Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Protestos em Bishkek por desaparecimento de professor ligado a Gulen

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje no Quirguistão para protestar contra o desaparecimento suspeito de um professor que fundou uma rede de escolas inspiradas pelos ensinamentos do teólogo turco Fetullah Gulen, inimigo político do Presidente da Turquia, Recep Erdogan.

Protestos em Bishkek por desaparecimento de professor ligado a Gulen
Notícias ao Minuto

15:18 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Quirguistão

A maior parte dos manifestantes que se concentraram defronte da sede do Governo, em Bishkek, são antigos alunos da rede de escolas criada por Orhan Inandi, quirguiz de origem turca.

"O principal é [ter esperança] de que ainda esteja vivo", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) uma das manifestantes, Zarina Sydykbekova, de 39 anos, que disse temer que o professor tenha sido detido pela Turquia, colocando-o na embaixada em Bishkek, ideia já avançada na semana passada pela mulher de Inandi.

A polícia, que adiantou, entretanto, ter destacado mais de 1.000 agentes para encontrar Inandi desde que desapareceu, no final de maio, disse ter descoberto o carro do professor estacionado perto da residência, vazio e com a porta entreaberta. 

A advogada da família de Inandi, Taalaïgoul Toktakounova, disse à AFP que Orhan Inandi tem cidadania quirguiz desde 2012 e que chegou ao país na década de 1990 para fundar as escolas. 

A Turquia prendeu dezenas de milhares de pessoas nos últimos anos por suspeita de ligações a Gulen, um teólogo muçulmano radicado nos Estados Unidos e acusado por Ancara de orquestrar um golpe de Estado contra Erdogan em 2016.

Gulen negou qualquer ligação à suposta tentativa de golpe de Estado, alegando que é apenas líder de uma rede de instituições de caridade e de empresas. 

Segundo reporta a AFP, o conflito entre Erdogan e Gulen coloca o Quirguistão numa situação "embaraçosa".

As escolas particulares inspiradas pelo pensamento de Gulen são consideradas por terem um padrão de qualidade muito superior ao das escolas públicas, mas a Turquia continua a ser um parceiro importante para este país da Ásia Central. 

Durante uma visita a Bishkek, em 2018, Erdogan prometeu "resgatar o Quirguistão" do movimento de Gulen. 

O Presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, começa quarta-feira uma visita oficial à Turquia.

Leia Também: Grécia decreta que Turquia é país seguro para devolver refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório