Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Irão diz estar preparado para restabelecer relações com Arábia Saudita

O chefe da diplomacia do Irão disse hoje que o seu país está pronto para estreitar laços com a Arábia Saudita, acrescentando que espera que as negociações entre os dois países rivais conduzam à estabilidade na região.

Irão diz estar preparado para restabelecer relações com Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

22:58 - 12/05/21 por Lusa

Mundo Irão

A Arábia Saudita e o Irão iniciaram recentemente negociações, mediadas pelo Iraque, para travar a escalada de tensões entre os dois países, agravadas consideravelmente quando Riade retirou os seus diplomatas, em 2016, depois de manifestantes terem atacado a sua embaixada em Teerão e o seu consulado em Mashhad, em retaliação pelo facto de o regime saudita ter executado o proeminente clérigo xiita Nimr al-Nimr.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, comentou as negociações - após uma reunião com o Presidente sírio, Bashar Assad, em Damasco -- dizendo-se preparado para reforçar a aproximação à Arábia Saudita.

Zarif considerou as negociações "importantes e significativas" e disse esperar que as conversas com o regime saudita "deem frutos" e levem a uma melhor cooperação entre os dois países, permitindo paz e estabilidade na região, em particular no Iémen, onde Irão e Arábia Saudita estão em polos opostos do conflito.

"Certamente estamos prontos e sempre estivemos prontos para laços estreitos com a Arábia Saudita", disse Zarif, em declarações aos jornalistas em Damasco, falando em inglês.

Questionado sobre se as negociações entre o Irão e a Arábia Saudita levariam a melhores relações entre Damasco e Riade, Zarif manifestou confiança no espírito de entendimento no mundo árabe.

"Tenho a certeza de que os nossos irmãos sírios sempre acolheram bem a cooperação no mundo árabe. E nós também estamos com esse sentimento", concluiu o chefe da diplomacia iraniana.

Leia Também: Irão enriqueceu urânio com pureza ligeiramente superior ao previsto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório