Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs capturaram 11 distritos afegãos desde 1 de maio, um recorde

As forças talibãs capturaram dois distritos no noroeste do Afeganistão nas últimas 24 horas, elevando para onze o número de territórios que passaram a dominar desde que começou a retirada das últimas tropas estrangeiras, em 01 de maio.

Talibãs capturaram 11 distritos afegãos desde 1 de maio, um recorde
Notícias ao Minuto

11:20 - 07/06/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Cabul, 07 jun 2021 (Lusa) - As forças talibãs capturaram dois distritos no noroeste do Afeganistão nas últimas 24 horas, elevando para onze o número de territórios que passaram a dominar desde que começou a retirada das últimas tropas estrangeiras, em 01 de maio.

Em pouco mais de um mês caíram sob o poder dos talibãs 11 distritos, o maior número em duas décadas de conflito, numa altura em que aumenta a violência.

Pelo menos 126 talibãs morreram e 79 ficaram feridos nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Defesa do Afeganistão referindo-se ao resultado de combates em 16 das 34 províncias do país. 

O aumento da violência coincide com a fase final da retirada das forças estrangeiras, que começou a 01 de maio e deve estar concluída até ao dia 11 de setembro, data que marca o ataque da Al Qaeda contra Nova Iorque e o consequente ataque dos Estados Unidos contra o Afeganistão em 2001.

No distrito de Shahrak, província de Ghor, as forças de segurança empreenderam na noite de domingo uma "retirada estratégica" perante a ofensiva dos talibãs, disse o governador da região, Abdul Zahir Faiz, em comunicado.  

Pelo menos sete membros das forças de segurança morreram e três ficaram feridos, tendo as forças talibãs sofrido 18 mortos e 24 feridos, de acordo com Faiz. 

Um porta-voz talibã, Qaru Yusuf Ahmadi, disse num breve comunicado que no "centro do distrito de Shaharak os quartéis da polícia, a base do Exército e todos os postos de controlo foram completamente conquistados".

"Os soldados inimigos assustaram-se e fugiram da zona", disse Ahmadi.

As forças talibãs capturaram também o distrito de Qaisar, na província de Faryab, após dias de combates marcados por um ataque com um veículo armadilhado que matou 14 membros das forças de segurança. 

"As forças afegãs retiraram-se de todos os edifícios governamentais em Qausar depois de fortes ataques dos insurgentes", disse à agência espanhola Efe um oficial de segurança de Faryab que pediu anonimato.

Leia Também: Pelo menos 23 militares morreram após ataques no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório