Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

UE reitera "importância de parceria sólida e de longo prazo" com Sahel

A União Europeia (UE) reiterou hoje a "importância" de uma "parceria sólida e de longo prazo" com os países do Sahel, manifestando a vontade de reforçar essa parceria através de "uma estratégia ambiciosa" para a região.

UE reitera "importância de parceria sólida e de longo prazo" com Sahel
Notícias ao Minuto

11:31 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Parceria

"O Conselho aprovou hoje conclusões que reafirmam a importância de uma parceria sólida e de longo prazo entre a UE e o Sahel, e de reforçar essa parceria através de uma estratégia ambiciosa da UE que estabelece o quadro para as suas políticas e ações na região", lê-se num comunicado.

A nota, publicada enquanto decorre a reunião dos ministros de Negócios Estrangeiros da UE, refere que o bloco pretende "intensificar os seus esforços políticos" no Sahel através de uma "estratégia nova, ambiciosa, inclusiva e flexível" que se baseia "num princípio de responsabilidade mútua" entre as autoridades dos países em questão e a UE.

Nesse âmbito, o bloco enfatiza a "importância de um 'salto em frente civil e político'" no Sahel, que se foque "na estabilização a curto prazo" e "nas perspetivas a longo prazo de um desenvolvimento social, ambiental e económico sustentável", que permita ir "além" do "envolvimento militar".

A UE afirma ainda que a "promoção, proteção e cumprimento dos direitos humanos" irão manter-se "no centro" do apoio do bloco ao Sahel, assim como os "esforços na área da governação e do Estado de direito, a anticorrupção e a prestação de serviços públicos a todas as pessoas".

No que se refere ao combate ao terrorismo, o Conselho frisa que a "UE irá continuar a apoiar os parceiros do Sahel na luta contra grupos armados terroristas", e nos "nas reformas do setor de segurança".

Em 2011, a UE adotou uma Estratégia para o Sahel, face à "profunda crise de segurança" que "travou o desenvolvimento" dos países da região, e que, em conjunto com "as alterações climáticas, a pressão demográfica, o acesso a recursos naturais e os riscos epidémicos", ameaçava "apagar os esforços feitos nas últimas décadas".

Desde então, segundo o mesmo comunicado, a UE tem mobilizado "todos os instrumentos à sua disposição, desde ajuda humanitária a forças de segurança", para ajudar as populações do Sahel.

O apoio da UE ao Sahel faz-se sobretudo através do quadro institucional intitulado 'G5 Sahel', que abarca o Burkina Faso, o Chade, o Mali, a Mauritânia e o Níger.

Apesar disso, a Estratégia da UE para o Sahel pretende também "agir num contexto mais vasto de desafios regionais e transfronteiriços", nomeadamente atuando sobre as ligações que existem entre o "Sahel, os Estados costeiros da África Ocidental, o norte de África e a bacia do Lago Chade".

Leia Também: Sahel e África Ocidental com 19,6 milhões de pessoas em crise alimentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório