Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Protestos em Miami pela morte de Daunte e contra violência policial

Cerca de 50 pessoas manifestaram-se no domingo, em Miami, contra a violência policial nos Estados Unidos e pela morte, em 11 de março, do jovem Daunte Wright por uma polícia no estado de Minnesota, durante uma operação de trânsito.

Protestos em Miami pela morte de Daunte e contra violência policial
Notícias ao Minuto

06:06 - 19/04/21 por Lusa

Mundo EUA

Os manifestantes marcharam desde a Freedom Tower, local onde habitualmente decorrem as manifestações na cidade norte-americana, até à sede da polícia do condado de Miami-Dade, noticia a agência EFE.

Os manifestantes, com cartazes do movimento "Black Lives Mater", reclamaram que fossem retirados fundos das agências policiais de todo o país, que, nos últimos dias, voltaram a estar envolvidas em diversas polémicas devido a novos casos de alegado uso excessivo da violência.

A polícia que disparou sobre Daunte Wright, durante uma operação de trânsito no Minnesota, foi detida e vai enfrentar acusações de homicídio do jovem afro-americano de 20 anos.

A agente Kim Potter, que estava no Departamento de Polícia de Brooklin Centre há 26 anos, será acusada de assassínio de segundo grau pela morte de Wright, de acordo com o procurador do condado de Washington, Pete Orput.

O chefe da polícia de Brooklin Centre defendeu a versão de que a agente que disparou sobre Daunte Wright confundiu a sua arma de serviço com um `taser´ (arma que provoca um eletrochoque).

Potter e o chefe de polícia de Brooklyn Center, Tim Gannon, demitiram-se de funções na sequência deste caso, que ocorreu nos subúrbios de Minneapolis, muito perto do local onde outro afro-americano, George Floyd, foi morto no ano passado, provocando uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos.

Após a morte de Daunte Wright, que coincide com a fase final do julgamento do ex-polícia acusado de assassinar George Floyd, foi divulgado um outro vídeo que mostra um agente de Chicago a matar o adolescente latino Adam Toledo, quando o menor estava desarmado e com os braços levantados.

Essa morte, ocorrida em 31 de março, também gerou protestos na cidade de Chicago.

Leia Também: Manifestantes protestam junto à casa de agente que alvejou Daunte Wright

Recomendados para si

;
Campo obrigatório