Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Casamento dá origem a surto. Brasil atinge 16 milhões de casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Casamento dá origem a surto. Brasil atinge 16 milhões de casos
Notícias ao Minuto

08:08 - 22/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou hoje 523 casos positivos do novo coronavírus e zero mortes, no quinto dia em que não se registam óbitos associados à doença desde abril. O país totaliza 844.811 contágios e 17.017 óbitos. 

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos dias, o número de internamentos - em enfermaria e nos cuidados intensivos - subiu ligeiramente.

Ainda segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), há 21 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos:

00h00 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento ao Minuto que retomaremos logo pela manhã. Já sabe, em caso de sintomas, mantenha-se isolado e contacte a Saúde 24 (808 24 24 24).

23h00 - Brasil reporta mais 76.490 casos de infeção e 1.899 óbitos relacionados com a Covid-19 nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o país lusófono ultrapassa os 16 milhões de casos de infeção desde o início da pandemia e às 448.208 mortes.

21h30 - Este sábado, Portugal administrou mais 80 mil vacinas contra a Covid-19, noticia a TVI citando dados da task-force. 

20h00- O número de pessoas internadas por covid-19 em França nas últimas 24 horas fixou-se em 19.765, abaixo da marca dos 20 mil pela primeira vez desde o final de outubro, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

19h30 - A Madeira registou hoje 18 novos casos de covid-19 e 16 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 265, com sete doentes hospitalizados.

19h00- O Chile registou hoje, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 7.500 novos casos de covid-19, o que representa um aumento de infeções apesar do avanço do processo de vacinação, um dos mais rápidos do mundo.

18h00 - Um casamento com 130 pessoas em Aveiras de Cima, Azambuja, está na origem de um surto ativo de covid-19, tendo sido identificados até ao momento 26 casos positivos, avançou hoje a ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

17h10 -  Itália registou, nas últimas 24 hotas, 4.717 novos casos e 125 mortes relacionadas com a Covid-19. 

17h00 - UE endurece novos contratos de vacinas para evitar atrasos nas entregas. Comissão Europeia vai aproveitar o fim dos primeiros contratos de compra de vacinas contra a Covid-19 para endurecer as condições da segunda ronda de aquisição para cobrir as necessidades de imunização pelo menos até 2023. Depois dos problemas que ocorreram na primeira leva, particularmente com a AstraZeneca. 

16h00 - A Torre Eiffel, em França, vai precisar de uma injeção de capital de "várias dezenas de milhões de euros" para superar a crise provocada pela pandemia de covid-19, adiantou hoje a empresa responsável pela exploração do monumento.

15h32 - França tenta travar surto de variante rara detetada em Bordéus. As autoridades francesas estão a implementar diversas medidas sanitárias para travar em Bordéus, no sudoeste do país, um surto de uma variante "rara" de Covid-19 que poderá ser teoricamente mais contagiosa, mas sem indício de maior risco.

15h31 - Mais de 60 países pedem suspensão de patentes também para tratamentos e equipamentos. Cerca de sessenta países pediram à Organização Mundial do Comércio um levantamento mais amplo de patentes do que apenas às vacinas contra a Covid-19, de modo que inclua as ferramentas médicas necessárias para combater a pandemia. De acordo com Médicos sem Fronteiras (MSF) e a organização não-governamental Knowledge Ecology International (KEI), mais de 60 países apresentaram à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma revisão do seu texto sobre o levantamento das proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a Covid-19 e outras ferramentas médicas, noticiou hoje a agência de notícias France-Presse (AFP).

15h28 - Eventos culturais ao ar livre na Galiza com máximo 10.000 pessoas sentadas. A Junta da Galiza prevê que, no verão, possam realizar-se naquela região espanhola eventos culturais ao ar livre com até 1.000 pessoas em pé, podendo atingir-se os 10.000 participantes sentados em recintos de grande dimensão.

15h25 - Alemanha proíbe viagens do Reino Unido devido às variantes. O Governo alemão voltou a proibir a entrada na Alemanha de viajantes provenientes do Reino Unido, depois de declarar hoje o território britânico como zona de mutação de variantes da Covid-19.

15h12 - Bruxelas espera que turismo ajude Portugal a recuperar "gradualmente". A Comissão Europeia disse hoje esperar que a reabertura do turismo em Portugal permita ajudar à "recuperação gradual" da economia portuguesa, dado este ter sido dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, como outras áreas de contacto.

14h10 - Portugal notifica mais 523 casos e zero mortes pela quinta vez desde abril. A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico deste sábado, que deu conta de 523 diagnósticos positivos do novo coronavírus e zero mortes. Os casos diários têm vindo a descer gradualmente desde março, mantendo-se abaixo dos 600 há, exatamente, 30 dias.

As mortes acompanham a tendência decrescente, estando abaixo das 10 por dia há quase dois meses. 

Portugal acumula 844.811 casos confirmados e 17.017 óbitos desde o início da pandemia. O total de recuperados subiu para 805 mil. Os casos ativos fixam-se em 22.328.

Os internamentos registaram um aumento muito ligeiro. 

14h04 - 70% da população com pelo menos uma dose de vacina a 8 de agosto. O coordenador da 'task force' para a vacinação contra a Covid-19, Gouveia e Melo, disse hoje que, no dia 08 de agosto, 70% da população terá pelo menos uma dose da vacina. "Se tudo correr bem, se as vacinas chegarem, tivermos as vacinas que pensamos ter disponibilizadas, no dia 08 de agosto teremos 70% da população com pelo menos uma dose", afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo, em Leiria, onde foi o orador convidado da sessão solene do Dia do Município.

13h54 - Reino Unido intensifica testes após aumento de contágios. O Reino Unido vai intensificar a partir de hoje os testes à Covid-19 em vários pontos de Londres, após a deteção de um aumento de contágios da nova variante do coronavírus identificada na Índia.

13h48 - "Não é ético obrigar ao consentimento informado para ser vacinado". A Ordem dos Médicos considera que não é eticamente adequado obrigar as pessoas a conceder o consentimento informado para serem vacinadas, como acontece com os menores de 60 anos que optam pela segunda dose da vacina da AstraZeneca. "Na campanha de vacinação em curso não é cientificamente correto, nem eticamente adequado, obrigar as pessoas a conceder expressamente o seu consentimento informado para poderem ser vacinadas, podendo esta exigência ter mesmo um efeito perverso na adesão da população à campanha global", afirma a OM, em comunicado.

13h37 - Açores registaram 24 casos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 24 casos de covid-19, 18 recuperações e sete doentes internados nos hospitais regionais, divulgou hoje a Autoridade de Saúde da Região Autónoma.

12h40 - Pandemia já matou 3,445 milhões de pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou até hoje pelo menos 3.445.582 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 165.709.600 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde que foram anunciados os primeiros casos da doença, no final de 2019, na China.

12h36 - Câmara de Leiria agradece trabalho dos profissionais de saúde. O presidente da Câmara de Leiria agradeceu hoje aos profissionais de saúde que estiveram na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19, considerando não haver palavras que traduzam a gratidão pelo trabalho que fazem.

"Não há palavras que traduzam a nossa gratidão, não há dinheiro que pague a vossa entrega e a vossa generosidade", afirmou Gonçalo Lopes.

11h45 - Países Baixos e Croácia retirados de lista de quarentena obrigatória. O Governo retirou os Países Baixos e a Croácia da lista de países cujos passageiros deverão cumprir isolamento profilático à chegada a Portugal Continental. "Tendo os Países Baixos e a Croácia uma taxa de incidência de COVID-19 já inferior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, os passageiros dos voos originários destes dois países deixam, a partir deste sábado, de ter de cumprir o período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde", indica a Administração Interna, em comunicado.

"Já os passageiros de voos originários da África do Sul, Brasil, Índia, Chipre, Lituânia e Suécia, todos com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, continuam a apenas poder realizar viagens essenciais e têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, o período de isolamento profilático", acrescenta a mesma nota.

11h20 - Bolsonaro "nunca quis vacina", aposta era imunidade de grupo, diz senador. Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da crise sanitária no Brasil indica que o governo federal criticava os confinamentos e as máscaras no início da pandemia porque estava confiante na possibilidade de imunidade de grupo. O senador do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) pelo estado de Alagoas afirmou, em entrevista, que ainda é muito cedo para determinar se Jair Bolsonaro é culpado de crime na gestão da pandemia, sendo necessária mais investigação, mas que tudo aponta para que o governo tenha apostado na hipótese de imunidade de grupo no início da crise sanitária.

11h01 - O SNS relembra:

10h39 - Polícia retira cerca de 4.000 pessoas de 31 espaços públicos de Barcelona. Um total de quase 4.000 pessoas, reunidas em várias concentrações festivas, foram retiradas pela polícia, esta noite, de 31 locais da cidade espanhola de Barcelona, segundo a agência EFE. A operação conjunta da Guardia Urbana e da Polícia da Catalunha pôs fim a diversos 'botellones', encontros nos espaços públicos para beber bebidas alcoólicas.

10h38 - Bruxelas admite "acelerar um pouco" mas não garante aprovar PRR mais rápido. O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse hoje que a Comissão Europeia pode "acelerar um pouco" a análise dos Planos nacionais de Recuperação e Resiliência, mas não garantiu avaliações mais rápidas, dado serem documentos "muito complexos".

10h31 - Timor-Leste regista mais 188 casos de infeção em 24 horas. Timor-Leste registou hoje 188 novas infeções com SARS-CoV-2, a grande maioria em Díli, com o número de casos ativos a passar pela primeira vez a barreira dos 2.500 no país.

8h39 - Alemanha reporta 7 mil contágios numa altura em que Merkel pede cautela. As autoridades de Saúde alemãs reportam, este sábado, mais 7.082 novos casos de infeção, elevando o número total para 3.642.244. Este registo é mais baixo do que o reportado na véspera (8.769), mantendo a tendência de descida no número de infeções que se verifica desde o início da maio. Ainda de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), foram reportados mais 170 óbitos associados à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Já morreram 87.298 pessoas desde o início da crise pandémica.

8h10 - Índia aproxima-se das 300 mil mortes, mas casos continuam a baixar. A Índia está perto das 300.000 mortes por coronavírus, após registar mais de 4.000 óbitos, pelo segundo dia consecutivo, e nas últimas 24 horas foram realizados mais de dois milhões de testes PCR para deteção de SARS-CoV-2.

7h53 - Coronavac tem menor eficácia em pessoas com mais de 80 anos. A eficácia da vacina contra a Covid-19 Coronavac tem menor eficácia a partir dos 70 anos e atinge o patamar mínimo, de 28%, em pessoas com 80 anos ou mais, segundo um estudo divulgado na sexta-feira. Trata-se de um estudo preliminar focado no cenário brasileiro e publicado na plataforma Medrxiv, mas que ainda não foi revisto por outros cientistas, nem aprovado por revistas especializadas.

O estudo apontou que a CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, teve uma eficácia média de 42% contra a covid-19 "no cenário de mundo real", ou seja, em relação à proteção da vacina quando esta é aplicada em massa na população e fora do ambiente controlado de um teste clínico.

7h52 - Consultas de nutrição para grávidas aumentaram na pandemia. A procura por consultas de nutrição para grávidas aumentou na pandemia, pois muitas mães revelaram preocupação sobre obesidade e as consequências nos primeiros 1.100 dias de vida dos bebés, disseram hoje à Lusa nutricionistas.

7h51 - Estado do Maranhão multa Bolsonaro por aglomeração sem máscara. O governo do estado do Maranhão multou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por não usar máscara e provocar uma aglomeração durante um evento realizado na sexta-feira no município de Açailândia.

7h50 - Patentes das vacinas: BE acusa Costa de alinhar com farmacêuticas. O BE acusou hoje o primeiro-ministro de alinhar com as farmacêuticas contra o levantamento das patentes das vacinas da Covid-19 e desafiou o PS a "largar a coligação negativa" que rejeitou uma proposta que defendia esta medida.

7h49 - "Governo português protege os interesses da Alemanha e das farmacêuticas". A eurodeputada bloquista, Marisa Matias, criticou hoje os "seis meses bem tristes" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, acusando o Governo de proteger os interesses das farmacêuticas no caso das patentes das vacinas contra a Covid-19. "As farmacêuticas protegem os seus lucros, a Alemanha e a França protegem as suas farmacêuticas e o Governo português protege os interesses da Alemanha e das farmacêuticas em vez de defender o levantamento das patentes que é o que pode salvar vidas", criticou.

7h48 - Algumas atualizações da situação pandémica nas últimas horas:

  • Estados Unidos registam 688 mortos e 28.622 casos num dia;
  • Argentina com 695 mortos e 35.468 casos "no pior momento da pandemia";
  • China regista dez casos em 24 horas, um deles por contágio local;
  • México regista 176 mortos nas últimas 24 horas.

7h46 - Alemanha classifica a Grã-Bretanha como zona de mutação das variantes. A Alemanha classificou a Grã-Bretanha, com efeito a partir de domingo, como zona de mutação das variantes do novo coronavírus, devido à propagação em território britânico da variante indiana, revelou hoje o instituto de vigilância sanitária Robert Koch.

7h45 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este sábado. Clique aqui para conferir as atualizações de sexta-feira, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: AO MINUTO: Milhão de mortes na América Latina; Lisboa em risco de recuar?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório