Papa pede a Netanyahu fim da guerra e proteção de locais de culto

O Papa pediu hoje ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, um cessar-fogo e o fim da guerra em Gaza, bem como a proteção dos locais de culto e dos fiéis.

Papa Leão XIV

© REUTERS

Lusa
18/07/2025 14:12 ‧ há 3 semanas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Leão XIV "renovou o apelo para uma revitalização dos esforços de negociação para alcançar um cessar-fogo e o fim da guerra. Expressou novamente preocupação pela dramática situação humanitária da população em Gaza, cujo preço desolador está a ser pago especialmente por crianças, idosos e doentes", afirmou o Vaticano.

 

O líder da Igreja Católica recebeu um telefonema de Netanyahu na residência de verão, em Castel Gandolfo, "na sequência do ataque militar de ontem [quinta-feira] do exército israelita que atingiu a igreja da Sagrada Família em Gaza, matando três pessoas e ferindo outras, algumas delas gravemente", acrescentou.

Israel ataca única igreja católica em Gaza e fere amigo de Papa Francisco

Israel ataca única igreja católica em Gaza e fere amigo de Papa Francisco

Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas num ataque israelita à paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica na Faixa de Gaza, divulgaram hoje os meios de comunicação.

Lusa | 11:04 - 17/07/2025

O ataque, condenado pela comunidade internacional, ocorreu quando mais de 400 pessoas deslocadas se encontravam no interior da igreja e causou três mortos e 11 feridos, incluindo o pároco Gabriele Romanelli, a quem o anterior papa Francisco telefonava todos os dias.

Leão XIV também reiterou a Netanyahu "a urgência de proteger os locais de culto e, sobretudo, os fiéis e todas as pessoas na Palestina e em Israel".

Na quinta-feira à noite, o primeiro-ministro de Israel lamentou que "uma munição perdida" do exército israelita tenha atingido a igreja e disse que "cada vida inocente perdida é uma tragédia", numa mensagem que só chegou depois de ter falado por telefone com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Antes da conversa com Netanyahu, o Papa tinha apelado para o "fim da morte desnecessária de inocentes", depois do ataque israelita à paróquia e telefonou ao patriarca latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, para "se informar sobre a situação em Gaza" e "o estado do padre Romanelli e de outros feridos no injustificável ataque".

Papa

Papa "profundamente triste" com ataque a igreja católica em Gaza

O Papa Leão XIV afirmou hoje estar "profundamente triste (...) com o ataque militar à Igreja Católica da Sagrada Família em Gaza", que provocou pelo menos quatro mortos e vários feridos, mas sem mencionar Israel ou eventuais responsabilidades.

Lusa | 13:27 - 17/07/2025

Pizzaballa e o patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, entraram esta manhã, em Gaza, com 500 toneladas de ajuda para a população civil.

O Governo italiano pediu a Israel o fim das ações militares e que "garanta plenamente a segurança dos dois enviados".

Esta igreja costuma ser um ponto de abrigo de muitos deslocados devido ao conflito na Faixa de Gaza, iniciado em outubro de 2023.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada pelos ataques liderados pelo Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

A retaliação de Israel já causou mais de 58 mil mortos, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Leia Também: Papa pede fim de um "massacre desnecessário" de inocentes em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas