Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Bruxelas publica material para ajudar professores a combater 'fake news'

A Comissão Europeia publicou hoje material pedagógico, em todas as línguas da União Europeia (UE), para os professores do ensino secundário ajudarem os alunos a identificar e combater a desinformação, nomeadamente no espaço digital.

Bruxelas publica material para ajudar professores a combater 'fake news'

"A Comissão publicou um conjunto de ferramentas educacionais em todas as línguas da UE para professores do ensino secundário ajudarem os seus alunos a identificar e combater a desinformação", anuncia o executivo comunitário em nota de imprensa.

Segundo a instituição, estes recursos educativos visam "sensibilizar para o fenómeno da desinformação, as ameaças que representa, explicando como se proteger contra ela e proporcionando uma oportunidade de explorar a questão com exemplos da vida real".

Estes materiais estão disponíveis no sítio da internet da Comissão Europeia (https://europa.eu/learning-corner/spot-and-fight-disinformation_en) e incluem uma apresentação personalizável e uma brochura explicativa sugerindo planos de aulas e fornecendo recursos adicionais para professores.

"Ensinar os estudantes a explorar as oportunidades e perigos de uma paisagem de informação em constante mudança é um dos desafios para a construção de uma sociedade resiliente", observa Bruxelas na nota.

Esta iniciativa está incluída nos esforços da Comissão Europeia para combater as chamadas 'fake news' no espaço digital, tal como estabelecido no plano de ação sobre a desinformação adotado em 2018 e reforçado pela comunicação de 2020, bem como pelo Plano de Ação para a Democracia Europeia.

"Isto responde a um dos objetivos destes textos de capacitar os jovens cidadãos, aumentar a sua consciência e a sua resiliência da sociedade através da promoção da literacia mediática e da informação, incluindo o pensamento crítico", adianta Bruxelas.

Leia Também: Fake News: Concursos de fundo europeu serão lançados no 2.º semestre

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório