Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vulcão Etna entrou em erupção. Eis as imagens

O vulcão Etna, na Sicília, entrou em erupção pela 17.ª vez desde fevereiro do ano passado.

Notícias ao Minuto

09:06 - 02/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Vulcão

A erupção do vulcão Etna obrigou, esta quinta-feira, ao encerramento momentâneo do espaço aéreo da região e alguns voos foram desviados para o aeroporto de Palermo, na Sicília, no sul de Itália. 

A erupção do Etna formou uma coluna de cinzas de nove quilómetros.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) emitiu um comunicado para a aviação depois de o vulcão Etna entrar em erupção, a décima sétima vez desde que a atividade foi desencadeada no vulcão, em meados de fevereiro passado.

A atividade vulcânica na cratera sudeste, que começou ao amanhecer de quinta-feira, causou pequenas explosões e acabou por formar uma língua de lava que se expandiu em direção à parte do vale do Bove, na ilha da Sicília (sul), além da nuvem de cinzas, conforme pode ver no vídeo da galeria acima e no vídeo abaixo a erupção da noite de 31 para 1.

Os serviços de resgate conseguiram localizar com segurança sete jovens que decidiram ir ao vulcão, atraídos pela erupção, e que se perderam no caminho que liga as duas encostas no momento em que a atividade vulcânica estava em pleno andamento.

Por meio de instruções telefónicas, os jovens foram encaminhados ao refúgio Timparossa, onde aguardaram a chegada dos agentes da Guarda Florestal, que encontraram os adolescentes assustados, mas em bom estado de saúde, segundo os meios de comunicação locais.

O Instituto explicou que esses episódios eruptivos são um fenómeno típico da atividade recente do Etna.

De 1977 até o presente, houve centenas de episódios semelhantes ao atual, incluindo a sequência excecional de entre janeiro e agosto de 2000 e entre 2011 e 2013.

Pode acompanhar aqui a atividade do vulcão em direto. 

Leia Também: Erupção do vulcão Etna encerra espaço aéreo no sul de Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório