Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Moçambique: Populações dispersas transportadas para Afungi

As populações dispersas em redor de Palma estão a ser transportadas pelas forças moçambicanas para Quitunda, na península de Afungi, disseram à Lusa duas pessoas que deixaram hoje o local.

Moçambique: Populações dispersas transportadas para Afungi
Notícias ao Minuto

21:45 - 03/04/21 por Lusa

Mundo Moçambique/Ataques

Segundo explicaram as duas fontes, que voaram hoje de manhã de Palma para Pemba, a zona de Quitunda e do recinto da petrolífera Total, apenas seis quilómetros a sul da vila atacada de Palma, continuava segura.

População em fuga ou escondida em locais em redor estava a ser transportada para ali por helicóptero e estavam também a ser mobilizadas viaturas para as recolher.

Informação das Nações Unidas citava na sexta-feira dados da petrolífera Total segundo os quais havia 23.000 pessoas refugiadas em Quitunda, junto ao recinto da empresa.

As descrições de quem chega a Pemba apontam para o mesmo cenário: Embora sem quantificar referem que há muitas pessoas na zona com todo o tipo de necessidades básicas, desde logo, alimentação.

Alguns dos deslocados que estão em Quitunda, receando a proximidade com Palma, seguiram a pé em direção a sudoeste tentando alcançar Mueda, um percurso de cerca de 140 quilómetros.

As mesmas fontes relataram que durante a fuga de Palma avistaram barcos da marinha ao largo da península de Afungi, mas sem conseguir dar mais detalhes.

A aeronave do Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas (UNHAS) estacionada em Pemba não operou hoje, pelo segundo dia consecutivo.

O avião chegava a fazer cinco rondas entre Pemba e Afungi para resgatar os casos mais vulneráveis entre deslocados, mas pessoas ligadas à operação disseram à Lusa que a saída completa da Total deixou o serviço sem requisitos técnicos para a realização dos voos.

Apesar das tentativas, a Lusa não obteve esclarecimentos da Total, nem da ONU, nem do Instituto Nacional de Gestão de Desastres de Moçambique sobre a continuação de operações de resgate.

O porta-voz das Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM) remeteu para mais tarde informações sobre a situação das operações militares em Palma.

Leia Também: Moçambique: Numa mesquita do Paquite pede-se mais apoio de Maputo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório