Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Médio Oriente: Cerca de uma centena manifestantes em Teerão apoia Gaza

Mais de uma centena de pessoas concentrou-se hoje no centro de Teerão para demonstrar apoio aos palestinianos numa manifestação em que se gritou "morte a Israel" e onde foram queimadas bandeiras do Estado israelita. 

Médio Oriente: Cerca de uma centena manifestantes em Teerão apoia Gaza
Notícias ao Minuto

13:57 - 18/05/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Na Praça Palestina, homens e mulheres, na maioria jovens conservadores, empunharam cartazes com inscrições como: "A Destruição de Israel está Próxima", fotografias da mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, o terceiro local mais sagrado do Islão e ainda imagens de Qasem Soleiman, comandante da Guarda Revolucionária do Irão, assassinado em 2020 pelos Estados Unidos, no Iraque.

Na manifestação foram vistas bandeiras iranianas, palestinianas e do grupo xiita libanês Hezbollah (Partido de Deus).

As autoridades iranianas condenaram repetidamente os "crimes israelitas" na Faixa de Gaza e reiteraram apoio às milícias palestinianas do Hamas e da Jihad Islâmica.  

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohamed Zarif, criticou hoje os Estados Unidos por não ter viabilizado, pela terceira vez desde a semana passada, a proposta de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que pede o fim da violência entre israelitas e palestinianos.

"Enquanto as munições dos Estados Unidos caem sobre palestinianos inocentes, os Estados Unidas entregam mais 735 milhões de dólares em mísseis a Israel para matar mais crianças e depois bloqueiam a declaração do Conselho de Segurança da ONU", escreveu Zarif na rede social Twitter.

Além da manifestação de apoio à Palestina em Teerão, também se realizaram atos de solidariedade em outras cidades do Irão como em Oom onde a marcha foi organizada em automóveis devido às medidas de restrição provocadas pela pandemia de covid-19.

A guerra entre palestinianos e israelitas já fez 212 mortos em Gaza e pelo menos dez vítimas mortais em território israelita, desde a semana passada.

Leia Também: Médio Oriente: Ataque desde Gaza mata mais duas pessoas no sul de Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório