Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Número de mortos nos confrontos tribais no Sudão aumenta para 56

Pelo menos 56 pessoas morreram na sequência de confrontos tribais, que começaram no sábado em Genena, a capital do Darfur Ocidental, conturbada região do Sudão, segundo um novo balanço das Nações Unidas.

Número de mortos nos confrontos tribais no Sudão aumenta para 56
Notícias ao Minuto

17:34 - 06/04/21 por Lusa

Mundo Sudão

"O número de mortos aumentou para 56 e há novos feridos" nos confrontos que começaram em 03 de abril "entre a tribo Al-Massalit e as tribos árabes", disse o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) em comunicado.

Esta segunda-feira a ONU anunciou que pelo menos 40 pessoas tinham morrido e 60 ficaram feridas nos confrontos tribais que irromperam durante o fim de semana entre árabes e não árabes no Darfur, região ocidental do Sudão.

Segundo o OCHA, a violência opôs os Rizeigat árabes e as tribos Masalit, em Genena, a capital provincial da província ocidental de Darfur, depois de homens armados não identificados terem matado a tiro, no sábado, duas pessoas dos Masalit.

De acordo com o mesmo organismo, duas outras pessoas dos Masalit foram feridas nesse tiroteio e desde então as duas tribos envolveram-se em confrontos.

Adam Regal, porta-voz de uma organização local que ajuda a gerir campos de refugiados em Darfur, disse, na segunda-feira, que um projétil atingiu naquele dia um campo para pessoas deslocadas em Genena, causando um incêndio que atingiu várias casas.

"A situação é muito difícil e grave", disse o responsável.

O comité de médicos sudaneses no Darfur Ocidental, por seu lado, afirmou então que homens armados também abriram fogo sobre uma ambulância no domingo, ferindo três profissionais de saúde.

A ONU indicou que todas as atividades humanitárias foram suspensas à medida que as estradas em redor da parte sul de Genena foram bloqueadas.

Um número desconhecido de pessoas fugiu das suas casas nos bairros de Hay al-Jabal e al-Jamarik em Genena e refugiou-se em mesquitas e edifícios públicos próximos, acrescentou a agência das Nações Unidas.

Também na segunda-feira, o governador do Darfur Ocidental, Mohammed Abdalla al-Duma, afirmou, numa declaração, que os funcionários estavam a tomar "medidas desnecessárias", sem dar mais pormenores.

O último número de mortos, registado na manhã de hoje pela filial local do Comité Central de Médicos, fundado em 2016 para representar a comunidade médica sudanesa, foi de 50 mortos e 132 feridos.

"Apesar da relativa calma na segunda-feira à noite, as equipas médicas continuam a enfrentar grandes dificuldades nos seus movimentos", disse aquela comissão em comunicado.

"A noite foi calma, mas esta manhã ouvimos tiros, que duraram cerca de uma hora, no bairro Hay al-Jabal, no sudoeste da cidade", afirmou Mohamed Abdel Rahmane, um residente de Genena, em declarações por telefone à agência de notícias francesa AFP.

Segundo a ONU, uma central elétrica foi destruída e as autoridades verificaram que as pessoas estavam a fugir "para o vizinho Chade".

Na segunda-feira à noite, as autoridades declararam o estado de emergência e destacaram forças do exército para o Darfur Ocidental.

As operações humanitárias e os voos foram suspensos em Genena, o centro de apoio naquela região, afetando "mais de 700.000 pessoas", de acordo com a ONU.

Em janeiro, duas semanas após o fim da missão conjunta de manutenção da paz ONU-União Africana no Darfur, confrontos semelhantes deixaram mais de 200 mortos, na sua maioria no Darfur Ocidental.

O conflito eclodiu nesta região em 2003, entre forças do regime do ex-Presidente Omar al-Bashir, que foi deposto em abril de 2019 sob pressão popular, e membros de minorias étnicas que se sentiam marginalizados.

O Governo tinha destacado milícias armadas, compostas principalmente por árabes nómadas, acusados, em particular, de levar a cabo uma "limpeza étnica".

A violência deixou cerca de 300.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados, a maioria nos primeiros anos do conflito, segundo a ONU.

O governo de transição no Sudão assinou um acordo de paz em outubro com vários grupos rebeldes, nomeadamente do Darfur. Mas alguns grupos insurgentes da região não o assinaram.

Leia Também: Pelo menos 40 mortos e 60 feridos em confrontos tribais no Darfur

Recomendados para si

;
Campo obrigatório