Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Internados diminuíram. Recuperados "já estão" a levar vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internados diminuíram. Recuperados "já estão" a levar vacina
Notícias ao Minuto

08:05 - 01/06/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A partir de hoje e até 30 de junho, os consumidores que façam consumos de alojamento, cultura ou restauração vão poder acumular todo o IVA suportado e descontá-lo em novos consumos nestes setores no final do ano. Em causa está o programa IVAucher, lançado pelo Orçamento do Estado para 2021, e que hoje começa a ter aplicação prática.

O Governo vai ainda apresentar as medidas do plano de recuperação das aprendizagens perdidas pelos alunos do ensino obrigatório devido à pandemia, que implicou aulas à distância e o confinamento dos estudantes.

Segundo os dados mais recentes emitidos pela DGS, Portugal registou zero mortes e 445 novos casos relacionados com a Covid-19. O índice de transmissibilidade (Rt) manteve-se em 1,07 mas a taxa de incidência nos últimos 14 dias aumentou para 63,3.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h27 - Alemanha investiga possível fraude com testes ao novo coronavírus. As autoridades alemãs estão a investigar alegações sobre fraude que envolvem uma utilização massiva de testes gratuitos ao novo coronavírus efetuados em lojas de telemóveis, de produtos de beleza ou em galerias de arte reconvertidas em todo o país. Os alemães necessitam de apresentar um teste com resultado negativo para terem acesso a estabelecimentos de produtos não essenciais, frequentar restaurantes ou bares e assistir a eventos culturais.

15h19 - Acordo com Zmar permite "regularizar" o processo, diz Siza Vieira. O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, disse hoje que o acordo para a cedência temporária de alojamentos no Zmar, em Odemira (Beja), permite regularizar um processo que se arrastava desde finais de abril. O Governo identificou o empreendimento Zmar Eco Experience "como um empreendimento que reunia as condições para aumentar a capacidade de resposta" ao aumento de casos de covid-19 entre trabalhadores agrícolas, no concelho de Odemira.  

15h03 - Situação económica vai melhorar? Com a vacinação, 71% acreditam que sim. Mais de metade dos portugueses (71%) acreditam que a situação económica do país vai melhorar com a vacinação, de acordo com um estudo da Boutique Research, divulgado esta terça-feira. De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o estudo revela que "quase três em cada quatro portugueses (71%) considera que quando a maioria da população estiver vacinada, a situação económica do país vai melhorar".   

14h24 - Pandemia já matou 3.551.488 pessoas em todo o mundo. A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.551.488 mortos no mundo desde o anúncio feito pela Organização Mundial de Saúde sobre o surgimento da doença, na China, em dezembro de 2019, indica um balanço da agência noticiosa AFP. De acordo com os dados obtidos a partir de fontes oficiais, foram diagnosticados mais de 170.606.850 casos de infeção desde o início da pandemia. A grande maioria dos doentes recuperaram, mas uma parte ainda não totalmente avaliada conserva os sintomas durante semanas ou meses

14h02 - Portugal não regista mortes mas soma 445 novos casos. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo à evolução da pandemia nas últimas 24 horas e que dá conta de 445 novos contágios e nenhum óbito. Destaque ainda para mais 678 pessoas que recuperaram da Covid-19 nas últimas horas. Com esta nova atualização, Portugal totaliza desde início da pandemia 849.538 contágios, 17.025 óbitos, e 809.813 recuperados

13h52 - Centro Europeu recomenda cautela na vacinação de adolescentes. O CEDC alertou hoje que a vacinação de adolescentesterá benefícios limitados quando comparada com a de outros grupos etários e recomendou cautela nas decisões dos Estados

13h48 - Açores com 19 novos casos e 31 recuperações nas últimas 24 horas. Todos os contágios foram reportados na ilha de São Miguel, a par das 31 recuperações, anunciou a Autoridade Regional de Saúde

13h42 - Época balnear arranca em Oeiras com reforço da higienização (e não só). A época balnear arrancou hoje em Oeiras com reforço de higienização, equipamentos sanitários, sistema de semáforos e o projeto "Praia Acessível", para pessoas com mobilidade reduzida, que no ano passado contou com a participação de 870 utentes.

13h30 - Reembolsos por voos cancelados estão a demorar em "média 20 dias". O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) rejeitou hoje que haja "atrasos significativos" nos reembolsos aos passageiros com voos cancelados devido à pandemia, avançando que "estão a demorar, em média, à volta de 20 dias".

