Antes da aprovação, na quinta-feira, no Congresso dos Deputados espanhol da Lei de proteção das crianças e adolescentes contra a violência, a campanha contou com a adesão do futebolista Andrés Iniesta, embaixador da ONG, e de atores como Jan Cornet e Elisabet Gelabert.
A organização alertou que atualmente uma em cada duas denúncias de crimes sexuais em Espanha tem um menor como vítima e alerta que, apesar desses números elevados, muitos casos permanecem ainda ocultos pela solidão que os menores sentem ou pelo encobrimento de pessoas e instituições que não detetam ou não denunciam os abusos.
Para alcançar o número máximo de crianças e adolescentes, a ONG lançou também o desafio #NãoMeCaloChallenge na rede social TikTok, onde convida à partilha de vídeos tapando e destapando os olhos, ouvidos e boca, como os três macacos sábios, para enviar a mensagem de "não fechar os olhos", "ouvir" e "não calar" perante as agressões.
"Os menores de idade que sofrem abusos sexuais não costumam contar, ficam com vergonha e isso faz a violência durar anos", alertou a diretora de Políticas e Sensibilização da Infância, Catalina Perazzo.
Leia Também: Braga. PJ detém motorista por abuso de crianças e pornografia de menores