Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia confirma que EUA enviarão navios de guerra para apoiar Ucrânia

Os Estados Unidos enviarão dois navios de guerra para o Mar Negro, para apoiar a Ucrânia face à crescente presença militar russa no leste daquele país, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Turquia confirma que EUA enviarão navios de guerra para apoiar Ucrânia
Notícias ao Minuto

13:35 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Fomos notificados por canais diplomáticos há duas semanas, de acordo com a convenção de Montreux, de que dois navios de guerra americanos vão transitar em direção ao Mar Negro", disse uma fonte da diplomacia turca.

Já hoje, fontes militares norte-americanas citadas pela estação televisiva CNN tinham dito que a Marinha dos EUA estava a ponderar o envio de navios de guerra para o Mar Negro, nas próximas semanas.

A Marinha dos Estados Unidos opera rotineiramente naquele mar, mas o envio de navios de guerra serve para avisar Moscovo de que os Estados Unidos estão a monitorizar de perto os movimentos naquela área, referiram as fontes citadas pela CNN.

Agora, a diplomacia turca confirmou que dois navios dos EUA cruzarão o Estreito do Bósforo separadamente, em 14 e 15 de abril, até chegar ao Mar Negro, regressando em 04 e 05 de maio.

A Convenção de Montreux, de 1936, garante a livre navegação no Estreito de Bósforo, mas os países que não tenham costa no Mar Negro devem anunciar com 15 dias de antecedência a passagem dos seus navios, que não podem permanecer no local por mais de 21 dias.

Na quinta-feira, a Casa Branca admitiu que os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com a crescente presença de tropas russas na fronteira com a Ucrânia e na Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, no início de abril, apoiar a soberania da Ucrânia contra a Rússia, acusada de concentrar as suas tropas na fronteira com este país.

O anúncio da presença de navios de guerra dos EUA no Mar Negro ocorre na véspera da visita de Zelensky à Turquia para se encontrar com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

O Kremlin divulgou que a Rússia movimenta as suas tropas no interior do seu país como achar conveniente, enquanto aconselha Kiev e o Ocidente a não ficarem preocupados.

Leia Também: EUA ponderam enviar navios para apoiar Ucrânia na fronteira com Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório