Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Centro europeu lança plataforma para acompanhar evolução das variantes

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) lançou hoje uma nova plataforma que acompanha a evolução das variantes do vírus SARS-CoV-2 na União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu (EEE).

Centro europeu lança plataforma para acompanhar evolução das variantes
Notícias ao Minuto

17:34 - 19/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo anunciou a agência europeia, esta nova ferramenta digital fornece uma "visão geral" das variantes do vírus que provoca a covid-19 consideradas de "preocupação" e de "interesse" entre as amostras sequenciadas nos 27 Estados-membros da UE e nos países do Espaço Económico Europeu - Islândia, Liechtenstein e Noruega.

O ECDC acompanha, no conjunto destes países, três níveis de variantes do SARS-CoV-2, classificadas como de preocupação, quando existem dados claros do seu impacto na transmissibilidade e gravidade das infeções, de interesse, quando os dados são ainda preliminares e incertos, e de monitorização, para as variantes presentes num surto, mas que ainda estão a ser analisadas pelo centro.

Os dados que integram esta nova plataforma de consulta são provenientes do Sistema Europeu de Vigilância (TESSy), que congrega os relatórios semanais submetidos ao ECDC pelos países, assim como da base de dados europeia GISAID.

De acordo com o ECDC, desde que foi identificado o vírus SARS-CoV-2, três variantes de preocupação, identificadas pela primeira vez no Reino Unido (B.1.1.7), na África do Sul (B.1.351) e no Brasil (P.1), foram associadas a uma maior transmissibilidade e gravidade da doença covid-19.

O centro adianta ainda que as linhagens do coronavírus B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3, registadas pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020, têm sido cada vez mais detetadas em outros países.

Os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que acompanha a diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2, indicam que Portugal tinha registado nove casos da variante associada à Índia até 12 de maio, mas sem provas de transmissão comunitária.

Além da variante identificada no Reino Unido, responsável por 91,2% dos casos de infeção em Portugal, as autoridades de saúde confirmaram a transmissão comunitária das variantes associadas à África do Sul (88 casos identificados de covid-19) e a Manaus, no Brasil, (114 casos).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.406.803 mortos no mundo, resultantes de mais de 164,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.013 pessoas dos 843.278 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Certificado? Portugal busca acordo; Pedidas medidas para bares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório