O grupo de dança '101 Doll Squadron' foi contratado pela Royal Australian Navy para atuar no evento que marcou a apresentação do navio HMAS Supply mas, o que poderia ser uma normal performance, está a ser duramente criticada por diversas razões. Se os Conservadores australianos consideraram o 'twerk' exibido demasiado explícito e "inapropriado", as bailarinas atacam a forma como foram tratadas pelos media.
O vídeo começou a causar polémica após ter sido revelado, na passada quarta-feira, através das redes sociais.
Nas imagens, vê-se o grupo de jovens a atuar junto ao novo navio, com roupas diminutas e uma dança mais 'atrevida' do que o habitualmente esperado para um evento da Marinha australiana.
Os 'ingredientes' para uma boa celeuma online ficaram, assim, reunidos. Conta a BBC que também os tablóides entraram no 'jogo' e espalharam fotos provocadoras das mulheres durante a performance nas suas páginas. A coreografia que apresentaram foi, também, apelidada de "demasiado sexual".
Not cool, @dailytelegraph. pic.twitter.com/NfaIluWqXe
— Michael Rowland (@mjrowland68) April 14, 2021
A senadora Jacqui Lambie, sem partido e veterana das Forças Armadas australianas, chegou a adjetivar o sucedido como "um choque absoluto". "Estar meia-vestida frente a um navio de guerra é, provavelmente, inapropriado", referiu.
Por outro lado, as integrantes da '101 Doll Squadron' - um grupo que se especializou em danças reggae, jazz e hip hop - respondeu às críticas acusando que foi a cobertura dada pelos media que tornou a situação mais dolorosa, em especial a da ABC, que fez uma "edição enganosa".
"Consideramos isto muito assustador e que reflete mais sobre o operador de câmara da ABC e a sua necessidade de sexualizar as mulheres e os seus passos dança para a sua própria gratificação", consideraram.
Veja, na galeria acima, as imagens da performance que gerou a polémica.
Leia Também: Austrália abandona objetivo de vacinar toda a população até final do ano