Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Restaurantes de luxo apanhados com jantares secretos em plena pandemia

O menu chegava a custar 490 euros por pessoa.

Restaurantes de luxo apanhados com jantares secretos em plena pandemia
Notícias ao Minuto

17:14 - 06/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um vídeo amador, feito por um jornalista do canal de televisão M6, deixou França em alvoroço. Nas imagens é possível ver membros da elite de Paris a usufruir de jantares secretos em restaurantes de luxo da capital, em visível desrespeito pelas restrições da Covid-19, implementadas no país.

Na reportagem, que foi para o ar na passada sexta-feira, vê-se o jornalista, disfarçado, a entrar num dos restaurantes em causa. As persianas estão fechadas, mas o profissional é recebido por um 'garçon' de luvas brancas com todos os formalismos dignos deste tipo de espaços.

O jornalista dá o nome de convidado e é informado que “depois de passar a portas, não haverá mais Covid”.

Posteriormente, o empregado de mesa explica que o menu começa nos 160 euros, por pessoa, e pode atingir os 490 se os clientes quiserem usufruir de champanhe e foie gras com trufas e lagostins.

O vídeo mostra ainda um outro jantar, noutro restaurante, num ambiente igualmente de luxo. Veem-se grandes tapeçarias, e quadros de valor. Os convidados trocam beijos, sem qualquer preocupação.

A certa altura, ouve-se um homem a garantir que, só naquela semana, já frequentou dois ou três destes jantares secretos em “restaurantes clandestinos, com alguns ministros”.

Já depois da divulgação da reportagem, devido à sua decoração, o espaço foi identificado como sendo o conhecido ‘Palais Vivienne’, propriedade de Pierre-Jean Chalençon.

Entretanto, o advogado do empresário já veio a público admitir que o entrevistado era o seu cliente, mas que ele estava a “brincar” quando afirmou que tinha jantado com vários ministros do atual governo francês.

Perante estas imagens, a fúria dos franceses foi notória nas redes sociais. Os internautas até criaram a hashtag #OnVeutLesNoms (Nós queremos os nomes, em português) como forma de pedir justiça. 

À CNN, o Ministério Público (MP) revelou que o caso já está a ser investigado, para confirmar se estes jantares violaram as regras sanitárias e determinar “quem foram os organizadores e participantes”.

Já o porta-voz do governo, Gabriel Attal garantiu que os suspeitos “enfrentarão uma punição pesada”.

Recorde-se que os restaurantes em França estão fechados desde o final do ano passado, devido à pandemia da Covid-19. O país enfrenta agora um terceira vaga da pandemia e um novo confinamento.

Na semana passada, o presidente, Emmanuel Macron advertiu que França corre o risco de “perder o controlo” da pandemia.

Leia Também: AO MINUTO: Só 6% totalmente vacinados na UE. Fiscalização reforçada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório