Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Itália. Faltou ao trabalho durante 15 anos, sem nunca deixar de ser pago

Homem, agora sob investigação, recebia a quantia de 538 euros por mês, apesar de não aparecer no local de trabalho desde 2005.

Itália. Faltou ao trabalho durante 15 anos, sem nunca deixar de ser pago
Notícias ao Minuto

21:50 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Um funcionário público é descrito pela imprensa italiana como "o rei dos gazeteiros" e não, não tem nada a ver com o clássico filme de John Hughes. Acredita-se que o homem, agora com 67 anos de idade, quebrou o recorde do país em faltas consecutivas ao trabalho: 15 anos.

O homem, que trabalhava no hospital Pugliese Ciaccio, na cidade calabresa de Catanzaro, recebia a quantia de 538 euros por mês, apesar de não aparecer no local de trabalho desde 2005.

Agora, enfrenta acusações de abuso de funções, falsificação e extorsão agravada, segundo adianta o La Stampa.

Há mais seis responsáveis da instituição de saúde sob investigação, por se suspeitar de encobrimento do alegado absentismo, um problema comum no setor público italiano.

A investigação das autoridades italianas, denominada 'Part Time', está a reunir elementos probatórios que vão da assiduidade aos registos salariais, incluindo também testemunhos de colegas. Suspeita-se que em 2005, o homem tenha feito ameaças ao diretor do hospital para que parasse de lhe aplicar medidas disciplinares por causa das faltas.

O diretor acabou por se reformar e as faltas do suspeito continuaram, porque o diretor que se sucedeu nunca verificou a sua assiduidade, assim como o departamento de recursos humanos, segundo explicou a polícia.

Há cinco anos que o governo italiano está a endurecer medidas contra o absentismo laboral, depois de uma série de investigações polémicas ao setor público.

Leia Também: Jovem de 17 anos "pode ter mudado o mundo" ao filmar detenção de Floyd

Recomendados para si

;
Campo obrigatório