13h20 - Questionado sobre os Santos Populares à margem de uma visita à 'Ajuda de Berço' para assinalar o Dia Mundial da Criança, o líder social-democrata, Rui Rio, referiu que "infelizmente não há condições para festejar os Santos Populares a que todos estamos habituados". "Mais vale fazermos o sacrifício neste momento de não termos o Santo António e o São João e conseguirmos segurar a pandemia, do que numa noite ou em duas noites estragarmos tudo o que vimos a conseguir", elaborou.

Já acerca dos festejos da final da Champions na cidade do Porto, Rio considera que o que aconteceu "ainda foi pior" do que os festejos do Sporting em Lisboa, mostrando-se insatisfeito com as explicações do primeiro-ministro. "Não aprendemos nada", comentou.

12h27 - Recuperados já estão a ser vacinados e menores de 20 começam em agosto? O coordenador da task force da vacinação participou, na manhã desta terça-feira, numa conferência ministerial, no âmbito da presidência portuguesa da UE, a eHealth Summit e sobre os 60 mil autoagendamentos sem resposta, referiu que "esse número está desatualizado à data de hoje já são só quatro mil", justificando que a capacidade para o autoagendamento é "limitada" e o que se passou foi isso mesmo. "Recebemos 700 mil vacinas por semana", que têm depois de ser distribuídas para "segundas doses, agendamento local e agendamento online". 

Quanto a pessoas que já estiveram infetadas há mais de seis meses "já podem autoagendar a vacinação". Aliás, revelou, "esse processo já se iniciou. Já há pessoas recuperadas que estão a ser vacinadas".

O vice-almirante prevê ainda que a vacinação para menores de 30 anos seja feita depois de "acabar a vacinação acima dos 30 anos, entre 20 de julho e o início de agosto". “É natural que no início de agosto estejamos a vacinar já essas pessoas”, acrescentou. Também a partir do dia "6 de junho" as pessoas com mais de 40 anos vão começar a ser chamadas "através de agendamento local" e "uma semana depois abriremos o agendamento online". Haverá "duas formas de agendamento uma local e outra online, ou seja, mesmo quem não conseguir autoagendar, será chamada"

12h19 - Governo vai decidir regras para o período dos Santos Populares esta quarta-feira. O Conselho de Ministros decide esta quarta-feira como serão os festejos dos Santos Populares em Lisboa. A informação foi avançada pela ministra da Saúde, diz a SIC Notícias. “A ponderação das regras para as próximas semanas será feita na reunião de amanhã [quarta-feira]. Os próximos tempos abrangem o período dos Santos Populares e essa apreciação vai ser feita”, afirma.

12h04 - Sete Estados-membros já emitem certificados digitais para viajar. Sete Estados-membros da União Europeia (UE) já começaram a emitir certificados digitais Covid, um mês antes da data para a entrada em funcionamento do portal que permite a livre circulação de pessoas, sob condições. A Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia e Polónia já concluíram os testes técnicos do portal e começaram a emitir e a utilizar os certificados digitais Covid da UE, que atestam se um cidadão está vacinado, imunizado após ter contraído a covid-19 ou tem um teste negativo para o vírus.  

11h48 - Pandemia provoca quebra de investimentos imobiliários na Europa. Os principais fatores que contribuíram para a descida do volume de investimentos imobiliários foram as restrições à mobilidade interna e internacional e as imposições de quarentena. Como uma das principais causadoras das quebras verificadas no setor, está a impossibilidade de visitar ativos imobiliários, revela a Savills.

11h30 - Utentes do SNS assistidos no privado não pagam máscaras. Todos os prestadores de saúde dos setores privado ou social com convenções com o Serviço Nacional de Saúde estão impedidos de cobrar equipamentos de proteção individual, como máscaras ou batas, a quem seja assistido no âmbito do acordo. O alerta foi feito pela Entidade Reguladora da Saúde na sequência de reclamações de beneficiários.

11h26 - Mais um ano sem arraiais de Santo António em Lisboa. Segundo a TSF apurou, a autarquia vai anunciar a proibição dos arraiais na cidade. O anúncio já era esperado depois de, em maio, a Câmara de Lisboa ter anunciado que este ano não haveria marchas populares nem casamentos de Santo António. O anúncio foi mais tarde confirmado pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, apelando para que os cidadãos compreendam a situação e evitem aglomerações.

