Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Alto Representante para a Política Externa da UE defende ajuda ao Chade

O Alto Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou hoje na capital da Mauritânia que é preciso "ajudar o Chade e superar as considerações políticas".

Alto Representante para a Política Externa da UE defende ajuda ao Chade
Notícias ao Minuto

15:09 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Chade

"A estabilidade do Chade é uma peça fundamental para toda a região", disse Borrell, após uma reunião com o seu homólogo mauritano, Ismael Ould Cheikh, referindo-se à crise naquele país após a morte do Presidente Idriss Déby, considerado um aliado chave da UE na luta contra os grupos 'jihadistas' e a emigração.

Josep Borrell acrescentou que a UE e os países do Sahel estão a trabalhar para a estabilidade deste país, que é agora liderado, durante um período transitório de 18 meses, pelo filho do chefe de Estado que morreu, Mahamat Idriss Déby, à frente de um Conselho Militar de Transição.

"O Chade é uma ameaça muito difícil se o país cair numa dinâmica de turbulência", advertiu o líder europeu, que chegou a Nouakchott na quarta-feira e se encontrou com o Presidente mauritano, Mohamed uld Ghazuani.

Além disso, Borrell disse ter expressado na sua reunião com o seu homólogo "a enorme consideração pela estabilidade que a Mauritânia traz para a região".

"A Mauritânia teve um bom desempenho na sua presidência do grupo G5 Sahel (uma coligação militar que inclui também o Chade, Níger, Mali e Burkina Faso) e, por esta razão, quis começar a minha viagem ao Sahel com este país", afirmou Borrell, que descreveu o país como uma "zona de estabilidade".

O responsável pela diplomacia da EU confirmou o apoio de Bruxelas a Nouakchott e elogiou o compromisso do país para com os direitos humanos e a luta contra o terrorismo em toda a região do Sahel.

Borrell viajará para o Chade, onde assistirá ao funeral do Presidente Déby, que morreu na terça-feira enquanto comandava as tropas que combatiam o grupo rebelde Front for Alternatives and Concord no Chade (FACT), no norte do país.

Depois viajará para o Mali, onde se reunirá com o Presidente interino, Bah N'Daw, e outros funcionários.

Leia Também: Oposição no Chade denuncia "golpe de Estado institucional" em curso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório