Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia anuncia expulsão de dois diplomatas búlgaros

A Rússia anunciou hoje a expulsão de dois diplomatas búlgaros em retaliação à expulsão de dois diplomatas russos por Sófia em março, num contexto de espionagem e crescente tensão entre Moscovo e o Ocidente.

Rússia anuncia expulsão de dois diplomatas búlgaros
Notícias ao Minuto

12:51 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Segundo comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, a decisão foi notificada ao embaixador búlgaro em Moscovo.

A medida teve como alvo o primeiro-secretário do serviço consular e ainda o primeiro-secretário encarregado dos assuntos comerciais e económicos da embaixada búlgara em Moscovo.

"Esta medida é uma resposta à decisão infundada do lado búlgaro de declarar 'persona non grata' dois funcionários da embaixada russa em Sófia", acrescentou o Ministério.

Em março, as autoridades búlgaras decidiram expulsar dois diplomatas russos após a descoberta de uma rede de espionagem em benefício de Moscovo, na qual vários suspeitos são funcionários do Ministério da Defesa da Bulgária.

A Bulgária tradicionalmente mantém relações económicas estreitas com a Rússia, mas desde outubro de 2019 vários casos de espionagem geraram tensão entre os dois países.

Cinco diplomatas russos e um assistente técnico da embaixada já haviam sido expulsos da Búlgaria.

A Rússia e o Ocidente aumentaram o número de expulsões de diplomatas, perante uma crescente tensão nas últimas semanas.

Moscovo expulsou dez diplomatas norte-americanos em resposta à expulsão de Washington do mesmo número de diplomatas russos.

Os embaixadores russo e norte-americano também voltaram aos seus respetivos países "para consultas".

Leia Também: Rússia considera "uma provocação" a expulsão de diplomatas russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório