Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Faixa etária dos 50 já pode agendar vacinação

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO:  Faixa etária dos 50 já pode agendar vacinação
Notícias ao Minuto

15:57 - 27/05/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal voltou a não registar óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo contabilizado 572 novos casos, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal acumula 847.006 contágios e 17.022 vítimas mortais. Também não foram reportados novos internamentos.

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Barcelos gerou hoje o caos, com um grande aglomerado de pessoas, e sem distanciamento social. Mas a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte garante que estão a ser tomadas medidas para resolver a situação. 

Hoje, após o final do Conselho de Ministros, o Governo vai anunciar quais os concelhos que vão recuar no desconfinamento. 

África precisa de forma "urgente" de pelo menos 20 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford nas próximas seis semanas para conseguir administrar segundas doses a todos os que receberam a primeira, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Boa noite, este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - O ministro da Economia português, Pedro Siza Vieira, disse hoje, em Bruxelas, que Portugal tem que assegurar que as entradas no país se fazem em total segurança, enquanto não está em vigor o certificado digital Covid-19 da UE. 

"Portugal tem condições para o mais rapidamente possível começar a colocar em funcionamento as infraestruturas necessárias para a leitura dos certificados. O regulamento entrará em vigor no dia 1 de julho, mas julgo que é muito importante que consigamos, o mais cedo possível, assegurar que quem entra no nosso país tenha também a possibilidade de mostrar ao público português que viaja em condições de segurança", disse o ministro.

23h51 - O presidente da Namíbia, Hage G. Geingos, e a primeira-dama, Monica Geingos, estão infetados com o novo coronavírus, encontrando-se bem, revelou hoje a presidência do país africano.

A Namíbia registou 53.903 casos confirmados de infeção pela doença e 795 mortos desde que as autoridades declararam a pandemia no país, a 14 de março de 2020.

23h44 - A vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, vai manter-se com medidas específicas e mais restritivas do que as previstas para os concelhos em alto risco nos Açores, anunciou hoje o Governo Regional.

23h32 - O vereador da Saúde na Câmara de Viana do Castelo disse hoje "não haver plano de vacinação que resista ao auto-agendamento para a vacinação contra a Covid-19 decidido por Lisboa", mas garantiu uma "resposta adequada" ao problema".

"O nosso planeamento para a tarde de hoje era inocular 600 pessoas com a segunda dose da vacina. Na quarta-feira, fomos informados de que teríamos de vacinar mais 230 pessoas de autoa-gendamento. É difícil gerir o processo. Há dificuldade em fazer convergir as listagens das marcações com as do auto-agendamento. O mais importante é agilizar e uniformizar os procedimentos", defendeu Ricardo Rego.

Segundo o vereador com o pelouro da Saúde, no exterior do centro municipal de vacinação, instalado no pavilhão desportivo da Meadela, "esta situação leva a ajuntamentos".

22h57 - Os Açores vão começar a aplicar testes de saliva de despiste de SARS-CoV-2 nas escolas da região, a partir da próxima semana, fazendo rastreios aleatórios, revelou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto.

22h31 - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil referiu esta quinta-feira que foram detetados 67.467 casos de contaminação e morreram mais 2.245 pessoas devido à Covid-19 nas últimas 24 horas. Em termos globais, o Brasil perfaz um número acumulado de 16.342.162 casos confirmados e um total de 456.674 mortes

A incidência acumulada prossegue a tendência de subida que se tem verificado nos últimos dias. A incidência de casos fixa-se em 7.776,5 casos por cada 100 mil habitantes

21h57 - O auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos já está disponível. Para ter acesso ao mesmo basta entrar na secção dedicada à Covid-19 do site do Ministério da Saúde.

21h55 - O avançado Gonçalo Guedes falhou o arranque da preparação da seleção portuguesa para o Euro2020, após ter tido um teste positivo ao novo coronavírus, que provoca a Covid-19, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

20h42 - Membros da comunidade de inteligência norte-americana admitem a hipótese de um acidente de laboratório ter causado a pandemia de coronavírus. Esta quinta-feira o gabinete do diretor de inteligência nacional, Avril Haines, admitiu que duas das suas agências têm duas teorias diferentes sobre a origem do SARS-CoV-2.

Uma dessas teorias assinala que o novo coronavírus teve origem de forma natural através do contacto entre pessoas e animais infetados. A outra teoria aponta para um possível acidente num laboratório.

O comunicado do gabinete do diretor de inteligência nacional dos Estados Unidos não esclareceu quais são as duas das suas 17 agências que acreditam nestas teorias. No entanto, frisou que tanto uma teoria como a outra são apoiadas pelas agências com “baixa ou moderada confiança”, o que significa que as provas estão longe de ser conclusivas.

20h39 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que critérios como a vacinação, as variantes e a pressão sobre os hospitais podem ser considerados na avaliação de um novo modelo da matriz de risco de transmissibilidade da Covid-19

"Temos um grupo de trabalho que vem acompanhando esta matéria, quer nas medidas que possam ajustar a matriz de risco, quer em outros indicadores complementares, também importantes, como a vacinação, o tipo de variantes ou pressão sobre os serviços hospitalares, que podem vir a ser considerados quando se fizeram novas avaliações", disse António Lacerda Sales.

19h34 - A Madeira regista hoje seis novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, e 41 doentes recuperados, contabilizando um total de 225 casos ativos, indicou a Direção Regional da Saúde (DRS).

19h23 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta quinta-feira que foram identificados 13.933 casos de contágios e morreram mais 142 pessoas no último dia. França totaliza 5.635.629 infetados e 109.165 vítimas mortais. O total de recuperados aumentou para 368 mil

18h49 - O teletrabalho vai manter-se obrigatório em todos os concelhos de Portugal até 13 de junho, coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade, precisou hoje fonte do Governo. 

"As regras atualmente em vigor em Resolução de Conselho de Ministros são prorrogadas por mais duas semanas", disse à Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança.

Caso esta seja a última quinzena em que este regime se mantém, isso significa que de 14 de junho em diante e até 31 de dezembro regressa o regime que já vigorou no ano passado, em que o teletrabalho é obrigatório "nos concelhos definidos pelo Governo em Resolução de Conselho de Ministros em função da evolução da situação epidemiológica, nos termos do Decreto-Lei 79-A/2020", tal como tinha já esclarecido o Ministério do Trabalho.

18h41 - As comemorações do 10 de Junho em Bruxelas foram canceladas por decisão do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em acordo com o Governo, devido à situação sanitária local, informou hoje a Presidência da República.

18h33 - A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, avisou hoje que, com a matriz de risco da Covid-19 a aproximar-se do amarelo, é preciso que os portugueses reforcem os seus cuidados.

"O mais importante agora é olharmos para a matriz de risco, vermos que nos estamos a aproximar do amarelo e estando-nos a aproximar do amarelo enquanto país temos de reforçar os nossos cuidados", apelou.

O aviso de Mariana Vieira da Silva foi claro: "estando os casos a crescer nestas regiões, ou conseguimos controlar a pandemia ou sabemos que o caminho é sempre de maiores dificuldades", numa referência à situação na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

18h29 - Itália registou 4.147 contágios pelo novo coronavírus e 171 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde italiano, numa altura em que 18,41% da população italiana já tem o processo de imunização completo.

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.205.970 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus. Em termos de óbitos, o número total de mortes atribuídas à Covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, elevou-se para 125.793.

18h27 - Metade dos concelhos da ilha de São Miguel estão em alto risco de transmissão do novo coronavírus, mas o Governo dos Açores decidiu não aplicar as medidas mais restritivas em toda a ilha.

18h26 - O Governo vai apresentar no dia 1 de junho o plano para a recuperação de aprendizagens afetadas pela pandemia, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

18h24 - A Unicef receberá 220 milhões de doses da vacina Sputnik V da Rússia, com o objetivo de imunizar 110 milhões de crianças, anunciou hoje o Fundo de Investimento Direto Russo (FIDR), em comunicado.

18h21 -  Mariana Vieira da Silva remeteu para a reunião de amanhã com os peritos uma eventual alteração da matriz de risco que define os critérios do desconfinamento, reiterando o objetivo do Governo de manter a pandemia de Covid-19 controlada.

"Amanhã há reunião de peritos no Infarmed. O propósito desta reunião é que essa apresentação seja feita a todos. É a partir dessa apresentação que o Governo tomará as suas decisões, exatamente como aconteceu quando aprovámos este plano de desconfinamento", disse Mariana Vieira da Silva, após a reunião do Conselho de Ministros.

18h19 - Espanha registou 5.290 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva para 3.663.176 o total de infetados até agora, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços de saúde também notificaram mais 33 mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 79.888.

A incidência acumulada continua a baixar, passando de 126 (quarta-feira) para 125 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

18h17 - A pandemia de Covid-19 teve um impacto negativo na atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o Conselho de Finanças Públicas, que reportou a quebra de consultas, cirurgias, episódios de urgência, rastreios e acompanhamento de doentes crónicos.

17h44 - O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) vai participar num estudo-piloto da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa o estabelecimento do primeiro controlo internacional para o antigénio do SARS-CoV-2, anunciou hoje a instituição.

17h18 - A secretária de Estado do Turismo afirmou hoje que a vacinação contra a Covid-19 e o cumprimento das regras para prevenir a doença são "dois motivos importantes" para a retoma do turismo no país prosseguir.

Rita Marques salientou que não se pode esquecer que "as regras são para cumprir e são comuns e transversais, quer a portugueses, quer a todos aqueles que visitam" Portugal.

17h14 - O coordenador da task-force para a vacinação contra a Covid-19 defendeu hoje o método de emitir convocatórias acima da capacidade de inoculação para garantir que as faltas não prejudicam a aceleração do processo.

Gouveia e Melo considerou que as pessoas que faltam aos agendamentos para serem vacinadas não comprometem o processo desde que se adotem "estratégias inteligentes" como o que chamou 'overbooking' de vacinas, num paralelo com a prática de vender mais serviços do que os que se é capaz de satisfazer.

"Eu convoco 100 pessoas para o processo de vacinação por SMS e respondem 75 pessoas. Mas eu tinha espaço para 100. Tenho que convocar 130 pessoas, fazer 'overbooking', porque depois aparecem 100 pessoas", indicou.

Gouveia e Melo frisou que "enquanto houver portugueses a quererem ser vacinados, quem não responder não cria problemas".

17h05 - A ministra de Estado e da Presidência deixou um aviso especial à região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), que "continua com níveis de incidência crescentes, e esses níveis de incidência são motivo de preocupação". 

Com efeito, o Governo aprovou "um conjunto de medidas que passam essencialmente pela aceleração dos testes que já estavam previstos, pela realização de testes em pontos específicos onde foram identificados casos, de forma a acelerar os isolamentos e conseguirmos controlar a pandemia". 

16h54 - A nova atualização dos concelhos que seguem com o desconfinamento mostra que os concelhos da Golegã e de Arganil recuam, Montalegre e Odemira mantêm-se na situação em que estavam, e Lamego avança no desconfinamento. 

"Entram em alerta quatro concelhos, continuam em alerta três concelhos, e saem de alerta seis concelhos", anunciou Mariana Vieira da Silva. 

Sendo assim, deixam de estar em alerta os concelhos de Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Oliveira do Hospital, e Santa Comba Dão. E passam a estar numa situação de alerta os concelhos de Lisboa, Chamusca, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra, e mantêm-se os concelhos de Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.

16h48 - Mariana Vieira da Silva fez um ponto sobre a situação epidemiológica no país, tendo considerado que Portugal está "numa zona onde o risco é claramente mais significativo do que era há duas semanas"

A ministra de Estado e da Presidência determinou que é necessário "tomar medidas de precaução", apesar de "continuarmos numa zona de baixa incidência". 

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que prorroga a situação de calamidade até às 23h59 do dia 13 de junho, considerando os dados da incidência. 

16h44 - Já começou o 'briefing' do Governo após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, e no qual serão anunciados os concelhos que vão recuar no desconfinamento. 

16h41 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quinta-feira que foram diagnosticados 3.542 novos contágios por coronavírus. O número de infeções tem vindo a aumentar nos últimos dias em virtude da rápida propagação da variante indiana.

As autoridades de saúde britânicas informaram que morreram mais 10 pessoas no espaço de 24 horas

Em termos globais, o Reino Unido soma 4.473.677 casos de infeção e 127.758 vítimas mortais

16h11 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que "é capital" transmitir às pessoas que têm de continuar a proteger-se porque só se Portugal mantiver a pandemia controlada terá a economia a funcionar.

"Têm de se continuar a proteger por si porque podem apanhar uma nova variante. Têm de se continuar a proteger pelos outros. Têm de se continuar a proteger-se pelo país porque estamos sob vigilância epidemiológica de países que trazem para cá turistas, como é o Reino Unido. Só se mantivermos a situação controlada, mantemos a economia a funcionar. Se tudo se descontrolar a economia volta para trás", disse Miguel Guimarães.

16h08 - O coordenador da task-force para a vacinação contra a Covid-19 em Portugal afirmou hoje que a "comunicação errática" em torno da vacina da AstraZeneca não tem afetado a sua aplicação

"O processo de vacinação tem sido pouco afetado em Portugal por essa comunicação errática à volta da AstraZeneca, que se calhar até tem mais a ver com guerras comerciais, de posicionamento no mundo, do que com a eficácia da vacina", afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo.

16h06 - O governo britânico admitiu hoje que a propagação rápida no Reino Unido da variante do coronavírus descoberta na Índia poderá atrasar os planos de levantar totalmente em junho as restrições para controlar a pandemia de Covid-19. 

O primeiro-ministro, Boris Johnson, admitiu que "pode ser necessário esperar" para além da data prevista de 21 de junho, e o ministro da Saúde, Matt Hancock, também disse que é "muito cedo para dizer" se o plano pode ser aplicado.

15h56 - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) alerta a comunidade médica de que não há evidência que o uso de corticosteroides inalatórios - um fármaco usado, por exemplo, por asmáticos - traga benefícios para pacientes infetados com SARS-CoV-2. Pode, até, haver danos.

Leia Também: AO MINUTO: Nenhum óbito ou internamento novo. 400 alunos em quarentena

Recomendados para si

;
Campo obrigatório