11h14 - Timor-Leste regista 167 novos casos, quase todos na capital. O número de casos ativos da covid-19 subiu ligeiramente nas últimas 24 horas com as autoridades a registarem um total de 167 pessoas infetadas com o SARS-CoV-2, a quase totalidade na capital timorense. Em comunicado o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que se registaram 161 casos em Díli, quatro em Bobonaro e um cada em Covalima e Viqueque.  

11h10 - Quatro grandes organizações internacionais pedem equidade nas vacinas. Quatro grandes organizações internacionais apelam hoje aos líderes mundiais para que assumam "um novo compromisso" no sentido de uma distribuição mais equitativa das vacinas contra a Covid-19 no mundo, para que o planeta consiga vencer a pandemia. Segundo os especialistas, as desigualdades vacinais entre países ricos e pobres complicam e prolongam a pandemia, que já matou mais de 3,5 milhões de pessoas no mundo.

10h24 - Arturo Vidal internado no hospital após contrair Covid-19. O médio do Internazionale Arturo Vidal foi internado numa unidade hospitalar, depois de ter contraído uma infeção por Covid-19. O jogador acusou positivo na sequência de um contacto próximo com um assintomático, vai falhar os dois dois jogos do Chile a contar para a fase de apuramento para o Mundial 2022.

10h22 - Português surpreendido no epicentro de surto na província de Guangdong. Sem aviso prévio, o português Alexandre Castro ficou impedido de sair de casa, por tempo indeterminado, na cidade de Cantão, sudeste da China, experimentando a contundência das autoridades chinesas na supressão do novo coronavírus. "No sábado, íamos a sair do edifício e já não conseguimos", descreveu Castro à agência Lusa. "As ruas em torno do bairro foram cercadas, com cordão policial, e uma barreira foi colocada à porta do prédio", disse.

10h17 - Champions. Testadas 5.600 pessoas das quais 3 estão em isolamento. A diretora-geral da Saúde disse hoje que no âmbito da final da Liga dos Campeões de futebol foram testadas 5.600 pessoas, das quais três estão em isolamento, duas por testarem positivo e uma por ser contacto de alto risco. Graça Freitas acrescentou que estas "não pertencem à mesma bolha", estando a cumprir isolamento separadas, recusando adiantar a nacionalidade das mesmas.

10h12 - Arquivado inquérito sobre incidentes no transporte de vacinas. O inquérito ordenado pelo Ministro da Administração Interna sobre os incidentes com a PSP e GNR no acompanhamento de vacinas da Covid-19 em Évora acabou arquivado por "não haver matéria disciplinar", mas com recomendação às forças de segurança. Em causa está um incidente entre a PSP e a GNR nos primeiros dias do programa de vacinação sobre quem devia escoltar o transporte de vacinas no distrito de Évora.

10h07 - Atrasos no autoagendamento "resolvidos nos próximos três dias". Desde que as pessoas com mais de 50 anos podem autoagendar a toma da vacina contra a Covid-19 que têm sido reportados atrasos neste processo. Em declarações à RTP, o vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo garantiu que a questão estará resolvida em breve. 

09h47 - Há acordo entre o Governo e o Zmar. Estado pagará 100 euros/dia. O Governo e a massa insolvente do empreendimento turístico Zmar assinaram, na segunda-feira, um acordo para a disponibilização de 34 unidades de alojamento para moradores de Odemira. Com este acordo, o Governo pagará 100 euros por dia por cada alojamento. "O acordo deixa uma garantia: não há imigrantes infetados nas casas. O Zmar é usado para situações em que não há contágio", referiu ainda o advogado, que confirmou que o valor estipulado é de 100 euros por casa "com efeitos retroativos ao dia 29 de abril, dia em que tudo começou". 

09h06 - Japão vai começar a vacinar nos locais de trabalho em junho. O país planeia iniciar a vacinação contra a Covid-19 nos locais de trabalho e universidades a 21 de junho para acelerar a campanha de vacinação do país, disse um porta-voz do governo na terça-feira. O Japão tem vindo a ficar para trás na imunização quando comparado com outras nações desenvolvidas. Até agora tem apenas cerca de 7% da população vacinada.

08h29 - Com a entrada em junho, apoio à retoma 'ganha' novas regras. As empresas mais afetadas pela pandemia e que aderiram ao apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade podem continuar a reduzir os horários até 100% em junho, mas não para a totalidade dos seus trabalhadores, de acordo com as novas regras. 

07h57 - Alemanha soma mais 1.785 casos e 153 mortes por Covid-19. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.785 casos da doença, aumentando para 3.682.911 o total de infetados desde o início da pandemia. Quanto ao número de mortos, são agora 88.595, mais 153 do que ontem. A incidência de 7 dias aumentou ligeiramente pela primeira vez em três semanas.

07h42 - Acumulação do IVA no âmbito do IVAucher começa hoje. Os consumidores que a partir de hoje e até 30 de junho façam consumos de alojamento, cultura ou restauração vão poder acumular todo o IVA suportado e descontá-lo em novos consumos nestes setores no final do ano. Em causa está o programa IVAucher, lançado pelo Orçamento do Estado para 2021, e que hoje começa a ter aplicação prática, e que terá, ao longo da sua duração, três fases distintas. Saiba aqui, ponto por ponto, como funciona..

07h39 - EUA com 135 mortos e 5.725 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 135 mortes devido à Covid-19 e 5.725 casos da doença nas últimas 24 horas, indicou na segunda-feira a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, os EUA contabilizaram 594.565 óbitos e 33.264.272 casos de Covid-19, sendo o país com mais mortes e mais infeções no mundo.

07h34 - México com 61 mortos e 932 casos nas últimas 24 horas. O México registou 61 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas e 932 casos da doença, disseram na segunda-feira as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 223.568 óbitos e 2.413.742 casos de Covid-19, acrescentaram.

07h27 -  Índia com 2.795 mortos e 127.510 casos em 24 horas. A Índia registou hoje 2.795 mortes devido à Covid-19 e 127.510 casos da doença nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Índia contabilizou mais de 331 mil mortos e 28,1 milhões de casos da doença.  

07h22 - Província chinesa de Guangdong deteta 11 casos locais. A província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou 11 casos locais de Covid-19, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Comissão de Saúde da China. Foram detetadas dezenas de infeções locais desde 21 de maio passado, situação que levou as autoridades locais a impor, na segunda-feira, restrições à circulação interna de pessoas, ao ditar que quem quiser sair da província deve fazer um teste à Covid-19.

07h20 - Tribunal australiano mantém proibição de saídas do país. Um tribunal australiano negou hoje, por unanimidade, um pedido para suspender a ordem do Governo, de março de 2020, a proibir as saídas do país, numa medida de resposta à pandemia de Covid-19. Ao abrigo da Lei de Biossegurança de 2015, o Governo australiano proibiu a saída do país de qualquer cidadão ou residente permanente e impôs a suspensão de quaisquer rotas aéreas internacionais, com exceções em casos humanitários, laborais ou de interesse nacional.

07h18 - Mais de 600 profissionais da Saúde morreram por coronavírus na Venezuela. Mais de 600 profissionais do setor da Saúde morreram por coronavírus, desde o início da pandemia da Covid-19 na Venezuela, 20 deles na última semana, segundo dados da ONG local Médicos Unidos da Venezuela (MUV). "Recebemos informação de 20 novos falecimentos de pessoal do setor da saúde com critérios da Covid-19, para chegar a 602 (mortes), enquanto os porta-vozes oficiais reportam 2.629 falecidos totais no país", explica a ONG na sua conta do Twitter.

07h10 - Comissão Europeia já recebeu 22 planos nacionais de recuperação. A Comissão Europeia anunciou hoje que recebeu o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da Roménia, elevando para 22 os Estados-membros que apresentaram a Bruxelas as medidas que consideram necessárias para recuperarem da pandemia. A Roménia junta-se assim a Portugal, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Áustria, Polónia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia, Irlanda e Suécia que já enviaram formalmente os seus planos para Bruxelas, ficando a faltar cinco Estados-membros.

07h07 - Espanha considera provável deixar em julho de se usar máscara no exterior. O Ministério da Saúde espanhol considerou segunda-feira que "é possível" relaxar na utilização de máscaras ao ar livre em meados ou finais de junho "e muito provavelmente" no início de julho. Segundo a tutela, é essa a previsão se a evolução epidemiológica e a vacinação continuarem ao ritmo atual.

07h03 - Peru é novamente o país com a taxa de mortalidade mais elevada. O Peru volta a ser o país com a taxa de mortalidade mais elevada devido à Covid-19, depois de o Governo ter revisto o número de mortes devido à doença, que se cifra nas 180.764 vítimas mortais. Os números divulgados, que somam mais 111.000 mortes, quase triplicam o impacto do novo coronavírus no país.  

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Peru revê número de mortes. 5.600 pessoas testadas após LC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório