocações em massa e da migração”, acrescentou a congressista.

Vários grupos de direitos humanos também criticaram as palavras de Kamala Harris.

Leia Também: Kamala Harris afirma que México e EUA estão a entrar em "nova era"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório