Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Líder do Hamas no Egito para discutir reconstrução de Gaza

Uma delegação do movimento islâmico palestiniano Hamas, liderada pelo seu líder político, Ismail Haniyeh, chegou hoje à capital do Egito, Cairo, para discutir questões como a reconstrução de Gaza e a reconciliação entre fações.

Líder do Hamas no Egito para discutir reconstrução de Gaza
Notícias ao Minuto

12:58 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Gaza

A delegação, de oito elementos, foi convidada pelo Egito, mediador na última vaga de violência entre Israel e grupos armados palestinianos na Faixa de Gaza.

A sua chegada era esperada há mais de uma semana, após a trégua mediada pelo Cairo, no âmbito de negociações entre as partes para garantir o fim das hostilidades e chegar a um acordo sobre a reconstrução do enclave palestiniano.

O Egito também convidou as várias fações palestinianas para continuarem a dialogar sobre a sua reconciliação.

A delegação do Hamas deveria ter estado no Cairo imediatamente após a visita de uma missão israelita, liderada pelo chefe da diplomacia de Israel, Gabi Ashkenaki, a 30 de maio, mas foi atrasada devido a divergências entre as partes sobre as condições para consolidar o cessar-fogo, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Um dos principais obstáculos às negociações é a exigência de Israel ao Hamas do regresso de dois civis e dos corpos de dois soldados mortos durante uma operação em Gaza em 2014.

A guerra de 11 dias entre as forças armadas israelitas e grupos armados palestinianos em Gaza, iniciada a 10 de maio, causou pelo menos 243 mortos do lado palestiniano, incluindo 66 crianças e numerosos combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica, e 12 mortos em Israel, entre os quais duas crianças e um soldado.

Segundo a ONU, foram destruídos ou danificados 260 edifícios no enclave palestiniano, incluindo escolas, hospitais e centros de saúde.

Leia Também: ONU pede 95 milhões de dólares para reconstrução palestiniana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório