Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Rt mantém-se, incidência sobe. "Três novos patamares"?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt mantém-se, incidência sobe. "Três novos patamares"?
Notícias ao Minuto

08:15 - 28/05/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Infarmed voltou a acolher hoje uma reunião de peritos para avaliação da situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, da qual se espera uma revisão dos critérios da matriz de risco que determina o ritmo do desconfinamento. Será a primeira reunião entre políticos e especialistas desde que terminou o Estado de Emergência em 30 de abril.

Já ontem, na conferência de imprensa no final da reunião de Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, deixou o alerta de que o país se aproxima da zona amarela na atual matriz de risco, pedindo aos portugueses o reforço da prevenção. Atualizou ainda a lista de concelhos que seguem e que recuam no plano de desconfinamento, bem como os concelhos em alerta, sendo o de Lisboa um deles.

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 598 casos de infeção pelo novo coronavírus e uma morte relacionada com a doença. Desde esta quinta-feira, a população com mais de 50 anos já pode fazer o agendamento da toma da vacina.  

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h54 - Cerca de 60 pessoas vacinadas com a mesma seringa na Áustria. Cerca de seis dezenas de funcionários de uma empresa de siderurgia austríaca em Voestalpine foram vacinados contra a Covid-19 com a mesma seringa, um "erro médico" relatado já, indicou hoje fonte sanitária.

15h42 -  EMA aprova vacinas da Pfizer em adolescentes dos 12 aos 15 anos. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, a utilização das vacinas da Pfizer em adolescentes dos 12 aos 15 anos. Contudo, explicou o organismo em conferência de imprensa, "será cada estado-membro" a decidir se as usará ou não nesta faixa etária.

15h39 - Verdes pedem que "vida continue" e não haja "passos atrás". O Partido Ecologista 'Os Verdes' defendeu hoje que é preciso continuar a "testar, isolar e vacinar" e que Portugal não pode dar "passos atrás" no desconfinamento, porque "a vida precisa de continuar". A deputada Mariana Silva falava aos jornalistas no parlamento, após a 21.ª sessão sobre a situação da Covid-19 em Portugal, na qual os partidos participaram por videoconferência.

15h13 - “Manter matriz é importante para ter uma comunicação consistente". O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira salientou que “manter a matriz de risco é importante para ter uma comunicação consistente com a população”. "Não estar a mudar regras a meio do jogo é um bom princípio. Isso não quer dizer que não possa haver novas fases de desconfinamento e deve haver”, disse. Lamentou ainda que a testagem tenha caído “brutalmente” depois de um pico de “dois ou três dias”.

15h06 - PAN não quer "calendarização antecipada", mas sim "planeamento". A deputada Bebiana Cunha sublinhou que deve haver prevenção e planeamento, mas que o desconfinamento deve ser baseado na “evidência atual e não numa calendarização antecipada”.

14h59 - Pandemia deve ser gerida “com tranquilidade e racionalidade”. A Iniciativa Liberal reagiu pela voz de Carla Castro, que criticou a “arbitrariedade” de algumas medidas em vigor. O partido lamenta que impere uma “cultura de medo” por parte do Governo, que “não confia nas pessoas”. Sublinhou ainda que “não há pressão nos sistemas de saúde”, e que pediram que a pandemia seja gerida “com tranquilidade e racionalidade”.

14h49 - Há “riscos, que persistem". Paula Santos do PCP reagiu à reunião do Infarmed referindo que há “riscos, que persistem, no que diz respeito ao fornecimento de vacinas no nosso país”. A deputada comunista insistiu que é necessário suspender as patentes das vacinas e diversificar a compra e que tendo em conta todos os indicadores da doença, "não há qualquer justificação para a manutenção de medidas de restrição que não têm qualquer correspondência com a realidade". "É preciso devolver a vida às pessoas", disse.

14h40 - "Vacinação está a decorrer até melhor que o previsto”. A reação do PS chegou pela voz do secretário-geral José Luís Carneiro que sublinhou que “como foi possível vislumbrar, a vacinação está a decorrer até melhor que o previsto” e que “a eficiência da vacina mostra que há níveis de imunização elevados mesmo com uma primeira toma”. Dessa forma, agora, poderão libertar-se “outros setores da economia”, nomeadamente no comércio, restauração e turismo.

14h31 - "Sinais são preocupantes". O PSD reagiu à reunião do Infarmed pela voz do deputado Ricardo Baptista Leite, a partir do Parlamento. "A posição dos especialistas é sensata”, começou por dizer o social-democrata, lamentando, no entanto, que “agora que os números aumentaram em Lisboa é que se vão aumentar os testes". “O Reino Unido vai reavaliar muito em breve se Portugal continua na lista verde”, afirmou o deputado, sublinhando que Portugal está ao contrário e tem de fazer um esforço para garantir que a economia pode “continuar a funcionar”. Para Baptista Leite, os “sinais são preocupantes” e defendeu a introdução de mais variáveis na matriz de risco, embora concorde com os especialistas que se devem manter os "indicadores base".

14h29 - Há 18 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. 18 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 28 de maio, que reporta também mais 598 infetados e uma morte. Para consultar o nível de risco do seu concelho pode aceder aqui ao boletim desta sexta-feira e consultar as páginas 4, 5 e 6. 

14h25 - Matriz de Risco. O relatório da DGS vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que tem servido de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal se está a aproximar-se do amarelo. O Rt nacional e no território continental está nos 1,07. Já a incidência nacional está nos 59,6 e no continente é de 56,0. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco mostra que Portugal está mais próximo do amarelo © DGS  

14h22 - Reino Unido aprova vacina de dose única da Johnson&Johnson. O Reino Unido aprovou hoje a vacina de dose única contra o novo coronavírus da Janssen, grupo farmacêutico do gigante norte-americano Johnson&Johnson, acrescentando uma quarta vacina ao seu arsenal na luta contra a pandemia, disse o Departamento de Saúde britânico. Vai juntar-se às vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Moderna já utilizadas no país.

14h07 - "Padrão" da pandemia é "diferente", mas "a doença continua". A ministra da Saúde já fala aos jornalistas depois de terminada a reunião no Infarmed, tendo começado por destacar que "a doença continua" mas o "impacto da pandemia modificou-se", sendo agora a faixa dos "20 aos 29 anos os principais alvos de novos casos". Já "os adultos maduros dos 40 aos 59" representam neste momento "o maior número de hospitalizações", enquanto nos idosos a incidência é "bastante baixa". Também a letalidade, destacou a ministra é agora "baixa quando a comparamos com há um ano"

13h59 - Eventos interiores podem vir a deixar de ter limitação de lotação. A proposta de adaptação do plano de desconfinamento elaborada pela equipa de especialistas liderada pela investigadora Raquel Duarte, da Universidade do Porto, prevê que os eventos interiores possam deixar de ter limitação de lotação no nível máximo.

13h53 - Maior aumento de casos diários em mais de um mês. Com a atualização hoje feita pela DGS, e que dá conta de 598 novos contágios nas últimas horas, este é o maior aumento de casos diários em mais de um mês. Desde 22 de abril, dia em que foram reportados 636 casos, que não se registavam tantos contágios em 24 horas.

13h44 - Lisboa com 3,28 vezes mais casos que o esperado nas últimas três semanas. O concelho de Lisboa teve nas últimas três semanas 3,28 vezes mais casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 do que o esperado, afirmou hoje a investigadora Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública.

13h35 - Mais 598 infetados e uma morte em Portugal. Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 598 casos de infeção pelo novo coronavírus e uma morte relacionada com a doença, indica o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta sexta-feira. Já quanto ao RT, este valor manteve-se em relação à última atualização - 1,07. A incidência subiu. 

13h31 -  Já foram administradas mais de 5,2 milhões de doses de vacinas em Portugal. "Mais de 1,6 milhões de pessoas têm a vacinação completa, com a toma das duas doses", informa o Ministério da Saúde.

13h24 - "Três novos patamares" no desconfinamento? O plano de desconfinamento da pandemia de Covid-19 pode passar a contar com três novos níveis, se for acolhida a proposta apresentada pela equipa de especialistas liderada pela investigadora Raquel Duarte, da Universidade do Porto. "A nova proposta assenta em pilares que deverão ser mantidos: primeiro, a velocidade a que a população está a ser vacinada, a política de testagem alargada [...] a vigilância serológica das variantes; a monitorização dos indicadores; o cumprimento das medidas de proteção individual e a ventilação eficaz dos espaços interiores", enfatizou.

13h21 - Mais de 50 anos e ainda não foi vacinado? Já pode fazer o agendamento. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recorda, esta sexta-feira, que "se tem mais de 50 anos e ainda não foi vacinado, pode fazer o agendamento da sua vacina no local e data que pretender". Basta clicar aqui e preencher o formulário. 

13h16 - Cillessen testa positivo à Covid-19 e falha estágio holandês em Lagos. O guarda-redes Jasper Cillessen vai falhar o início do estágio dos Países Baixos em Portugal, para o Euro2020 de futebol, por ter apresentado um teste com resultado positivo ao novo coronavírus.

13h02 -  Autarca de Portimão constituída arguida por vacinação indevida. Isilda Gomes, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, foi constituída arguida por vacinação indevida, avança a TVI24. De recordar que a autarca já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 por prestar voluntariado no hospital de campanha da cidade. 

12h52 - EUA dizem ter "grande quantidade" de dados sobre origem da pandemia. O pedido do Presidente dos Estados Unidos para investigar as origens do coronavírus que causa a Covid-19 ocorreu depois de os serviços de informações comunicarem à Casa Branca que estão na posse de uma "grande quantidade de provas". De acordo com a edição de hoje do New York Times, os serviços de informação dos Estados Unidos pediram ao chefe de Estado, Joe Biden, tempo adicional para analisarem - com recurso a processos informáticos - todo o material disponível. 

12h43 - Hungria doa 100 mil doses de vacinas a Cabo Verde. Cabo Verde vai receber na próxima semana 100 mil doses de uma vacina contra a Covid-19 doada pelo Governo da Hungria, anunciou hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva. "A Hungria respondeu positivamente ao nosso pedido e Cabo Verde vai receber uma doação de 100 mil doses de vacinas na próxima semana. Queria agradecer em meu nome e em nome de todos os cabo-verdianos ao povo e ao Governo húngaro, em especial o meu homólogo Viktor Orbán, por este gesto que muito nos honra", escreveu Ulisses Correia e Silva, na sua conta oficial na rede social Facebook.

12h37 - Pandemia já causou 3,5 milhões de mortos e infetou quase 169 milhões. A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 3.513.088 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China. Mais de 168.905.450 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, segundo a agência France Presse, que assinala que a grande maioria dos doentes recupera, mas uma parte ainda mal avaliada continua com sintomas durante semanas ou até meses.

12h25 - Número de óbitos mensais aumentou 21,9% no primeiro ano de pandemia. O número de mortes mensais aumentou 21,9% no primeiro ano de pandemia, situando-se nos 11.170 óbitos, que, conjugado com uma diminuição dos nascimentos, agravou o saldo natural negativo da população, segundo o INE.

12h22 - Terminou reunião no Infarmed. A ministra da Saúde, Marta Temido, ainda perguntou ao primeiro-ministro se queria intervir na reunião, mas António Costa recusou, tendo terminado assim a parte pública da sessão.

12h17 - Infarmed: O Presidente da República faz agora perguntas aos especialistas e chama atenção para algumas questões: 

  • Sobre a vacinação, referiu que "é do interesse de todos continuar a sublinhar a vacinação e maior deve ser o esforço para explicar a sua importância”;
  • Na parte das variantes diz ter de reconhecer a "“importância de fator internacional quanto às linhas vermelhas". "Tenho dificuldade em ver peso imediato das novas variantes na sociedade portuguesa. Concordo instintivamente com apelos feitos no cuidado com as viagens”, confessou. Mas, para Marcelo, em Portugal “continua a ser praticamente estável o panorama em relação a variantes”, mesmo no caso da indiana, que ainda é pequena".
  • O chefe de Estado referiu ainda que se apercebeu da ausência de qualquer referência à correlação entre a incidência e o stress hospitalar com a mortalidade e letalidade: "Parece óbvio que um indicador do R é mais precoce do que de internamento em cuidados intensivos. Não vi qualquer análise sobre a ligação que existe ou não entre o aumento de casos e a pressão no SNS".
  • No caso da legitimação pública dos indicadores e dos critérios sanitários adotados, Marcelo afirmou que "já não é tão evidente para a perceção pública quando esses riscos estão a descer - não desce a incidência mas desce a pressão no SNS. Em termos de legitimação pública isto é muito importante".

12h02 - Infarmed: Já foram dadas "5,2 milhões de vacinas" até quinta-feira. Fala agora o coordenador da task force para o plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que faz o faz agora o balanço da imunização. No segundo trimestre vão chegar a Portugal 1,5 milhões de vacinas e face às restrições sobre a vacina da Janssen, podem ser ser perdidas 3,6 milhões de doses. "Referente ao dia de ontem, em Portugal Continental, já demos 5,2 milhões de vacinas, 3,5 milhões de primeiras doses e praticamente 1,8 milhões de segundas doses", revelou.

Até ao final desta semana, mais de 85% de pessoas dos 60 aos 69 anos e cerca de 40% dos 50 aos 59 anos estarão vacinadas. Se o plano não sofrer nenhum revés, avançou Gouveia e Melo, "a partir de 6 de junho começamos a vacinar com agendamento local a faixa dos 40 anos, e a partir da última semana de junho a faixa dos 30 anos". Estimando acabar a faixa dos 30 anos entre a primeira e a segunda semana de agosto, com a primeira dose.

11h40 - Infarmed: Peritos defendem a manutenção da matriz de risco. O grupo de peritos continua a propor a manutenção do atual conjunto de indicadores, salientando a importância da incidência e do R(t) como "indicadores principais", afirmou Andreia Leite, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP). “A vacinação vai contribuir para manter os valores controlados de infeção, logo não se justifica a modificação dos critérios”, diz, acrescentando, no entanto, que ainda há várias incógnitas quanto à vacinação, nomeadamente quanto à duração da imunidade.

11h22 - Dos óbitos ao ambiente: O impacto de um ano de pandemia em sete pontos. O INE divulgou, esta sexta-feira, uma síntese dos principais dados que mostram o impacto da pandemia na economia portuguesa. A comparação de resultados estatísticos disponíveis para o primeiro ano da pandemia - de março de 2020 a fevereiro de 2021 - com o período pré-pandémico - de março de 2019 a fevereiro de 2020 -, "permite ter uma noção mais informada sobre o impacto da pandemia e avaliar os seus efeitos nas várias áreas", de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). 

11h08 - Infarmed: “Tudo indica que a infeção se tornou endémica". Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, fez a sua intervenção por videoconferência e revelou que a estabilização da curva da probabilidade de morrer mostra que estamos a chegar ao “valor melhor” que é possível obter. “O vírus chegou para viver entre nós”, diz Henrique Barros. Segundo o especialista “muita coisa mudou ao longo do tempo na nossa perceção da doença” e a população portuguesa está a aprender a viver com o coronavírus. “Tudo indica que a infeção se tornou endémica, ou pelo menos tornou-se endémica socialmente”, continua, lembrando que os números em Portugal são um bom sinal de que houve aprendizagens sobre o modo de combater a doença. 

11h05 - Arrancou a testagem a taxistas em Lisboa. ANTRAL diz que peca por tardia. O presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, disse hoje que os taxistas estão desde as 09h00 a ser testados à Covid-19 em Lisboa, um reforço de testagem que o setor considera bem-vindo, mas que, referiu, peca por tardio. Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANTRAL - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros disse que o reforço da testagem para o setor é "muito bem-vindo", uma vez que "esta é uma profissão de alto risco".

10h48 - Infarmed: Há 4,6% de casos associados à variante indiana. João Paulo Gomes, do Instituto Dr. Ricardo Jorge, revelou que a variante britânica representa 87,2% do total de casos em Portugal, quando em abril estava nos 91%. A de Manaus desceu de 4,3% no mês passado para 3% em maio, "e assim se deverá manter". Já sobre a variante indiana dos 800 sequenciados 4,6% já são desta variante. "Estes casos não se referem apenas à região de Lisboa e Vale do Tejo, mas já se encontram em nove distritos e 13

". Em abril "não houve qualquer caso", mas que em maio houve um salto que gera preocupação. Atualmente, são 37 os casos registados com esta variante, sendo que a estimativa é de que o total real ronde os 160. Naturalmente, o número de casos reais será “muito mais” e em mais distritos e concelhos. "É expectável" que "exista já transmissão comunitária" dessa variante, alertou.

10h32 - Infarmed: Vacinas com efetividade de 80% e 75% em pessoas acima dos 80 anos. A efetividade da vacina em pessoas com mais de 80 anos foi avaliada a partir de 3 de fevereiro, em pessoas sem qualquer infeção anterior. Os resultados mostram que a efetividade é 80% para infeção sintomática e que a vacina diminui em 75% o risco de infeção. "Valores muito bons", considera, mas “para que a imunidade se torne real é preciso passar um mês após a primeira dose”, destaca Baltazar Nunes.

10h23 - Infarmed: R(t) está em 1,11. Fala agora Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, sobre a evolução da incidência e da transmissibilidade da Covid-19 em Portugal. “Desde meados de março que a incidência tem estado de forma constante, com algumas oscilações de subida e descida”, começa por dizer, esclarecendo que “O valor do R(t) está, agora, em 1,07. O valor diário do R(t) está em 1,11.”. "Algarve e Norte estão com R abaixo de 1 e Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Centro acima", segundo os últimos valores. "As regiões que têm um crescimento mais acentuado são de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo", disse.

10h10 - Infarmed: Taxa de incidência "ligeiramente crescente" na última semana. Acaba de começar a reunião no Infarmed e o primeiro a falar é André Peralta Santos, da Direção Geral da Saúde, para fazer uma análise geral sobre a situação epidemiológica em Portugal. Há uma incidência "baixa a moderada", mas "com ligeira tendência crescente na última semana", referiu, acrescentando que os concelhos com mais de 120 casos por cem mil habitantes "não são muitos" e que representam cerca de 7% da população, onde se incluí Lisboa - as freguesias do centro têm incidências superiores a 240 casos por cem mil habitantes e as contíguas com mais de 120 casos.

Referiu ainda que a maior incidência está no grupo dos 20 aos 29 anos, mas também nos 30 aos 40, com um pico nos 25 anos, enquanto se mantém uma "tendência decrescente" nas pessoas com mais de 80 anos que têm uma "diminuição muito marcada".

Não há mortos entre quem ficou infetado após a tomar vacina. Após tomar a vacina houve:

  • 272 pessoas infetadas
  • 15 hospitalizados
  • Zero mortos 

10h06 - Começou a reunião com os peritos no Infarmed. Além da análise da evolução da pandemia em Portugal e das novas regras para o Verão, espera-se uma revisão dos critérios da matriz de risco que determina o ritmo do desconfinamento.

Acompanhe aqui:

08h59 - Apoios Covid-19: Estas são as datas para os pedir em junho. O Instituto da Segurança Social (ISS) divulgou, na quinta-feira, que os requerimentos para pedir os apoios extraordinários no âmbito da pandemia vão estar disponíveis entre 1 e 11 de junho. Os requerimentos, sublinhe-se, dizem respeito ao Apoio Extraordinário à Redução da Atividade Económica e ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores.

08h33 - Pedro Simas entrega plano para preparar Lisboa para futura pandemia. O virologista elaborou um plano de contingência no âmbito da candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa. No documento, enviado esta sexta-feira às redações, o especialista começa por destacar que, na atual pandemia da Covid-19, "nem sempre a decisão foi guiada pelos dados e conhecimento da ciência" e que, em Lisboa, a pandemia revelou quatro fragilidades: a sobrecarga do sistema de saúde; a proteção dos grupos de risco; o funcionamento da cidade com os diferentes níveis de confinamento e a dificuldade em comunicar ciência.  

07h59 - Ordem dos Médicos alerta para quebra do desempenho dos centros de saúde. A pandemia provocou uma quebra do índice de desempenho global na generalidade dos centros de saúde, alertou hoje a Ordem dos Médicos (OM), que atribuiu essa redução à deslocação dos clínicos para funções relacionadas com a Covid-19. 

07h51 - Peritos reúnem-se hoje no Infarmed. Mudanças na matriz de risco? O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a ministra da Saúde, Marta Temido, e os representantes de partidos voltam a reunir-se hoje com peritos sobre a evolução da pandemia em Portugal e novas regras a adotar no verão, num encontro no Infarmed, em Lisboa, com início marcado para as 10h00.

07h45 - Parlamento timorense aprova renovação do estado de emergência. O Parlamento timorense autorizou hoje o Presidente da República, por 35 votos a favor e 21 abstenções, a declarar o 14º período do estado de emergência devido à Covid-19, que vai vigorar até ao início de julho. Na sua última intervenção antes da votação, e depois de ouvir fortes críticas à gestão do Governo da pandemia, o primeiro-ministro disse que a responsabilidade do combate à doença é "conjunta", do Estado, mas também "com o papel importante dos cidadãos".  

07h34 - Índia com menos de 200 mil casos pela segunda vez esta semana. A Índia registou menos de 200 mil casos de Covid-19 pela segunda vez esta semana, com 186 mil infeções nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde 14 de abril, segundo dados do Ministério da Saúde indiano. Nas últimas 24 horas, o país contabilizou ainda 3.660 mortos, menos duas centenas do que na véspera.

07h31 - Alemanha regista mais 7.380 novos casos e 192 mortes por Covid-19. A Alemanha soma, esta sexta-feira, mais 7.380 casos de Covid-19 e 192 mortes. O número diário de infetados volta a subir depois de ontem terem sido registados 6.313 casos. Em termos acumulados, o país regista, desde o início da pandemia, 3.669.870 infetados e 88.187 vítimas mortais da doença.

07h28 - Mais de 17% da população de Díli já tomou a primeira dose da vacina. Mais de 60 mil residentes em Díli, que representam 17% da população na capital timorense, já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, segundo dados divulgados hoje pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC). O balanço atualizado do processo de vacinação foi apresentado hoje no Parlamento Nacional por Odete Viegas, uma das vice-coordenadoras do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), durante o debate de renovação do estado de emergência.

07h12 - México com 425 mortos e 3.050 casos de Covid-19 no último dia. O México registou 425 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 222.657 o total de óbitos desde o início da pandemia, informaram as autoridades. O país diagnosticou ainda 3.050 infeções nas últimas 24 horas, acumulando agora 2.405.772 casos desde o início da pandemia, segundo os últimos dados divulgados.

07h08 - EUA com 1.234 mortos e mais de 25 mil casos em 24 horas. Os Estados Unidos registaram 1.234 mortes provocadas por Covid-19 e 25.292 novos casos nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com 593.156 óbitos desde o início da pandemia, os EUA continuam a ser o país com mais mortes e também com mais casos no mundo, com um total acumulado de mais de 33,1 milhões (33.213.320) de infeções.  

07h03 - China com sete infetados em 24 horas, todos oriundos do exterior. A China detetou sete pessoas infetadas pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, todas oriundas do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos foram diagnosticados em viajantes, provenientes do estrangeiro, na cidade de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Sichuan (centro) e Jiangsu (leste).

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia, mas pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Faixa etária dos 50 já pode agendar vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório