Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Agricultor moveu pedra para passar trator. Sem querer, aumentou a Bélgica

"Ele aumentou a Bélgica e diminuiu a França, não é boa ideia", indicou um autarca belga, num incidente que provocou risos em ambos os lados da fronteira.

Agricultor moveu pedra para passar trator. Sem querer, aumentou a Bélgica

Um agricultor belga poderia ter causado um pequeno incidente diplomático entre a Bélgica e França depois de, inadvertidamente, ter redesenhado a fronteira entre os dois países - tudo por causa de uma pedra que estava a bloquear a passagem do seu trator. Acontece que a dita pedra era um marcador de fronteira com cerca de 200 anos.

A mudança foi notada por um cidadão local, que reparou que o marco, que sinalizava a fronteira entre a França e a Bélgica na vila belga de Erquelinnes, tinha sido movido 2,29 metros, para dentro de território francês.

Aquilo que poderia ser encarado como um incidente diplomático acabou, porém, por gerar sorrisos dos dois lados da fronteira.

"Ele aumentou a Bélgica e diminuiu a França, não é boa ideia", indicou David Lavaux, autarca de Erquelinnes, à estação francesa TF1, citado pela BBC. "Eu fiquei contente, a minha vila ficou maior. Mas o presidente da câmara de Bousignies-sur-Roc [do lado francês] não concordou", brincou. 

O agricultor, que não foi identificado, poderia enfrentar acusações criminais, uma vez que aumentou a delimitação geográfica da Bélgica, ao mexer uma pedra que marcava a fronteira desde a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo, em 1815. As autoridades belgas, no entanto, garantem que não será necessário, bastando que a pedra seja colocada no local original.

A atual fronteira franco-belga, que 620 quilómetros de extensão, foi estabelecida em 1820, na assinatura do Tratado de Kortrijk. O marcador de pedra está no local desde 1819.

Leia Também: Demitem-se polícias que se riram após partir braço a idosa com demência

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório