Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lava do vulcão Nyiragongo deixa rasto de destruição e morte no Congo

Pelo menos 37 pessoas morreram e cerca de 5 mil pessoas estão agora desalojadas depois de o vulcão Nyiragongo, um dos mais ativos do mundo, ter entrado em erupção no sábado passado, na República Democrática do Congo.

Notícias ao Minuto

13:21 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Vulcão Nyiragongo

Entre 900 e 2.500 casas foram destruídas pelos fluxos de lava durante a erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RD Congo), disseram esta terça-feira fontes humanitárias. Segundo a mesma fonte, a estimativa é que, "no mínimo, pelo menos 5 mil pessoas estão agora desalojadas".

Na segunda-feira à noite, o coordenador provincial da proteção civil no Kivu Norte, Joseph Makundi, fez um novo balanço, dando conta de 32 mortes, com pelo menos sete pessoas a sucumbir aos fumos tóxicos.

Hoje, a situação era muito tensa em Goma, abalada permanentemente por fortes sismos, e onde a população vive com medo de uma nova erupção.

O vulcão Nyiragongo, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção no sábado, levando milhares de pessoas a fugirem da cidade durante a noite, carregando pertences e gado e dirigindo-se para a cidade de Sake ou para a fronteira com o Ruanda.

A anterior erupção do Nyiragongo, em 2002, levou milhares a abandonarem as suas casas e provocou centenas de mortos.

Leia Também: Erupção de vulcão. Pelo menos 150 crianças separadas e 170 desaparecidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório