Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Candidato da CDU à sucessão de Merkel acusado de legitimar antissemitismo

Uma ativista ambiental criticou Armin Laschet por recusar expulsar Hans Georg-Maassen do partido conservador.

Candidato da CDU à sucessão de Merkel acusado de legitimar antissemitismo
Notícias ao Minuto

10:14 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

O candidato que a CDU escolheu para as eleições de setembro na Alemanha, que visam a sucessão de Angela Merkel como chanceler, foi acusado por uma das principais ativistas do país de legitimar o antissemitismo, segundo o The Guardian.

A acusação foi feita este domingo por Luisa Neubauer, rosto do movimento Sextas-feiras pelo Futuro na Alemanha, durante um popular programa no qual Armin Laschet foi o outro convidado.

As críticas de Neubauer devem-se ao facto de Laschet recusar expulsar Hans Georg-Maasen da CDU. Maassen foi o chefe do BfV, o serviço de inteligência alemão, até 2018, altura em que foi forçado a reformar-se mais cedo após ter criticado as políticas de imigração de Merkel e ter feito comentários que pareciam ressoar com as opiniões da extrema-direita.

Maassen vai a votos pela CDU no estado da Turíngia, o que motivou o tom crítico da ativista. Neubauer acusou-o de espalhar conteúdos racistas e antissemitas, e considerou que Laschet está a “legitimar os conteúdos racistas, antissemitas, identitários, assim como de negação da ciência” de Maassen.

Durante o programa, Neubauer pediu a Laschet que analisasse as mensagens e o conteúdo de publicações online do antigo chefe da agência de espionagem alemã. Mas Laschet, que espera manter a CDU no poder sucedendo a Merkel, defendeu Maassen, sublinhando que ele não é antissemita nem escreve textos antissemitas.

“Se ele o fizesse, isso seria uma razão para excluí-lo do partido… Não há nada em que seja mais vigoroso do que com o antissemitismo”, salientou Armin Laschet.

Certo é que as opiniões de Maassen são uma dor de cabeça para a CDU já há algum tempo. Os analistas denotam o seu uso frequente da expressão “globalista”, uma mensagem política antissemita subtil em círculos da extrema-direita.

Leia Também: Confiança na Alemanha melhora para máximo desde início da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório